Browsing by Author "Vohlgemuth, Laurence"
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- Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPLPublication . Campos, Joana; Martins, Célia; G Dias, Alfredo; Vohlgemuth, LaurenceO reconhecimento dos animadores socioculturais em Portugal nas últimas décadas assentou, em grande medida, no incremento do associativismo profissional e na diversificação da formação. À diversidade da oferta formativa somou-se a fixação do código deontológico do grupo e do estatuto, a par da disseminação das publicações e da realização de congressos, entre outros momentos de formação e afirmação do grupo profissional. No quadro deste processo de profissionalização inscreve-se a licenciatura da ESELx-IPL. Com o presente texto pretende-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a licenciatura nesse processo, em particular no que diz respeito ao processo formativo e transição para o mercado de trabalho dos diplomados. Metodologicamente, a informação considerada foi recolhida desde 2009/2010, centrando-se o presente texto na caracterização dos alunos e diplomados da ESELx, relativamente aos seus percursos formativos e inserção profissional. Analiticamente, consideraram-se diferentes dimensões. Uma primeira que prende-se com as áreas de interesse dos alunos manifestadas no percurso formativo. Uma segunda dimensão que se centra no processo de inserção profissional. Por fim, uma terceira dimensão relativa à continuidade de formação. Os procedimentos de análise permitiram identificar as principais modalidades de transição para o mercado de trabalho, demonstrando ainda a importância da iniciação profissional em contexto em instituições diversificadas. Tais resultados reforçam a importância das instituições formadoras contribuírem para a afirmação dos grupos profissionais, em diversos planos.
- Ars locus: Ambientes e aprendizagens artísticas na construção de significado por jovens portugueses que frequentam os ensinos secundário e superiorPublication . Charréu, Leonardo; Vohlgemuth, LaurencePerante a complexidade atual dos lugares de aprendizagem, esta proposta visa atualizar um estudo (Elzo et. al., 1999, 2000) sobre os lugares onde mais aprendem os jovens o que consideram significativo e a importância que atribuem a esses lugares/dispositivos de aprendizagem. Levantamos questões atinentes a essa problemática, considerando a educação informal e as práticas artísticas contemporâneas.
- Competência cultural na licenciatura em Mediação Artística e Cultural da ESELxPublication . Vohlgemuth, Laurence; Cruz, Cristina Barroso; Vieira, NatáliaNos discursos políticos, nacionais e internacionais, a arte é imbuída de virtudes de combate à exclusão social e a cultura reconhecida como pilar do desenvolvimento sustentável. Paralelamente, as diversas formas de expressão artística tornam-se mais complexas e as fronteiras entre públicos e artistas tomam contornos mais dissolutos. Perante essas mudanças sociais e societais, emerge a necessidade de um novo profissional capaz de ler e dar respostas a situações complexas e imprevistas, com formação especializada de nível superior. No sentido de contribuir para responder a esta necessidade, a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) cujo projeto formativo está vocacionada para “A formação de professores, educadores e outros agentes educativos, artísticos e culturais” criou e abriu em 2016 uma licenciatura em Mediação Artística e Cultural. A mediação artística e cultural visa criar lugares de encontro privilegiados entre artistas e cidadãos, promovendo, assim, o intercâmbio interpessoal, a aprendizagem e o compromisso. Também pode ajudar a reduzir as barreiras psicológicas e sociais que envolvem a exclusão de grupos-alvo. A licenciatura em Mediação Artística e Cultural tem como público alvo estudantes com origens distintas, os que já se posicionam na via artística e que pretendem enveredar pela vida da mediação e aqueles que se posicionam na via educativa em sentido lato e que pretendem uma formação nas componentes artísticas e culturais. A estrutura do plano de estudo abrange diversas áreas científicas: Línguas e Literatura, Tecnologias da Informação e Comunicação, Artes e Ciências Sociais e da Educação, sendo as duas últimas as mais importantes em termo de número de créditos. A iniciação à prática profissional constitui o eixo agregador da formação. Com esta comunicação, pretende-se perceber de que forma a formação proposta visa o desenvolvimento de competência cultural adequada à diversidade das sociedades contemporâneas multiculturais. Entendemos a competência cultural como sendo complexa e formada por várias componentes: transcultural, metacultural, intercultural, pluricultural e cocultural (Puren, 2014). Metodologicamente, propõe-se analisar os objetivos e os conteúdos declarados nas fichas de unidade curricular de todas as unidades obrigatórias do plano de formação da licenciatura em Mediação Artística e Cultural. Esperamos que os resultados obtidos contribuam para (i) uma discussão sobre a competência cultural desenvolvida nos dispositivos de formação de mediadores artísticos e culturais e (ii) uma melhor adequação dos planos de formação ao perfil profissional desejado.
- Educação artística e formação em ASC na ESELPublication . Vohlgemuth, Laurence; G Dias, Alfredo; Martins, CéliaAtualmente, as novas tecnologias encurtam as distâncias, tornam cada um num potencial criador de produtos artísticos e oferecem a possibilidade de divulgar essas produções à escala mundial. Simultaneamente, as disciplinas artísticas evoluem e as categorias profissionais artísticas alteram-se. Estas mudanças sociais reforçam a pertinência de uma reflexão sobre a aparente contradição entre a expressão da singularidade artística de cada indivíduo e a apropriação por todos e por cada um, de um património partilhado de referências artísticas e culturais comuns. Perante esta complexidade, consideramos importante analisar o papel que podem desempenhar os animadores socioculturais na educação artística. Na primeira parte deste texto, procuramos contribuir para a definição das dimensões da educação artística e as formas de integração dos valores culturais e artísticos em diferentes campos sociais. Na segunda parte, apresentamos a análise desenvolvida em torno da presença da educação artística (i) no currículo da Licenciatura em Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), nas suas diversas componentes de formação, (ii) e nas práticas desenvolvidas pelos estudantes no final do seu percurso formativo. Metodologicamente procedeu-se à análise da oferta formativa da Licenciatura em Animação Sociocultural da ESELx, no que diz respeito à inclusão curricular das diversas dimensões da educação artística. Realizou-se uma análise de conteúdo das Fichas de Unidade Curricular (FUC) do curso, nomeadamente no enunciado dos objetivos e conteúdos, distinguindo-as por áreas disciplinares e natureza teórica e/ou prática da formação. Deu-se ainda particular enfoque às unidades curriculares (UC) de Iniciação à Prática Profissional, tomando para o efeito os relatórios do 3.º ano do curso produzidos no âmbito do estágio curricular de intervenção, em contextos socioculturais diversificados. Pretendeu-se assim perceber como se organiza e concretiza curricularmente, na formação inicial de animadores socioculturais, as diversas dimensões da educação artística.
- Um estudo de inferências linguísticasPublication . Sousa, Otília; Vohlgemuth, LaurenceO fenómeno migratório que se verifica no Luxemburgo a partir de finais dos anos sessenta inscreve-se num movimneto muito mais vasto, cujas origens relevam da história de um povo...
- Évolution de la formation en animation socioculturelle de l'ESELx: vers quel profil professionnel?Publication . Vohlgemuth, Laurence; Campos, Joana; Barroso Cruz, CristinaIssu du 38ième colloque organisé au mois de janvier 2022 par l’ISIAT et le département Carrières sociales de l’IUT Bordeaux-Montaigne, en collaboration avec le CNFPT et le CRAJEP N-A, cet ouvrage rassemble des contributions de chercheurs et de praticiens qui interrogent les enjeux contemporains de l’animation socioculturelle. Les approches proposées, à la croisée des recherches universitaires et des analyses de pratiques raisonnées montrent l’actualité et les défis d’une animation sociale et socioculturelle, toujours en train de se faire. L’invention de l’animation et les mythes qui la fondent sont mis en perspective dynamique avec des modélisations qui tentent de conceptualiser cet objet singulier de l’intervention sociale ; les questions autour de la formation révèlent des positionnements d’acteurs partagés entre collusion et collision ; les territoires de l’animation, qu’ils soient spécifiques tels ceux liés à l’école ou appréhendés de façon plus générale au travers des espaces, des techniques ou des leviers économiques, montrent combien l’animation socioculturelle s’ancre dans la société tout en oeuvrant parfois dans ses marges. L’objectif final de cet ouvrage, qui prend tout son sens dans une mise en tension systémique de ses cinq parties constitutives, est d’enrichir le corpus des connaissances produites depuis le début des années soixante sur l’animation socioculturelle, tout en s’inscrivant dans une analyse critique de ses pratiques et de ses acteurs, dans une ambition d’élucidation des enjeux contemporains auxquels elle est confrontée.
- Formação de animadores socioculturais: breve reflexão em torno de uma experiência no ensino superiorPublication . Campos, Joana; Vohlgemuth, Laurence; Cruz, CristinaA formação dos Animadores Socioculturais, nos seus diferentes elementos e modalidades representa um dos constituintes de construção e configuração das identidades destes profissionais. A tomada da formação destes profissionais por instituições de ensino superior constitui-se como fator determinante no processo de profissionalização do grupo profissional, por contribuir para a sua afirmação. Por outro lado, essa formação refletiu-se na configuração dos perfis identitários destes profissionais. É partindo deste pano de fundo que se propõe uma reflexão em torno da formação inicial em Animação Sociocultural, no caso particular da experiência desenvolvida numa instituição do ensino superior pública portuguesa, do ensino politécnico. Para essa reflexão mobilizam-se os resultados dos processos de avaliação e reflexão desenvolvidos no âmbito das equipas de docentes e com os estudantes do curso, sobretudo no que à Iniciação à Prática Profissional diz respeito; e ainda, o pensamento de diversos autores que têm contribuído para a discussão em torno da formação, profissionalização e definição dos perfis identitários dos Animadores Socioculturais, mobilizados no âmbito da formação inicial dos Animadores Socioculturais nesta instituição. A reflexão centra-se em torno do conhecimento (profissional) dos animadores socioculturais e o seu perfil profissional (Gillet, 1996; Dansac & Vachée, 2016, 2019) como elementos de construção e configuração das identidades profissionais deste grupo, considerando alguns dos desafios que se colocam às instituições de formação inicial, como a consequência da “academização” da formação (Rullac, 2016), o risco da “tecnicização das práticas” (Ucar, 2011; Besse-Patin, 2014) e o “afastamento” dos princípios e matrizes fundadoras da Animação Sociocultural (Vohlgemuth e outros, 2013).
- Formation des animateurs socioculturels : discours idéologiques et pratiquesPublication . Vohlgemuth, Laurence; Campos, Joana; Martins, Célia; G Dias, AlfredoEn 2003, E. Dinís nous faisait part de ses doutes quant à la fonction et l'utilité de l'animation socioculturelle, dans le contexte social portugais : « Parfois, plane sur moi, l’idée que, dans une société où la démocratie est solide et mûre, il n’y a plus rien à faire dans le domaine de l’Animation Socioculturelle » (Lopes, 2008, p. 711). Peut-on envisager l'existence d'une société démocratique où l'ASC devient inutile ? L'ASC, de plus en plus professionnelle, se détache-t-elle de tout engagement idéologique et politique ? Quels regards portent les institutions de formation et les étudiants sur les discours qui fondent l'intervention en ASC ? Quelle cohérence existe-t-il entre les discours fondateurs de la formation en ASC et les pratiques des stagiaires ? Nous essayerons d'apporter des éléments de réponses à ces questions en prenant pour objet d'étude la formation à l'ESELx.
- Formation en animation socioculturelle à l’ESELx : La création artistique collaborative et ses implicationsPublication . Vohlgemuth, Laurence; Correia Rocha, Carla; Arez, Abel; Felicio, Pedro; Nobre, Maria José; Gama, Ana; Cruz, Cristina; Campos, JoanaLe programme de formation de la licence en animation socioculturelle (ASC) de l’Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), ouverte en 2006, a subi, en 2016, certaines modifications dont une, concernant la deuxième année, particulièrement profonde. Les disciplines artistiques et sportives optionnelles qui étaient enseignées de façon autonome par des professeur.e.s travaillant seul.e.s ont été intégrées dans la discipline d’encadrement du stage d’initiation professionnelle. Cette décision résulte d’une part de l’analyse de données recueillies auprès des étudiante.s, des enseignante.s et des orientateurs/trices de stage, mais surtout, au-delà de la véhémence de la démocratie culturelle, d’un changement paradigmatique du concept d’« art » et de « création artistique » en particulier quant à la relation ou au jeu d’interactions entre l’artiste et son public, plaçant l’art participatif au centre de processus de transformation sociale.
- Formation en animation socioculturelle à l’ESELx : quelle place aux sciences physiques et naturelles?Publication . Vohlgemuth, Laurence; Maurício, Paulo; Campos, Joana; West, Diana; Cruz, Cristina Barroso; Charréu, LeonardoDès la première version du programme de formation de la licence en animation socioculturelle de l´École Supérieure d´Éducation de Lisbonne en 2006, léquipe enseignante a jugé bon d$y intégrer une composante de sciences physiques et naturelles. En e%et, dans les sociétés contemporaines comprises comme des sociétés du risque, la ré!exivité est centrale et la science et les scienti"ques deviennent de plus en plus nécessaires, mais sans qu$on les sépare des populations, au contraire. Ce besoin de ré!exivité sur les risques apporte des dé"s supplémentaires à la formation et à l$intervention des professionnels en animation socioculturelle. Une enquête auprès des étudiants nous montre quelles sont leurs représentations de sciences physiques et naturelles et quelle importance ils a&ribuent à ces connaissances en tant que citoyens et animateurs socioculturels. Une approche transdisciplinaire, incluant les sciences physiques et naturelles, semble o%rir des outils utiles pour la di'- cile tâche des animateurs qui est de trouver des moyens pour faire face à une réalité pleine de complexités et d$ambiguïtés.