Browsing by Issue Date, starting with "2004"
Now showing 1 - 10 of 90
Results Per Page
Sort Options
- On independent component analysis applied to unmixing hyperspectral dataPublication . Nascimento, Jose; Bioucas-Dias, José M.One of the most challenging task underlying many hyperspectral imagery applications is the spectral unmixing, which decomposes a mixed pixel into a collection of reectance spectra, called endmember signatures, and their corresponding fractional abundances. Independent Component Analysis (ICA) have recently been proposed as a tool to unmix hyperspectral data. The basic goal of ICA is to nd a linear transformation to recover independent sources (abundance fractions) given only sensor observations that are unknown linear mixtures of the unobserved independent sources. In hyperspectral imagery the sum of abundance fractions associated to each pixel is constant due to physical constraints in the data acquisition process. Thus, sources cannot be independent. This paper address hyperspectral data source dependence and its impact on ICA performance. The study consider simulated and real data. In simulated scenarios hyperspectral observations are described by a generative model that takes into account the degradation mechanisms normally found in hyperspectral applications. We conclude that ICA does not unmix correctly all sources. This conclusion is based on the a study of the mutual information. Nevertheless, some sources might be well separated mainly if the number of sources is large and the signal-to-noise ratio (SNR) is high.
- Análise de publicidade em 2002Publication . Faísca, José; Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, JorgePretende o presente relatório sintetizar a análise efectuada semanalmente à publicidade veiculada em Portugal entre 1 de Janeiro de 2002 e 4 de Janeiro de 2003, cujo objectivo passou por identificar possíveis infracções ao Código da Publicidade e investigar as tendências discursivas e sociais da publicidade. É de salientar que esta análise, que deveria terminar a 31 de Dezembro de 2002, inclui ainda os quatro primeiros dias do mês de Janeiro, uma vez que, a última semana (de Dezembro) (semana 53) da análise terminou já no mês de Janeiro. Neste período de 53 semanas foi analisada uma multiplicidade de áreas temáticas ao nível da publicidade em geral, bem como, o estudo de outras formas de comunicação comercial, por exemplo a análises das comunicações comerciais inseridas em certos programas de televisão, de forma a verificar da sua conformidade, com o regime legal aplicável. Esta actividade correspondeu ao visionamento de 723,5 horas de televisão, dos operadores em sinal aberto; à audição de 144 horas de rádio; à consulta de 630 títulos de imprensa nacional repetidos muitos deles; a 279 visitas aos portais nacionais mais solicitados pelo público da Internet e à visualização de 223 suportes de publicidade exterior da Grande Lisboa e zonas limítrofes que continham publicidade referente aos temas em análise. Deste modo, e dos 53 temas objecto de análise, foram recolhidas 4143 mensagens publicitárias veiculadas nos mass media, internet, outdoors e 446 folhetos.
- A luta contra o cancro em Portugal: análise do processo de institucionalização do Instituto Português de OncologiaPublication . Raposo, Hélder AntónioEste artigo resulta de um trabalho de investigação realizado no âmbito da tese de licenciatura em Sociologia1, e nele se pretende dar conta dos resultados empíricos sobre o processo de institucionalização do Instituto Português de Oncologia (IPO). Através de um exercício de enquadramento histórico-sociológico sobre a emergência do cancro como uma doença socialmente representada como o mal absoluto, e tendo como uma das principais plataformas teóricas o construtivismo fenomenológico, procurar-se-á compreender de que modo o cancro se cristalizou como um dos mais graves problemas de Saúde Pública das sociedades contemporâneas, analisando para o efeito o caso concreto de Portugal, através da análise do processo de institucionalização do IPO, ocorrido, tal como em outros contextos, no dealbar do século XX.
- Fast unsupervised extraction of endmembers spectra from hyperspectral dataPublication . Nascimento, Jose; Bioucas-Dias, José M.Linear unmixing decomposes an hyperspectral image into a collection of re ectance spectra, called endmember signatures, and a set corresponding abundance fractions from the respective spatial coverage. This paper introduces vertex component analysis, an unsupervised algorithm to unmix linear mixtures of hyperpsectral data. VCA exploits the fact that endmembers occupy vertices of a simplex, and assumes the presence of pure pixels in data. VCA performance is illustrated using simulated and real data. VCA competes with state-of-the-art methods with much lower computational complexity.
- Spill-over: um novo quadro estratégico para a política da língua portuguesa no mundoPublication . Stock, Maria José; Montargil, FilipeNeste texto apresenta-se uma síntese de vários elementos relacionados com as políticas de promoção e divulgação da língua, quer no plano dos suportes teóricos, quer no plano da aplicação efectiva às acções de promoção e divulgação da Língua Portuguesa no mundo. No primeiro ponto desenvolvem-se alguns elementos teóricos estruturantes da nossa reflexão. Apresentam-se, subsequentemente, os organismos existentes em Portugal e os recursos concretos que possibilitam a concretização da política cultural externa, dando particular destaque à caracterização das principais estruturas e atribuições de um protagonista privilegiado na promoção e difusão da Língua Portuguesa no estrangeiro – o Instituto Camões – a par da identificação dos outros agentes os quais, de acordo com a orgânica do XV Governo Constitucional, partilham atribuições desejavelmente concertadas e articuladas neste domínio, dele recebem influência ou sobre ele exercem impactos. São abordados, ainda neste ponto, os moldes como a cooperação na promoção e difusão da Língua Portuguesa tem sido realizada, até ao momento, no plano unilateral e bilateral, apontando-se as fragilidades e as potencialidades dessas fórmulas. Finalmente, são articulados os argumentos e o modelo teórico com as possibilidades práticas de actuação, no plano multilateral, via CPLP, projectando as acções de promoção e difusão da Língua Portuguesa no futuro, no quadro da política cultural externa, de acordo com os pressupostos, os objectivos e os argumentos apresentados.
- Publicidade e consumoPublication . Verissimo, Jorge; Pereira, Francisco José CostaA noção de consumo de massas está directamente relacionada com o desenvolvimento industrial, que introduziu na sociedade uma nova era: a da modernidade. Com a emergência da sociedade moderna, desenvolveu-se um conjunto de relações sociais ligadas à industrialização e que a levaram a separar-se das sociedades tradicionais que se encontravam vinculadas à agricultura (Giddens, 1998). A modernidade veio introduzir mudanças relevantes nos domínios intelectuais, económicos, sociais e políticos, entrando em ruptura com uma sociedade agrícola em que dominava uma estrutura piramidal marcada pelos valores materiais do controlo da terra. Estas mutações deram origem à sociedade industrial e a sociedade de massas, marcada pelo controlo da indústria (Tofler, 1984).
- KrP laser CVD of chromium oxide by photodissociation of Cr(CO)(6)Publication . Sousa, P. M.; Silvestre, António Jorge; Popovici, N.; Parames, M. L.; Conde, O.This work reports on the synthesis of chromium oxide thin films prepared by photodissociation of Cr(CO)(6) in an oxidizing atmosphere, using a pulsed UV laser (KrF, lambda = 248 nm). The experimental conditions, which should enable the synthesis of CrO2, are discussed and results on the deposition of CrxOy films on Al2O3 (0001) substrates are presented.
- Dominar o aleatório? Risco e incerteza no pensamento moderno: o caso da biomedicina na era da genéticaPublication . Raposo, Hélder AntónioA constatação relativa às importantes transformações que têm vindo a ocorrer na biomedicina, em virtude dos inúmeros avanços em áreas como a genética e a biologia molecular, fornecem-nos elementos de análise bastante relevantes para a compreensão das reconfigurações que a tecnociência tem imprimido nas ciências da vida. Tomando esta evidência como ponto de partida, pretende-se com este trabalho desenvolver uma abordagem ancorada numa reflexão acerca do modo como as noções de Risco e de Incerteza são equacionadas pela ciência moderna. O questionamento crítico destas noções permitir-nos-á, assim, analisar dois aspectos fundamentais. Por um lado, o modo como o pensamento moderno se posiciona teórica e epistemologicamente face aos paradoxos e complexas margens de indeterminação que sempre decorrem da actividade técnico-científica, e por outro, analisar quais as finalidades que subjazem à vontade da ciência e da técnica em controlarem a realidade nas suas múltiplas e variadas dimensões.
- Sentidos (com)sentidos: projeto criativo concetualPublication . Pina, Helena FigueiredoSentidos(con)sentidos resulta de um desafio de escrita criativa que se materializou em um objeto autoral criativo de acrílico sobre tela. Não possui pretensões artísticas, nem requisitos de mestria técnica. É apenas um exercício experimental para transmitir ideias e conceitos. Afinal, quem lança um desafio também deve estar predisposto a cumpri-lo. Em 2004, os estudantes do 4º Ano do ramo de Publicidade, do Curso de Licenciatura em Publicidade e Marketing da ESCS-IPL, foram instigados a sair da sua zona de conforto, rompendo com hábitos e rotinas instalados e a encarar a escrita criativa de uma forma mais abrangente. Aceitaram o repto e envolveram-se no processo colaborativo de uma experiência diferente, tendo cada grupo uma palavra-conceito em comum e cada elemento a nuance de uma dada emoção. Com o apoio da Direção da ESCS, a sala de aula mudou-se para o átrio do piso -1, transformado em ateliê improvisado, com cavaletes, telas e tintas. Uma experiência imersiva no meio do bulício da vida académica que acontece em seu redor. A primeira etapa foi a transmissão das ideias através da imagem, numa tela de 70x50 cm. Na segunda etapa, cada grupo reuniu em redor das imagens produzidas pelos seus elementos e em conjunto escreveram um texto criativo inspirado nessas imagens. Alguns docentes que passaram pelo cenário deste ateliê temporário, juntaram-se à experiência e arregaçaram as mangas para representar a sua área científica. O entusiasmo gerado por todos, levou à organização da exposição “Pincelas de Sentido” e à produção de uma reportagem (Programa Nº 13) para o recém-criado E2, o programa de televisão semanal feito por alunos da Escola Superior de Comunicação Social, um projeto pedagógico extracurricular, emitido na RTP2.
- O SMS da Câmara: Mudança do paradigma de comunicação com o MunícipePublication . Montargil, Filipe; Carracha, Cláudia; Vieira, João FanhaÉ apresentado, neste texto, um modelo teórico de tomada de decisão e de intervenção política. Este modelo foi objecto de debate com a Câmara Municipal do Entroncamento, de forma a identificar as prioridades de intervenção. Foi definido, na sequência dessas reuniões, que a vertente comunicacional seria prioritária, no trabalho a desenvolver. Pretendia-se, desta forma, recolher informação que permitisse planear, conduzir e avaliar a comunicação das intervenções realizadas na autarquia. Foram realizados, com este objectivo, um conjunto de estudos qualitativos, em Janeiro de 2003. O resultado desses estudos indicava as mensagens SMS como uma das formas privilegiadas de comunicação autárquica, de acordo com uma perspectiva de planeamento racional de meios.