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Advisor(s)
Abstract(s)
Atualmente, as novas tecnologias encurtam as distâncias, tornam cada um num potencial
criador de produtos artísticos e oferecem a possibilidade de divulgar essas produções à escala
mundial. Simultaneamente, as disciplinas artísticas evoluem e as categorias profissionais
artísticas alteram-se. Estas mudanças sociais reforçam a pertinência de uma reflexão sobre a
aparente contradição entre a expressão da singularidade artística de cada indivíduo e a
apropriação por todos e por cada um, de um património partilhado de referências artísticas e
culturais comuns. Perante esta complexidade, consideramos importante analisar o papel que
podem desempenhar os animadores socioculturais na educação artística.
Na primeira parte deste texto, procuramos contribuir para a definição das dimensões da
educação artística e as formas de integração dos valores culturais e artísticos em diferentes
campos sociais. Na segunda parte, apresentamos a análise desenvolvida em torno da presença
da educação artística (i) no currículo da Licenciatura em Animação Sociocultural da Escola
Superior de Educação de Lisboa (ESELx), nas suas diversas componentes de formação, (ii) e
nas práticas desenvolvidas pelos estudantes no final do seu percurso formativo. Metodologicamente procedeu-se à análise da oferta formativa da Licenciatura em Animação
Sociocultural da ESELx, no que diz respeito à inclusão curricular das diversas dimensões da
educação artística. Realizou-se uma análise de conteúdo das Fichas de Unidade Curricular
(FUC) do curso, nomeadamente no enunciado dos objetivos e conteúdos, distinguindo-as por
áreas disciplinares e natureza teórica e/ou prática da formação. Deu-se ainda particular
enfoque às unidades curriculares (UC) de Iniciação à Prática Profissional, tomando para o
efeito os relatórios do 3.º ano do curso produzidos no âmbito do estágio curricular de
intervenção, em contextos socioculturais diversificados. Pretendeu-se assim perceber como
se organiza e concretiza curricularmente, na formação inicial de animadores socioculturais, as
diversas dimensões da educação artística.
Description
Keywords
Educação artística Animação sociocultural Formação
Citation
Vohlgemuth, L., Dias, A., Martins, C. (2016) Educação artística e formação em ASC na ESEL in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (177-193) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais