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Antunes, Sandra Sofia Pereira

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  • Cartographies: artistic practices, school and communities
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Matos, Joana Gaudêncio; Sá, Kátia
    This communication presents the results of a work project carried out with students from higher, basic and secondary education, in close collaboration and as part of the research project - IMAGO MUNDI. In this scope, our project proposal was to develop arts practice based research processes, within the field of the visual arts, assuming as key concepts the ones of cartography and psychogeography. Departing from the mentioned concepts and aiming to address the links between school, artistic practices and community, a set of activities (as school subject or extracurricular in nature) were designed and carried out. Our aim was the development of creative processes, which, by means of arts practice-based research with and within the community, were able to assume the territory as its locus. Thus, enabling the construction of visions of the world from the experience (be it perceptive/sensory, social, cultural, emotional…) of the territory.
  • Synthesis of the Arts: The Project of Architecture in its Relation with the Process of Design. Carlos Tojal, Manuel Moreira and Carlos Roxo (1960- 1974): Multiplano, a case study.
    Publication . Antunes, Sandra Sofia Pereira; Souto, Maria Helena
    Within the Theory and History of Material Culture, as well as the Theory of Design, this project relies not on essayistic, but on historiographical based investigation, strongly founded in documental sources. Aiming to reveal inedited documentation, actions and agents witch may contribute to the comprehension of the place of design, has of the culture of project oriented thought within the Portuguese context, it assumes as its object of study the architecture studio Multiplano – therefore, framing the problem of Design in Portugal from its process point of view, rather than from its object. Established in Lisbon around 1972 by the architects Carlos Tojal (1929-2015), Manuel Moreira (b.1933) and Carlos Roxo (b.1935), three architects known by the “Three Wonders” epithet, Multiplano and its interveners guard witness to several moments of national projectual culture. Between 1961 and 1974, Tojal, Moreira and Roxo have jointly developed a vast and coherent project-oriented and ideological body of products: demarcating up from Beaux-Arts contemplation, ideal Deco, or Modernist interactions to embrace projectual materialist dialectics, extending yet the concept of useful by structurally integrating artistic thinking along the social utopia of design; to be later overtaken by market.
  • Processo criativo, aprendizagens e conhecimento: uma abordagem interdisciplinar em artes visuais
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra
    O texto apresenta um processo de trabalho baseado na articulação interdisciplinar cujo contexto de atuação é a licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Este processo assume como ponto de partida uma proposta de trabalho com um tema comum, «Identidades» lançada nas Unidades Curriculares (UC) de Teoria da Imagem e Cultura Visual, Desenho I e Pintura I que integram, por seu lado, o 1º semestre da licenciatura.
  • A escola em desmaterialização: um tributo a Lourdes Castro (1930-2022)
    Publication . Ferreira, Joana Vaz; Matos, Joana; Antunes, Sandra Sofia Pereira
    Versa o presente artigo sobre princípios, processos e práticas em educação artística, desenvolvidos com os estudantes do 1º ano de Licenciatura em Educação Básica. Regressados de uma experiência de escola em desmaterialização, propusemos caminhos trilhados por Lourdes Castro como indutor. Pareceu-nos então um referente significativo, marcando o recomeço da atividade letiva em modo presencial, pela multiplicidade de processos empregues pela artista para o repensar a realidade – revisitamos agora o trabalho desenvolvido pelos estudantes, como tributo à visão de sentido transformador que é legado de Lourdes Castro. Metodologicamente assumimos a importância da experimentação de processos artísticos na formação do futuro educador e o confronto com problemáticas de índole artística num processo de Arts Based Educational Research. Considerando, além da produção, a prática artística como processo de problematização, observá-la-emos estruturante da construção do pensamento, declarando assim os processos criativos como recursos investigativos e de descoberta. Desta forma, propomos como referente a obra de Lourdes Castro, pela variedade de abordagens e práticas, com o intuito de fazer compreender alguns processos criativos e artísticos como investigativos. Com base nos conteúdos e exemplos abordados em aula, os estudantes desenvolveram estudos exploratórios que resultaram em projeto experimental para o amadurecimento de competências criativas, esperando-se uma ação transformadora das consciências e das práticas.
  • Conhecimento artístico e processo criativo: uma abordagem interdisciplinar
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira
    A presente comunicação aborda um processo de articulação interdisciplinar no contexto do 1º ano da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa) que envolveu a unidade curricular de Teoria da Imagem e Cultura Visual e o módulo de Pintura (este integrado na unidade curricular de Oficina de Artes, Tecnologias e Multimédia I). A proposta de trabalho, subordinada ao tema “Identidades”, assumiu a articulação interdisciplinar como eixo estruturante do processo criativo que passou pela criação de um ensaio visual e de uma pintura, entendidos como parte de um processo investigativo baseado na prática que complementa pesquisa visual, exploração plástica e reflexão crítica. Nesta comunicação, analisar-se-ão os processos de trabalho levados a cabo, os resultados, bem como o feedback dos estudantes. Finalmente, propostas desta natureza, situadas num cruzamento entre as práticas docentes, práticas criativas e processos investigativos, assumindo como enquadramento teórico-metodológico a arts practice-based research, pretendem desenvolver nos estudantes um conjunto de competências ao nível da iniciação à investigação no âmbito de um primeiro ciclo de estudos em artes visuais.
