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  • Stratégies et pratiques construites par les étudiants d’animation socioculturelle pour la promotion de la participation de la population âgée
    Publication . Gama, Ana; Simões, Ana; Teodoro, Ana
    Pour nombreuses personnes âgées leur participation à la société est de plus en plus moins évidente et moins réussite pendant la vieillesse. Aux animateurs socioculturels, qui interviennent auprès de cette population, se pose le défi de contribuer pour maintenir et promouvoir la participation des personnes âgées aux activités, aux projets et dans la société. Dans ce texte, on analyse les stratégies et les pratiques que des étudiants de licence en animation socioculturelle rapportent, sur la promotion de la participation auprès de la population âgée. Les mémoires de stage élaborés par 22 étudiants ont été analysés; quelques étudiants ont aussi répondu à un questionnaire ou à un entretien. Les données recueillies permettent d’identifier 11 stratégies de promotion de la participation des personnes âgées ainsi que d’en classer les types de participation décrits. Ces données permettent aussi une discussion autour des représentations de la participation au sein de l’animation sociale et socioculturelle.
  • Participação dos idosos: percursos construídos por finalistas da licenciatura em animação sociocultural
    Publication . Gama, Ana; Teodoro, Ana; Simões, Ana
    A Animação Sociocultural com a população idosa deve corresponder a uma intervenção socioeducativa centrada em três dimensões: a intelectual, a biológica e a psicológica. É desejável que estas dimensões sejam trabalhadas em articulação umas com as outras, já que são importantes no bem-estar integral de qualquer pessoa. É perante esta conceção de intervenção que o animador sociocultural deverá assumir um papel importante no trabalho com a população idosa, a partir de uma perspetiva de envelhecimento ativo. Neste sentido, é necessário que consiga fomentar e dinamizar atividades de animação que promovam a participação dos idosos e os transformem em protagonistas do seu próprio desenvolvimento. O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as estratégias de participação desenvolvidas em estágios curriculares com idosos pelos estudantes de 3.º ano da Licenciatura em Animação Sociocultural. Privilegia-se a metodologia qualitativa, tendo sido realizada uma análise documental aos relatórios finais de estágio e entrevistas semiestruturadas. A análise realizada revela a utilização de diferentes estratégias de promoção da participação, nomeadamente: as que foram desenvolvidas nas atividades em que os idosos eram o público-alvo; e aquelas que visaram a participação dos idosos como recursos humanos em atividades dinamizadas com crianças.
  • Violência no namoro na Escola Superior de Educação de Lisboa: quando o género influencia
    Publication . Gama, Ana; Veríssimo, Ana; Tomás, Catarina
    A visibilidade social, académica, mediática e o esforço político e legislativo para regular e prevenir o fenómeno da violência nas suas múltiplas facetas (género, sexual, namoro, etc.) são atualmente uma realidade. A violência continua, ainda, a ser um fenómeno complexo atravessado por discursos e processos difusos que potenciam a sua invisibilidade, inclusive no ensino superior. O estudo é de natureza mista e pretende caracterizar a violência no namoro, aferir a prevalência dos diferentes tipos de abuso e analisar as estratégias de resolução de conflitos. A amostra é constituída por 371 estudantes da Escola Superior de Educação de Lisboa, sendo 324 do sexo feminino e 47 do sexo masculino, com uma média de idades de 21,5 anos. Os dados apontam para a presença de violência no namoro, sendo que o tipo de abuso sofrido com maior prevalência é o emocional ou verbal, e são as raparigas que o perpetram mais do que os rapazes.
  • O que, como e onde se investiga sobre os TEIP (1998-2012). Análise da produção científica em Portugal
    Publication . Gama, Ana; Tomás, Catarina
    Neste artigo pretende-se apresentar o resultado do trabalho de mapeamento e análise dos saberes produzidos pela investigação académica sobre os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). A partir da constatação de que é no nível das teses de mestrado que se situa a maioria da investigação realizada em Portugal, centramos a análise da produção científica produzida sobre este Programa nas instituições de ensino superior públicas e privadas entre 1998 e 2012. A análise realiza-se a partir das seguintes dimensões de análise: (i) a localização e o campo disciplinar onde estão ancoradas; (ii) as áreas de incidência da pesquisa; (iii) a metodologia utilizada; e, (iv) as principais tendências da incidência da análise do Programa. Através do levantamento e identificação das teses de mestrado produzidas sobre a temática em análise, foram identificados um conjunto de trabalhos. De seguida, optou-se por selecionar as teses desenvolvidas no âmbito de mestrados académicos e as que se centram nos TEIP, enquanto objeto de estudo. A partir de uma abordagem qualitativa, fez-se a categorização e análise das 23 teses identificadas de acordo com os critérios definidos. Ganha visibilidade o diminuto número de teses produzidas sobre os TEIP, a manifesta tendência para a metropolização do Programa, mas também que igual tendência expressa a mesma realidade, quando analisamos quais são as instituições onde se produz conhecimento sobre os TEIP. A área da Administração Educacional ou Escolar é a grande produtora de teses, registando-se um claro predomínio pelos temas agrupados em torno da Avaliação do Programa.
  • Cultura de (não) participação das crianças em contexto escolar
    Publication . Tomás, Catarina; Gama, Ana
    A análise da participação das crianças e suas articulações com as instituições para a infância, especialmente a escola, é actualmente um dos temas mais expressivos nos estudos educacionais e sociológicos da infância (Sarmento, 2005). Pese embora a sua complexidade, torna-se cada vez mais urgente e necessário ouvir as crianças relativamente à sua acção e agência no espaço social onde passam mais tempo: a escola. Esta urgência advém da mudança de uma perspectiva paradigmática que considerava as crianças como objectos de intervenção, sem acção política, para uma perspectiva paradigmática que considera as crianças como actores sociais com direitos, nomeadamente os que estão consagrados na Convenção dos Direitos da Criança (1989), nomeadamente o artigo 12 (direito de expressão), o artigo 13 (direito de informar e ser informado) e o artigo 15 (direito de associação). Este texto apresenta um trabalho de investigação com carácter exploratório desenvolvido em seis agrupamentos de Escolas da área metropolitana de Lisboa, alguns dos quais com programa TEIP, e tem como objectivo central fazer algumas reflexões, ainda que provisórias, sobre a (não) participação das crianças em contexto escolar. Para o efeito, analisamos os discursos de vários actores: crianças, directores, professores, assistentes operacionais, associação de pais, animadores e mediadores socioculturais, sobre a participação das crianças: concepções, representações e acções. O trabalho empírico foi desenvolvido em contexto escolar, de forma a contribuir para a desconstrução da ideia de que "as escolas são os mundos dos professores nos quais as crianças são hóspedes temporários" (Cullingford, 1991 cit in Wyness, 1999, p.356).
  • A ASC numa autarquia: um palco para uma cultura de participação
    Publication . Gama, Ana; Carmo, Tatiana do
    É a partir da década de 80 que as autarquias começam a ter mais condições para assumirem os seus próprios planos de ação social, cultural e educacional, quer pela entrada de Fundos Comunitários, quer por competências que lhe vão sendo atribuídas. No que respeita à intervenção educativa, embora as disposições legais imponham como encargos principais a construção, manutenção e equipamento de edifícios de educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico (entre outras), a sua intervenção tem passado, também, pelo apoio a atividades e eventos promovidos pelas escolas da educação pré-escolar e do 1.º ciclo, pelo desenvolvimento de projetos de animação desportiva e de ocupação de tempos livres para estes níveis de educação, pela Componente de Apoio à Família. A nossa intervenção foi realizada na biblioteca de uma escola, que está alocada ao Gabinete do Aluno e de Apoio à Família (da responsabilidade da Freguesia de Benfica). Embora tenhamos desenvolvido um projeto mais alargado, nesta comunicação apenas iremos apresentar o processo que foi desenvolvido no ateliê de teatro, explicitando as estratégias que mobilizámos para promover a participação das crianças.
