Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
263.63 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo tem como objetivo principal apresentar uma investigação, ainda que de carácter
exploratório, sobre o trabalho desenvolvido pelos/as estudantes da Licenciatura Música na
Comunidade no ano letivo 2014/15 no âmbito das unidades curriculares de estágio ―Prática
Musical em Escolas do Ensino Básico‖ (2.º ano) e ―Prática Musical para Públicos
Comunitários‖ (3.º ano).
A metodologia utilizada, de natureza qualitativa, visa a análise documental dos projetos e dos
relatórios finais. A análise realizada permite-nos perceber a relevância que as práticas musicais
podem ter nas comunidades, sobretudo junto de grupos que habitualmente se situam nas
franjas da fruição e produção cultural. Também é evidente, que para além da área da música, a
intervenção dos/as estudantes foi sustentada por uma forte ligação a outras áreas (a
interdisciplinaridade), das quais destacamos o movimento e o teatro. Importa, ainda, salientar
que em algumas situações, é notória a participação do público-alvo no processo de criação e
existe uma mobilização de públicos de diferentes faixas etárias no mesmo projeto.
Description
Keywords
Música na comunidade Participação Educação não formal
Citation
Vieira, N., Gama, A., Marques, M., Garcia, C. (2016) As práticas dos/as estudantes do curso Música na Comunidade‖: a música como um meio in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (9-20) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais