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- Como melhorar a preparação física dos alunos do 3º ano vocacional da Academia de Música de Vilar do Paraíso no âmbito da disciplina de Técnica de Dança ClássicaPublication . Pinto, Joana Queirós Moreira Espanha; Amorim, VeraO treino físico em dança, para além do desenvolvimento técnico-académico, constitui-se como um pilar fundamental no contexto da prática da dança, quer para estudantes quer para profissionais. Um bailarino completo e altamente competente no desempenho das suas funções será assim o resultado de um conjunto de fatores que abarcam uma eficaz preparação física aliada a um bom desempenho técnico-artístico, que naturalmente integra a qualidade expressiva e interpretativa. O objetivo principal deste relatório de estágio prende-se com a necessidade de dar a conhecer e implementar, nos alunos do 7ºano de escolaridade que integram o ensino vocacional artístico de dança da Academia de Música de Vilar do Paraíso (AMVP), ferramentas que visam a melhoria da sua preparação física, contribuindo para a sua evolução a nível do desempenho técnico, em contexto das aulas de Técnica de Dança Clássica (TDC). Este objetivo surgiu de uma observação atenta da prática dos alunos, ao longo de dois anos consecutivos, quer em momentos de aula, quer em momentos de avaliação e apresentações ao público, verificando-se fragilidades ao nível de várias componentes do treino físico. A amostra foi constituída por um total de 14 alunos, 12 raparigas e 2 rapazes, com idades compreendidas entre os 12 e os 13 anos. De forma a sustentar teoricamente este relatório, foram recolhidas fontes bibliográficas de vários autores, em relação ao treino em dança e às suas especificidades. Na implementação do treino físico, privilegiou-se toda a dinâmica ligada à utilização de exercícios de barra no solo, por serem específicos para o desenvolvimento de competências, no âmbito da TDC. A metodologia escolhida para a aplicação deste plano de trabalho foi a investigação-ação e os resultados obtidos revelam uma melhoria na preparação física dos alunos, o que se refletiu nas avaliações do seu desempenho técnico e artístico, aumentando a sua motivação e autoestima. Conclui-se então, como pretendemos comprovar, que a introdução de programas de treino na planificação das disciplinas destinadas ao curso de dança da AMVP é pertinente e que estes contribuem para uma melhoria no desempenho e para a respetiva evolução técnica e consequentemente artística dos alunos.