Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Estereótipos de género, sexo e violência na publicidade em Portugal

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Identificar e Analisar a presença de cenas de sexo, violência e estereótipos de género na publicidade emitida em Portugal. Pretende-se compreender como a publicidade em Portugal explora as dimensões referidas: Ao nível do sexo Procura-se compreender como a publicidade constrói as suas mensagens fazendo apelo a cenas que de uma forma explícita ou implícita envolvam imagens ou linguagem de carácter sexual. Ao nível da violência Procura-se compreender como a publicidade introduz nos seus conteúdos a agressão ou violência, seja ela física, verbal ou gratuita. Ao nível dos estereótipos de género Procura-se compreender como o homem e a mulher são retratados na publicidade, se é feito apelo a papéis de género diferenciados ou não. Se ao homem se atribuem os papéis sociais, exteriores, de status e se à mulher se atribuem os papéis de dona de casa, mãe e no interior de uma casa. Perceber se para além destas diferenças se o homem ou a mulher são descriminados um em relação ao outro, se um se subordina ao outro ou não.

Description

Keywords

Estereótipos de género Sexo na publicidade Violência na publicidade Análise psicossocial Personagens na publicidade Discurso publicitário Valores sociais Estilos de vida Análise cromática Mensagem publicitária Produto publicitário Anúncio publicitário

Citation

Pereira, F., Veríssimo, J. & Correia, R. (2008). Estereótipos de género, sexo e violência na publicidade em Portugal. Observatório da Publicidade.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Observatório da Publicidade