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- Um estudo de inferências linguísticasPublication . Sousa, Otília; Vohlgemuth, LaurenceO fenómeno migratório que se verifica no Luxemburgo a partir de finais dos anos sessenta inscreve-se num movimneto muito mais vasto, cujas origens relevam da história de um povo...
- Conferência Científica e Tecnológica em Engenharia - CCTE2002Publication . ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
- Classificação não-supervisionada de dados hiperespectrais usando análise em componentes independentesPublication . Nascimento, Jose; Bioucas-Dias, José M.No passado recente foram desenvolvidas v árias t écnicas para classi ca ção de dados hiperspectrais. Uma abordagem tí pica consiste em considerar que cada pixel e uma mistura linear das reflectancias espectrais dos elementos presentes na c élula de resolu ção, adicionada de ru ído. Para classifi car e estimar os elementos presentes numa imagem hiperespectral, v ários problemas se colocam: Dimensionalidade dos dados, desconhecimento dos elementos presentes e a variabilidade da reflectância destes. Recentemente foi proposta a An álise em Componentes Independentes,para separa ção de misturas lineares. Nesta comunica ção apresenta-se uma metodologia baseada na An álise em Componentes Independentes para detec ção dos elementos presentes em imagens hiperespectrais e estima ção das suas quantidades. Apresentam-se resultados desta metodologia com dados simulados e com dados hiperespectrais reais, ilustrando a potencialidade da t écnica.
- Abordagem da obstrução das vias aéreas superiores por pletismografia corporal totalPublication . Dias, Hermínia BritesDeterminação da resistência das vias aéreas (Raw). Factores que afectam a Raw. Raw e obstrução das vias aéreas superiores (OVAS).
- Avaliação da aprendizagemPublication . Dias, Hermínia BritesAvaliação da aprendizagem? Tipos de avaliação? Estratégia de avaliação? Avaliação: descrições qualitativas e quantitativas dos comportamentos do aluno e julgamentos de valor sobre o desejo de apresentar aqueles comportamentos (Nível de proficiência) vs Classificação: descrições quantitativas dos comportamentos do aluno (Seriação).