Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Análise de publicidade em 2002

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
LIVRO-Analise publicidade 2002.pdf179.4 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Pretende o presente relatório sintetizar a análise efectuada semanalmente à publicidade veiculada em Portugal entre 1 de Janeiro de 2002 e 4 de Janeiro de 2003, cujo objectivo passou por identificar possíveis infracções ao Código da Publicidade e investigar as tendências discursivas e sociais da publicidade. É de salientar que esta análise, que deveria terminar a 31 de Dezembro de 2002, inclui ainda os quatro primeiros dias do mês de Janeiro, uma vez que, a última semana (de Dezembro) (semana 53) da análise terminou já no mês de Janeiro. Neste período de 53 semanas foi analisada uma multiplicidade de áreas temáticas ao nível da publicidade em geral, bem como, o estudo de outras formas de comunicação comercial, por exemplo a análises das comunicações comerciais inseridas em certos programas de televisão, de forma a verificar da sua conformidade, com o regime legal aplicável. Esta actividade correspondeu ao visionamento de 723,5 horas de televisão, dos operadores em sinal aberto; à audição de 144 horas de rádio; à consulta de 630 títulos de imprensa nacional repetidos muitos deles; a 279 visitas aos portais nacionais mais solicitados pelo público da Internet e à visualização de 223 suportes de publicidade exterior da Grande Lisboa e zonas limítrofes que continham publicidade referente aos temas em análise. Deste modo, e dos 53 temas objecto de análise, foram recolhidas 4143 mensagens publicitárias veiculadas nos mass media, internet, outdoors e 446 folhetos.

Description

Keywords

Publicidade Discurso publicitário Análise publicitária Meios de publicidade Análise psicossocial

Citation

Faísca, J., Pereira, F.C., & Veríssimo, J. (2004). Análise de publicidade em 2002. Lisboa: Observatório da Publicidade.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Observatório da Publicidade

Collections