Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
326.59 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O reconhecimento dos animadores socioculturais em Portugal nas últimas décadas
assentou, em grande medida, no incremento do associativismo profissional e na diversificação
da formação. À diversidade da oferta formativa somou-se a fixação do código deontológico do
grupo e do estatuto, a par da disseminação das publicações e da realização de congressos, entre
outros momentos de formação e afirmação do grupo profissional. No quadro deste processo de
profissionalização inscreve-se a licenciatura da ESELx-IPL. Com o presente texto pretende-se
contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a licenciatura nesse processo, em
particular no que diz respeito ao processo formativo e transição para o mercado de trabalho dos
diplomados. Metodologicamente, a informação considerada foi recolhida desde 2009/2010,
centrando-se o presente texto na caracterização dos alunos e diplomados da ESELx,
relativamente aos seus percursos formativos e inserção profissional. Analiticamente,
consideraram-se diferentes dimensões. Uma primeira que prende-se com as áreas de interesse
dos alunos manifestadas no percurso formativo. Uma segunda dimensão que se centra no
processo de inserção profissional. Por fim, uma terceira dimensão relativa à continuidade de
formação. Os procedimentos de análise permitiram identificar as principais modalidades de
transição para o mercado de trabalho, demonstrando ainda a importância da iniciação
profissional em contexto em instituições diversificadas. Tais resultados reforçam a importância
das instituições formadoras contribuírem para a afirmação dos grupos profissionais, em
diversos planos.
Description
Keywords
Animação Sociocultural Formação Ensino superior Iniciação Profissional
Citation
Campos, Joana, Célia Martins, Alfredo Dias e Laurence Vohlgemuth (2015) Animadores socioculturais: formação e inserção profissional dos diplomados da ESELx-IPL, Organizações e Trabalho, no 43-44, 2015, pp. 51-66