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Abstract(s)
O principal objectivo deste estudo é identificar e analisar a presença de estereótipos de género na publicidade emitida em Portugal, procurando-se compreender como o homem e a mulher são retratados na publicidade, em que contextos, e que posição ocupam relativamente um ao outro. Pretende-se analisar a publicidade que contenha apenas elementos humanos (não crianças como personagem principal) por forma a compreender como a publicidade explora as dimensões abaixo referidas: Estereótipos de género Procura-se compreender como o homem e a mulher são retratados na publicidade, se é feito apelo a papéis de género diferenciados ou não. Se ao homem se atribuem os papéis sociais, exteriores, de status e se à mulher se atribuem os papéis de dona de casa, mãe e no interior de uma casa. Perceber se para além destas diferenças se o homem ou a mulher são descriminados um em relação ao outro, se um se subordina ao outro ou não.
Description
Keywords
Estereótipos de género Publicidade Portugal Personagens na publicidade Valores sociais Estilos de vida Discurso publicitário Mensagem publicitária Análise psicossocial Análise cromática Produto publicitário Anúncio publicitário
Citation
Pereira, F., Veríssimo, J. & Correia, R. (2010). Estereótipos de género na publicidade em Portugal. Observatório da Publicidade.