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Advisor(s)
Abstract(s)
A formação dos Animadores Socioculturais, nos seus diferentes elementos e modalidades representa um
dos constituintes de construção e configuração das identidades destes profissionais. A tomada da formação
destes profissionais por instituições de ensino superior constitui-se como fator determinante no processo
de profissionalização do grupo profissional, por contribuir para a sua afirmação. Por outro lado, essa
formação refletiu-se na configuração dos perfis identitários destes profissionais. É partindo deste pano de
fundo que se propõe uma reflexão em torno da formação inicial em Animação Sociocultural, no caso
particular da experiência desenvolvida numa instituição do ensino superior pública portuguesa, do ensino
politécnico. Para essa reflexão mobilizam-se os resultados dos processos de avaliação e reflexão
desenvolvidos no âmbito das equipas de docentes e com os estudantes do curso, sobretudo no que à
Iniciação à Prática Profissional diz respeito; e ainda, o pensamento de diversos autores que têm contribuído
para a discussão em torno da formação, profissionalização e definição dos perfis identitários dos
Animadores Socioculturais, mobilizados no âmbito da formação inicial dos Animadores Socioculturais nesta
instituição. A reflexão centra-se em torno do conhecimento (profissional) dos animadores socioculturais e o
seu perfil profissional (Gillet, 1996; Dansac & Vachée, 2016, 2019) como elementos de construção e
configuração das identidades profissionais deste grupo, considerando alguns dos desafios que se colocam
às instituições de formação inicial, como a consequência da “academização” da formação (Rullac, 2016), o
risco da “tecnicização das práticas” (Ucar, 2011; Besse-Patin, 2014) e o “afastamento” dos princípios e
matrizes fundadoras da Animação Sociocultural (Vohlgemuth e outros, 2013).
Description
Keywords
Animação sociocultural Formação de Animadores Socioculturais Perfis profissionais Funções da Animação Sociocultural