Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
144.97 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Pretende o presente relatório sintetizar a análise efectuada semanalmente à publicidade veiculada em Portugal entre 4 de Janeiro de 2003 e 2 de Janeiro de 2004, cujo objectivo passou por identificar possíveis infracções ao Código da Publicidade e investigar as tendências discursivas e sociais da publicidade. É de salientar que esta análise, que deveria terminar a 31 de Dezembro de 2003, inclui ainda os dois primeiros dias do mês de Janeiro, uma vez que, a última semana (Dezembro-semana 52) da análise terminou já no mês de Janeiro. Neste período de 52 semanas foi analisada uma multiplicidade de áreas temáticas ao nível da publicidade em geral, bem como, o estudo de outras formas de comunicação comercial, por exemplo a análises das comunicações comerciais inseridas em certos programas de televisão, de forma a verificar da conformidade com a legislação aplicável. Esta actividade correspondeu ao visionamento de 533 horas de televisão, dos operadores em sinal aberto; à audição de 178 horas de rádio; à consulta de 669 títulos de imprensa nacional, repetidos muitos deles; a 1034 visitas aos portais nacionais mais solicitados pelo público da Internet e à visualização de 220 suportes de publicidade exterior da Grande Lisboa e zonas limítrofes que continham publicidade referente aos temas em análise. Deste modo dos 52 temas objecto de análise, foram recolhidas 3610 mensagens publicitárias veiculadas nos mass media, internet, outdoors e 138 folhetos. Foram também visionados 122 programas televisivos, de onde se aferiram 1040 patrocínios televisivos, 146 formas de product placement e 326 auto-promoções.
Description
Keywords
Publicidade Discurso publicitário Análise publicitária Meios de publicidade Análise psicossocial
Citation
Faísca, J., Pereira, F.C., & Veríssimo, J. (2004). A publicidade em Portugal: Monitorização e análise: 2003. Lisboa: Observatório da Publicidade.