Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Mapear memórias: entrelaçando escola, comunidade e artes visuais

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A presente comunicação incide sobre os processos de trabalho e os resultados de uma intervenção artística desenvolvida para e com a comunidade, inserida no âmbito do projeto IMAGO MUNDI - Cartografias, práticas artísticas, comunidade e representações do território (refª IPL/2022/IMAGOMUNDI_ESELx). Considerando a intencionalidade de desenvolver processos de natureza participativa e colaborativa, envolvendo estudantes, professores e a comunidade, foi delineado o projeto IMAGO MUNDI. Este projeto, concebido e desenvolvido junto da comunidade de Santiago do Cacém, entre janeiro e julho de 2023, assumiu a memória do território e do quotidiano locais como enquadramento gera. Congregou cerca de 418 participantes, entre os quais se contam estudantes e professores da Escola Secundária Manuel da Fonseca (ESMF), comerciantes e lojistas da cidade, bem como estudantes e professoras da licenciatura de Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx/PL). Partindo dos conceitos de cartografia e psicogeografia e visando abordar as ligações entre a escola, as práticas artísticas e a comunidade, foram desenvolvidos processos criativos que, através de uma investigação baseada na prática artística com e na comunidade, assumiram o território como o seu locus, prefigurando assim a construção de visões do mundo a partir da experiência (seja ela perceptiva/sensorial, social, cultural, emocional...) do território. O processo de trabalho desenvolvido emergiu de uma proposta da autarquia local (Câmara Municipal) ao grupo de investigação do projeto, para a realização de intervenções artísticas em espaço público, numa ligação com o comércio local. Foi assim concebida a proposta para a realização de um projeto artístico intitulado LIGAÇÕES: Lojas & Lojistas, que pretendemos capaz de envolver a comunidade educativa e os comerciantes, tendo em vista o desenvolvimento de processos criativos de natureza colaborativa e participativa. Deste modo, através das práticas artísticas em artes visuais, pretendeu indagar-se aspetos simbólicos, culturais, emocionais e/ou sociais, associados às vivências no território. Para tal foi desenvolvido e impulsionado trabalho de campo, no sentido da recolha de objetos, imagens e narrativas acerca da memória e da experiência dos lugares.

Description

Keywords

Artes visuais IInvestigação em arte baseada na prática Comunidade Cartografias

Citation

Pereira, Teresa Matos & Antunes, Sandra & Sá, Kátia & Matos, Joana & Ferreira, Joana (2023, Novembro). “Mapear memórias: entrelaçando escola, comunidade e artes visuais”. In Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais – CIED (Org.). 11º Encontro do CIED: Produção de Conhecimento em Contexto. Programa e Livro de Resumos. p. 17-20. Lisboa: Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED-Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

CC License