  • A intervenção dos futuros animadores socioculturais com o cidadão idoso: Contributos para uma reflexão
    Publication . Teodoro, Ana; Simões, Ana; Gama, Ana
    Nas últimas décadas o envelhecimento da população tem vindo a aumentar nos países centrais e semi periféricos da Europa e do mundo. Este fenómeno social que deriva de outras mudanças sociais (aumento da esperança de vida, diminuição das estruturas familiares, altas taxas de feminização do trabalho) tem suscitado, cada vez mais, a necessidade de criar respostas para os idosos (ex.: centros de dia e lares). Desde há alguns anos que a reflexão teórica sobre animação sociocultural tem sustentado a associação entre processos educativos em espaços não formais e os objetivos da intervenção em animação sociocultural. No entanto, essa associação deve estender-se igualmente a espaços informais, uma vez que estes correspondem aos espaços das vivências quotidianas dos indivíduos e, no caso do cidadão idoso, esses espaços vivenciais são frequentemente instituições nas quais se espera que os animadores socioculturais atuem. Na presente comunicação analisam-se e discutem-se as opções tomadas pelos alunos do curso da Licenciatura em Animação Sociocultural de uma escola superior de educação pública que frequentaram, no ano letivo 2011/12, nos 2.º e 3.ºanos, a unidade curricular Projeto Interdisciplinar de Intervenção Profissional e desenvolveram os seus estágios curriculares com idosos. A metodologia utilizada centra-se na análise documental (base de dados dos estágios e relatórios finais) e na aplicação de um inquérito por questionário aos alunos em questão.
  • Os “peritos” externos nos territórios educativos de intervenção prioritária de “segunda geração”: inquirindo a sua ação
    Publication . Gama, Ana
    Este estudo está a ser desenvolvido no âmbito de uma investigação que tem como objetivo descrever, analisar e discutir o papel dos “peritos” e do conhecimento pericial nas «Políticas de Educação Prioritária». Esta comunicação centra-se na intervenção dos “peritos externos” que foram convocados para as equipas multidisciplinares formadas no cenário do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária de “segunda geração”. Este texto apresenta e discute os dados preliminares da análise que foi realizada a 4 de 12 entrevistas semiestruturadas realizadas com aqueles atores, considerando três dimensões: formas de recrutamento, modelos de ação dos “peritos” e modos de regulação.
  • O perito externo nos modos de regulação do programa TEIP2: regulado, regulador e recurso de regulação
    Publication . Gama, Ana
    O Estado no sentido de assegurar o seu papel na definição, pilotagem e execução das políticas tem alterado os seus modos de intervenção governativa, uma vez que tem de partilhar este papel com outros atores e entidades que se situam em diferentes níveis e domínios de ação. É perante estes desafios que tem sido evidenciado, pelos trabalhos desenvolvidos no campo da análise das políticas públicas, a crescente utilização de instrumentos de regulação baseados no conhecimento, sendo o recurso aos peritos e ao conhecimento pericial exemplo disso. Esta comunicação, que integra um estudo mais amplo, visa apresentar os modos de regulação criados no programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária de “segunda geração” (TEIP2) e discutir os vários papéis “atribuídos” ao perito externo nos processos de regulação do programa. Os dados que se apresentam são provenientes de uma pesquisa descritiva e interpretativa e recolhidos através de entrevistas semiestruturadas realizadas a 12 peritos externos e de análise documental 20 a um conjunto diversificado de documentos (legislação, Contrato Prestação de Serviços, etc.). Os resultados apontam que os modos de regulação implementados no programa TEIP2 integram mecanismos burocráticos (atos, regras e procedimentos) e pós-burocráticos (procedimentos de avaliação, “partilha de práticas”, contratualização, ações de formação, a criação de um ator para acompanhar o programa – perito externo, etc.) Também é evidente que a ação do perito externo vai assumindo várias “formas” nos processos de regulação, mormente: regulado, regulador e recurso de regulação.
  • As práticas dos/as estudantes do curso Música na Comunidade‖: a música como um meio
    Publication . Vieira, Natália; Gama, Ana; Marques, Manon; Garcia, Carlos
    Este artigo tem como objetivo principal apresentar uma investigação, ainda que de carácter exploratório, sobre o trabalho desenvolvido pelos/as estudantes da Licenciatura Música na Comunidade no ano letivo 2014/15 no âmbito das unidades curriculares de estágio ―Prática Musical em Escolas do Ensino Básico‖ (2.º ano) e ―Prática Musical para Públicos Comunitários‖ (3.º ano). A metodologia utilizada, de natureza qualitativa, visa a análise documental dos projetos e dos relatórios finais. A análise realizada permite-nos perceber a relevância que as práticas musicais podem ter nas comunidades, sobretudo junto de grupos que habitualmente se situam nas franjas da fruição e produção cultural. Também é evidente, que para além da área da música, a intervenção dos/as estudantes foi sustentada por uma forte ligação a outras áreas (a interdisciplinaridade), das quais destacamos o movimento e o teatro. Importa, ainda, salientar que em algumas situações, é notória a participação do público-alvo no processo de criação e existe uma mobilização de públicos de diferentes faixas etárias no mesmo projeto.