Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
405.87 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente comunicação incide sobre os processos de trabalho e os resultados de uma intervenção artística
desenvolvida para e com a comunidade, inserida no âmbito do projeto IMAGO MUNDI - Cartografias, práticas
artísticas, comunidade e representações do território (refª IPL/2022/IMAGOMUNDI_ESELx). Considerando a
intencionalidade de desenvolver processos de natureza participativa e colaborativa, envolvendo estudantes,
professores e a comunidade, foi delineado o projeto IMAGO MUNDI. Este projeto, concebido e desenvolvido
junto da comunidade de Santiago do Cacém, entre janeiro e julho de 2023, assumiu a memória do território e
do quotidiano locais como enquadramento gera. Congregou cerca de 418 participantes, entre os quais se
contam estudantes e professores da Escola Secundária Manuel da Fonseca (ESMF), comerciantes e lojistas da
cidade, bem como estudantes e professoras da licenciatura de Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de
Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx/PL). Partindo dos conceitos de cartografia e psicogeografia e visando
abordar as ligações entre a escola, as práticas artísticas e a comunidade, foram desenvolvidos processos
criativos que, através de uma investigação baseada na prática artística com e na comunidade, assumiram o
território como o seu locus, prefigurando assim a construção de visões do mundo a partir da experiência (seja
ela perceptiva/sensorial, social, cultural, emocional...) do território. O processo de trabalho desenvolvido
emergiu de uma proposta da autarquia local (Câmara Municipal) ao grupo de investigação do projeto, para a
realização de intervenções artísticas em espaço público, numa ligação com o comércio local. Foi assim
concebida a proposta para a realização de um projeto artístico intitulado LIGAÇÕES: Lojas & Lojistas, que
pretendemos capaz de envolver a comunidade educativa e os comerciantes, tendo em vista o desenvolvimento
de processos criativos de natureza colaborativa e participativa. Deste modo, através das práticas artísticas em
artes visuais, pretendeu indagar-se aspetos simbólicos, culturais, emocionais e/ou sociais, associados às
vivências no território. Para tal foi desenvolvido e impulsionado trabalho de campo, no sentido da recolha de
objetos, imagens e narrativas acerca da memória e da experiência dos lugares.
Description
Keywords
Artes visuais IInvestigação em arte baseada na prática Comunidade Cartografias
Citation
Pereira, Teresa Matos & Antunes, Sandra & Sá, Kátia & Matos, Joana & Ferreira, Joana (2023, Novembro). “Mapear memórias: entrelaçando escola, comunidade e artes visuais”. In Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais – CIED (Org.). 11º Encontro do CIED: Produção de Conhecimento em Contexto. Programa e Livro de Resumos. p. 17-20. Lisboa: Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa
Publisher
CIED-Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa