Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 10
  • Publicidade nas redes sociais online
    Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge; Correia, Maria do Rosário
    A potencialidade interactiva da Internet, enquanto nova plataforma de comunicação ou enquanto “new media”, tem tendência a surgir como uma forma de comunicação articulada com um planeamento mais amplo e mais complexo de Comunicação Integrada de Marketing (IMC). A extensão da publicidade para estes novos media tende a acompanhar a evolução e sofisticação que as plataformas tecnológicas e de software potenciam. O conceito de Web 2.0 é utilizado para destacar a mudança de paradigma que permite a produção e partilha de conteúdos por consumidores, fortemente apoiada por uma geração de softwares facilitadores da criação de comunidades (Dionísio, et al. 2009). Com a expansão da Internet, e a recente e dinamização das redes sociais, mudaram-se as formas de entretenimento, de comércio, de comunicação e de socialização (WB, 2008).
  • Tendências da publicidade no mercado automóvel em Portugal
    Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge
    A publicidade a automóveis, que constitui o objecto deste estudo, está inserida num mercado altamente concorrencial, que tal como muitos outros sectores, atravessa um momento de crise mundial, que se reflecte também em Portugal. Assim, a análise psicossocial da publicidade a automóveis tem como objectivos entender o modo como são concebidas as mensagens publicitárias, as encenações, os seus conteúdos, valores e argumentos. No fundo, compreender como este mercado veicula as suas mensagens de modo a persuadir o público-alvo.
  • Estereótipos de género, sexo e violência na publicidade em Portugal
    Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge; Correia, Maria do Rosário
    Identificar e Analisar a presença de cenas de sexo, violência e estereótipos de género na publicidade emitida em Portugal. Pretende-se compreender como a publicidade em Portugal explora as dimensões referidas: Ao nível do sexo Procura-se compreender como a publicidade constrói as suas mensagens fazendo apelo a cenas que de uma forma explícita ou implícita envolvam imagens ou linguagem de carácter sexual. Ao nível da violência Procura-se compreender como a publicidade introduz nos seus conteúdos a agressão ou violência, seja ela física, verbal ou gratuita. Ao nível dos estereótipos de género Procura-se compreender como o homem e a mulher são retratados na publicidade, se é feito apelo a papéis de género diferenciados ou não. Se ao homem se atribuem os papéis sociais, exteriores, de status e se à mulher se atribuem os papéis de dona de casa, mãe e no interior de uma casa. Perceber se para além destas diferenças se o homem ou a mulher são descriminados um em relação ao outro, se um se subordina ao outro ou não.
  • Análise de publicidade em 2002
    Publication . Faísca, José; Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge
    Pretende o presente relatório sintetizar a análise efectuada semanalmente à publicidade veiculada em Portugal entre 1 de Janeiro de 2002 e 4 de Janeiro de 2003, cujo objectivo passou por identificar possíveis infracções ao Código da Publicidade e investigar as tendências discursivas e sociais da publicidade. É de salientar que esta análise, que deveria terminar a 31 de Dezembro de 2002, inclui ainda os quatro primeiros dias do mês de Janeiro, uma vez que, a última semana (de Dezembro) (semana 53) da análise terminou já no mês de Janeiro. Neste período de 53 semanas foi analisada uma multiplicidade de áreas temáticas ao nível da publicidade em geral, bem como, o estudo de outras formas de comunicação comercial, por exemplo a análises das comunicações comerciais inseridas em certos programas de televisão, de forma a verificar da sua conformidade, com o regime legal aplicável. Esta actividade correspondeu ao visionamento de 723,5 horas de televisão, dos operadores em sinal aberto; à audição de 144 horas de rádio; à consulta de 630 títulos de imprensa nacional repetidos muitos deles; a 279 visitas aos portais nacionais mais solicitados pelo público da Internet e à visualização de 223 suportes de publicidade exterior da Grande Lisboa e zonas limítrofes que continham publicidade referente aos temas em análise. Deste modo, e dos 53 temas objecto de análise, foram recolhidas 4143 mensagens publicitárias veiculadas nos mass media, internet, outdoors e 446 folhetos.
  • A presença da mulher na publicidade
    Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge
    O estudo efectuado neste relatório tem como objectivo identificar se a publicidade veiculada em Portugal efectua alguma discriminação por género e como os estereótipos do masculino e do feminino na perspectiva de Bem (1974) eram veiculados por ela. Deste modo, procuraremos perceber qual o papel desempenhado na publicidade por homens e mulheres. As hipóteses de partida passam por equacionar qual é a ideologia dominante na publicidade, de modo a entendermos se esta é, ainda, a da sociedade controlada pelos homens, ou se existe alguma outra lógica subjacente. A investigação resulta de uma pesquisa efectuada à publicidade veiculada por todos os media nacionais em Portugal, televisões em sinal a aberto, rádio, imprensa, Internet e publicidade exterior. De notar, que todas as mensagens recolhidas tinham obrigatoriamente de ter personagens, fossem eles masculinos ou femininos, para se poder identificar os papéis que eles desempenhavam.
  • Estudo anual e análise psicossocial da publicidade em 2003
    Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge
    Pretende o presente relatório sintetizar a análise efectuada semanalmente à publicidade veiculada em Portugal entre 4 de Janeiro 2003 e 2 de Janeiro de 2004, cujo objectivo passou por identificar possíveis infracções ao Código da Publicidade e investigar as tendências discursivas e sociais da publicidade. É de salientar que esta análise, que deveria terminar a 31 de Dezembro de 2003, inclui ainda os dois primeiros dias do mês de Janeiro, uma vez que, a última semana (de Dezembro) (semana 52) da análise terminou já no mês de Janeiro. Neste período de 52 semanas foi analisada uma multiplicidade de áreas temáticas ao nível da publicidade em geral, bem como, o estudo de outras formas de comunicação comercial, por exemplo a análise das comunicações comerciais inseridas em certos programas de televisão, de forma a verificar as conformidades, ou não, em relação aos códigos legais aplicáveis. Esta actividade correspondeu ao visionamento de 533 horas de televisão, dos operadores em sinal aberto; à audição de 178 horas de rádio; à consulta de 669 títulos de imprensa nacional repetidos muitos deles; a 1034 visitas aos portais nacionais mais solicitados pelo público da Internet e à visualização de 220 suportes de publicidade exterior da Grande Lisboa e zonas limítrofes que continham publicidade referente aos temas em análise. Deste modo, e dos 52 temas objecto de análise, foram recolhidas 3610 mensagens publicitárias veiculadas nos mass media, internet, outdoors e 138 folhetos. Foram também visionados 122 programas televisivos, de onde se aferiram 1040 patrocínios televisivos, 146 formas de product placement e 326 auto-promoções. Este trabalho de recolha de informação resultou na constituição de várias bases de dados de mensagens devidamente analisadas e classificadas que permitiram a elaboração deste relatório.
  • Estudo da publicidade ao crédito ao consumo
    Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge
    Este estudo visa precisamente compreender as características e especificidades da publicidade ao crédito ao consumo, tal como esta é elaborada pelas marcas e pelas agências de publicidade. Pretende-se com a análise dos meios, do tipo de publicidade, da focalização da mensagem publicitária, do discurso psicossocial apresentado e do modo como é construído formalmente o anúncio, compreender o tipo de comunicação veiculada nas mensagens comerciais ao crédito ao consumo, de modo a perceber a importância das personagens, valores e estilos de vida que representam esse alvo e que comunicam para ele.
  • Estereótipos de género na publicidade em Portugal
    Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge; Correia, Maria do Rosário
    O principal objectivo deste estudo é identificar e analisar a presença de estereótipos de género na publicidade emitida em Portugal, procurando-se compreender como o homem e a mulher são retratados na publicidade, em que contextos, e que posição ocupam relativamente um ao outro. Pretende-se analisar a publicidade que contenha apenas elementos humanos (não crianças como personagem principal) por forma a compreender como a publicidade explora as dimensões abaixo referidas: Estereótipos de género Procura-se compreender como o homem e a mulher são retratados na publicidade, se é feito apelo a papéis de género diferenciados ou não. Se ao homem se atribuem os papéis sociais, exteriores, de status e se à mulher se atribuem os papéis de dona de casa, mãe e no interior de uma casa. Perceber se para além destas diferenças se o homem ou a mulher são descriminados um em relação ao outro, se um se subordina ao outro ou não.
  • Estudo da publicidade veiculada pelo setor do imobiliário em Portugal
    Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge
    O estudo efectuado neste relatório tem como objectivo compreender quais os conteúdos, os argumentos, os apelos e o modo de concepção da publicidade relativa ao imobiliário e verificar se ela está conforme a legislação publicada, especificamente, o DL 68/2004, de 25 de Março . No fundo, trata-se de um estudo dos elementos que nela foram inseridos para conseguir que seja mais persuasiva, logo mais eficaz cumprindo a legislação propocionando ao consumidor toda a informação que lhe permita tomar a decisão com mais segurança. A investigação resulta de uma pesquisa efectuada à publicidade veiculada pelas empresas promotoras e/ou vendedoras de empreendimentos imobiliários, emitida no primeiro trimestre de 2005 na imprensa nacional, publicidade exterior, internet e nos folhetos que cada empresa disponibiliza. Deste modo, não foram contemplados quaisquer anúncios veiculados por particulares que pretendam vender habitação própria, ou de imobiliárias, quando funcionassem como intermediárias deste mesmo negócio, mas apenas as empresas promotoras e/ou vendedoras de empreendimentos imobiliários, como referimos.
  • A publicidade em Portugal: monitorização e análise: 2003
    Publication . Faísca, José; Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge
    Pretende o presente relatório sintetizar a análise efectuada semanalmente à publicidade veiculada em Portugal entre 4 de Janeiro de 2003 e 2 de Janeiro de 2004, cujo objectivo passou por identificar possíveis infracções ao Código da Publicidade e investigar as tendências discursivas e sociais da publicidade. É de salientar que esta análise, que deveria terminar a 31 de Dezembro de 2003, inclui ainda os dois primeiros dias do mês de Janeiro, uma vez que, a última semana (Dezembro-semana 52) da análise terminou já no mês de Janeiro. Neste período de 52 semanas foi analisada uma multiplicidade de áreas temáticas ao nível da publicidade em geral, bem como, o estudo de outras formas de comunicação comercial, por exemplo a análises das comunicações comerciais inseridas em certos programas de televisão, de forma a verificar da conformidade com a legislação aplicável. Esta actividade correspondeu ao visionamento de 533 horas de televisão, dos operadores em sinal aberto; à audição de 178 horas de rádio; à consulta de 669 títulos de imprensa nacional, repetidos muitos deles; a 1034 visitas aos portais nacionais mais solicitados pelo público da Internet e à visualização de 220 suportes de publicidade exterior da Grande Lisboa e zonas limítrofes que continham publicidade referente aos temas em análise. Deste modo dos 52 temas objecto de análise, foram recolhidas 3610 mensagens publicitárias veiculadas nos mass media, internet, outdoors e 138 folhetos. Foram também visionados 122 programas televisivos, de onde se aferiram 1040 patrocínios televisivos, 146 formas de product placement e 326 auto-promoções.