  • Educação Artística: processos e desafios de cidadania
    Publication . Antunes, Sandra Sofia Pereira; Ferreira, Joana; Matos, Joana
    O presente artigo incide sobre princípios, processos e práticas de educação artística e estética, desenvolvidos na Unidade Curricular (UC) de Artes Plásticas II, do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. Na formação de agentes capacitados para a intervenção em âmbitos da ação educativa, em contextos formais e não formais, despertar o futuro agente educativo para o potencial transformador da educação artística e estética (seja este em termos culturais, sociais, ambientais...), tem-se constituído como um objetivo do grupo interdisciplinar de docentes (das ciências da arte, da educação artística, do design e das ciências da educação) responsáveis pela UC. Neste sentido, fazer compreender processos criativos e artísticos como processos investigativos e a suas práticas como socialmente construídas, integradoras e transformadoras do indivíduo e consequentemente do tecido social, interrelacionando a escola, a sociedade e a arte, tem sido nossa preocupação recorrente.
  • Artes visuais: cenários de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Sá, Kátia; Matos, Joana
    Este capítulo procura refletir acerca dos processos de trabalho desenvolvidos no âmbito do ensino das Artes Visuais, assumindo como cenários de fundo as Unidades Curriculares (UC) semestrais de Oficina de Artes, Tecnologias e Multimédia II e Arte Têxtil da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (AVT) e a UC de Artes Plásticas I da Licenciatura em Educação Básica (LEB), da Escola Superior de Educação de Lisboa. Considerando estratégias, metodologias e resultados obtidos, testemunham-se formas de adaptação do processo de ensino-aprendizagem ao modelo remoto de emergência, atendendo a contingências e potencialidades, com base na experiência de professores e estudantes. Apresentam-se, igualmente, resultados desses processos de ensino-aprendizagem, procurando nunca perder de vista: nem as especificidades das práticas artísticas visadas, baseadas numa articulação indissociável entre pensar/fazer, conceptualizar/concretizar; nem a garantia da qualidade dos processos criativos e dos objetos de arte daí resultantes.
  • Mapear memórias: entrelaçando escola, comunidade e artes visuais
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Sá, Kátia; Matos, Joana; Ferreira, Joana Vaz
    A presente comunicação incide sobre os processos de trabalho e os resultados de uma intervenção artística desenvolvida para e com a comunidade, inserida no âmbito do projeto IMAGO MUNDI - Cartografias, práticas artísticas, comunidade e representações do território (refª IPL/2022/IMAGOMUNDI_ESELx). Considerando a intencionalidade de desenvolver processos de natureza participativa e colaborativa, envolvendo estudantes, professores e a comunidade, foi delineado o projeto IMAGO MUNDI. Este projeto, concebido e desenvolvido junto da comunidade de Santiago do Cacém, entre janeiro e julho de 2023, assumiu a memória do território e do quotidiano locais como enquadramento gera. Congregou cerca de 418 participantes, entre os quais se contam estudantes e professores da Escola Secundária Manuel da Fonseca (ESMF), comerciantes e lojistas da cidade, bem como estudantes e professoras da licenciatura de Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx/PL). Partindo dos conceitos de cartografia e psicogeografia e visando abordar as ligações entre a escola, as práticas artísticas e a comunidade, foram desenvolvidos processos criativos que, através de uma investigação baseada na prática artística com e na comunidade, assumiram o território como o seu locus, prefigurando assim a construção de visões do mundo a partir da experiência (seja ela perceptiva/sensorial, social, cultural, emocional...) do território. O processo de trabalho desenvolvido emergiu de uma proposta da autarquia local (Câmara Municipal) ao grupo de investigação do projeto, para a realização de intervenções artísticas em espaço público, numa ligação com o comércio local. Foi assim concebida a proposta para a realização de um projeto artístico intitulado LIGAÇÕES: Lojas & Lojistas, que pretendemos capaz de envolver a comunidade educativa e os comerciantes, tendo em vista o desenvolvimento de processos criativos de natureza colaborativa e participativa. Deste modo, através das práticas artísticas em artes visuais, pretendeu indagar-se aspetos simbólicos, culturais, emocionais e/ou sociais, associados às vivências no território. Para tal foi desenvolvido e impulsionado trabalho de campo, no sentido da recolha de objetos, imagens e narrativas acerca da memória e da experiência dos lugares.
  • Investigação em arte e design, contextos transdisciplinares e práticas profissionais
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira
    A ligação indissociável entre conhecimento técnico, estético, artístico e prática profissional, assume-se como eixo central do desenho das UC de Estudos de Arte e Design e de Práticas Profissionais e Empreendedorismo, no 3º ano do plano de estudos da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (AVT). Esta comunicação pretende refletir acerca dos processos de trabalhos desenvolvidos com vista a promover iniciação à investigação baseada na prática em arte e em design, contemplando contextos transdisciplinares, considerando as suas potencialidades, contingências e respetiva ligação com uma profissionalidade nestas áreas.
  • Dialogues in space-time: at the crossroads between arts education and cultural citizenship
    Publication . Pereira, Teresa; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Matos, Joana; Ferreira, Joana Correia
    Introduction: This article focuses on a teaching-learning process developed within the context of initial training for teachers and educators, involving practices in the visual arts. Methodology: A qualitative study was conducted, considering the generation of data from artistic-pedagogical practices and its respective content analysis. Results: Creative processes and resulting materials were analyzed, including photographic series, mind maps and visual essays, as well as the students' critical reflections recorded in their learning portfolios. Discussions: The simultaneous visual and discursive dimensions of the produced materials, as well as the gathered reflections, allowed us access to a set of meanings attributed to the carried-out processes, which encompassed areas such as technical knowledge, creativity, communication, interpersonal relationships and a sense of professionalship. Conclusions: The articulation of the aforementioned domains, in the context of integrated arts education into teacher training, allowed us to observe the impasses, potentialities and, above all, the urgency for education professionals to assume a lively stance in face of a context of uncertainty and rapid social and cultural change. This requires a critical view of realities and truths, an ability to co-create healthy learning environments that promote inclusion and equity, freedom of choice, and creativity in its broadest sense.