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A presença da mulher na publicidade

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Abstract(s)

O estudo efectuado neste relatório tem como objectivo identificar se a publicidade veiculada em Portugal efectua alguma discriminação por género e como os estereótipos do masculino e do feminino na perspectiva de Bem (1974) eram veiculados por ela. Deste modo, procuraremos perceber qual o papel desempenhado na publicidade por homens e mulheres. As hipóteses de partida passam por equacionar qual é a ideologia dominante na publicidade, de modo a entendermos se esta é, ainda, a da sociedade controlada pelos homens, ou se existe alguma outra lógica subjacente. A investigação resulta de uma pesquisa efectuada à publicidade veiculada por todos os media nacionais em Portugal, televisões em sinal a aberto, rádio, imprensa, Internet e publicidade exterior. De notar, que todas as mensagens recolhidas tinham obrigatoriamente de ter personagens, fossem eles masculinos ou femininos, para se poder identificar os papéis que eles desempenhavam.

Description

Keywords

Imagem da mulher Publicidade Análise psicossocial Personagens na publicidade Discurso publicitário Valores sociais Estilos de vida Análise cromática Mensagem publicitária Anúncio publicitário Produto publicitário

Citation

Pereira, F. & Veríssimo, J. (2005). A presença da mulher na publicidade. Observatório da Publicidade.

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Observatório da Publicidade