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Abstract(s)
Este capítulo procura refletir acerca dos processos de trabalho desenvolvidos no âmbito do ensino das Artes Visuais, assumindo como cenários de fundo as Unidades Curriculares (UC) semestrais de Oficina de Artes, Tecnologias e Multimédia II e Arte Têxtil da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (AVT) e a UC de Artes Plásticas I da Licenciatura em Educação Básica (LEB), da Escola Superior de Educação de Lisboa. Considerando estratégias, metodologias e resultados obtidos, testemunham-se formas de adaptação do processo de ensino-aprendizagem ao modelo remoto de emergência, atendendo a contingências e potencialidades, com base na experiência de professores e estudantes. Apresentam-se, igualmente, resultados desses processos de ensino-aprendizagem, procurando nunca perder de vista: nem as especificidades das práticas artísticas visadas, baseadas numa articulação indissociável entre pensar/fazer, conceptualizar/concretizar; nem a garantia da qualidade dos processos criativos e dos objetos de arte
daí resultantes.
Description
Keywords
Artes visuais Processos de ensino-aprendizagem Processos criativos Ensino a distância
Citation
Pereira, Teresa Matos & Antunes, Sandra & Sá, Kátia & Matos, Joana (2023). “Artes Visuais: Cenários de Ensino-Aprendizagem em Tempos de Pandemia”. In Silva, Maria João & Branco, Neusa & Pessoa, Ana Maria (Coords). Do Ensino Remoto de Emergência à Inovação Pedagógica em Três Escolas Superiores de Educação em Portugal. [Online] Lisboa: Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. D.O.I.: https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.166. pp.14 - 37.
Publisher
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa