Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
33.64 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente comunicação aborda um processo de articulação interdisciplinar no contexto do 1º ano da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa)
que envolveu a unidade curricular de Teoria da Imagem e Cultura Visual e o módulo de Pintura (este
integrado na unidade curricular de Oficina de Artes, Tecnologias e Multimédia I). A proposta de trabalho, subordinada ao tema “Identidades”, assumiu a articulação interdisciplinar como eixo estruturante do processo criativo que passou pela criação de um ensaio visual e de uma pintura, entendidos como parte de um processo investigativo baseado na prática que complementa pesquisa visual, exploração plástica e reflexão crítica. Nesta comunicação, analisar-se-ão os processos de trabalho levados a cabo, os resultados, bem como o feedback dos estudantes. Finalmente, propostas desta natureza, situadas num cruzamento entre as práticas
docentes, práticas criativas e processos investigativos, assumindo como enquadramento teórico-metodológico
a arts practice-based research, pretendem desenvolver nos estudantes um conjunto de competências ao nível da iniciação à investigação no âmbito de um primeiro ciclo de estudos em artes visuais.
Description
Keywords
Educação artística Cultura visual Processo criativo
Citation
Pereira, Teresa Matos & Antunes, Sandra (2019, Abril). Conhecimento artístico e processo criativo: uma abordagem interdisciplinar. In María Rosario Irisarri Juste & Pedro V. Salido López (coords). VI Congresso Internacional de Competências: Consciencia cultural y expresiones artísticas. [Libro de resúmenes] Ciudad Real: Facultad de Educación de Ciudad Real Universidad de Castilla-La Mancha, pp.50.