ESCS - Escola Superior de Comunicação Social
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Browsing ESCS - Escola Superior de Comunicação Social by advisor "Antunes, Ana Cristina Coelho"
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- Aspie Quiz: projeto de aplicação móvel de apoio à identificação de emoções, para portadores de Síndrome de AspergerPublication . Conceição, Francisco José das Dores; Antunes, Ana Cristina Coelho; Quico, Célia Maria SilvérioSíndrome de Asperger é uma perturbação neurobiológica e comportamental que se insere na categoria das perturbações do espectro do Autismo. Em 1944 o pediatra Austríaco Hans Asperger identifica um padrão de comportamento aparentado ao Autismo, identificado por Eugen Bleuler em 1911, apresentando um nível cognitivo igual ou superior à média e sem comprometimento da fala. Em 1981 os estudos de Hans Asperger ganham visibilidade pela mão da psiquiatra Inglesa Lorna Wing. Em 1994, estes estudos são aceites pela comunidade médica com o nome Síndrome de Asperger e inscritos na quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-IV. De acordo com última publicação do manual DSM-5, em 2013, a Síndrome de Asperger vê a sua designação alterada para Perturbação do Espectro do Autismo. Este transtorno neurobiológico e comportamental do espectro do Autismo, de entre diversas características, apresenta uma grande dificuldade na interação social e na leitura da linguagem corporal e expressões faciais. As expressões faciais são a forma preferida de expressão das emoções, estados de humor e atitudes interpessoais (Ekman et al, 1987). Fornecem um comentário à produção verbal, mantendo uma estreita relação com a linguagem. A aplicação multimédia “Aspie Quiz” destina-se a portadores de Síndrome de Asperger e pretende constituir-se como um elemento pedagógico no ensino da leitura, reconhecimento e interpretação das expressões faciais. As suas valências poderão ser utilizadas como uma estratégia alternativa na terapêutica a aplicar a transtornos do neuro desenvolvimento.
- Avaliação da usabilidade de um projeto de eHealth, enquadrado na visão europeia de Health Technology Assessment (HTA)Publication . Semedo, Elisabete Gonçalves; Antunes, Ana Cristina Coelho; Moreira, PauloO eHealth, utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na área da saúde, permite uma utilização mais eficiente dos recursos, sem perda, ou até mesmo com melhoria dos cuidados de saúde e bem-estar. Porém o nível de implementação de projectos de eHealth em Portugal, comparativamente com outros países da Europa, ainda é muito reduzido. Atendendo a que os estudos indicam as atitudes dos utilizadores, para com as soluções de eHealth que lhes são apresentadas e a relação com as TIC em geral como as principais barreiras ao e-Health, a área de estudo da interacção – homem – computador, e os conhecimentos sobre usabilidade dos sistemas, podem ajudar a compreender esses fenómenos e a promover o desenvolvimento de soluções de eHealth e estratégias melhor aceites pelos utilizadores. Nesse sentido, este estudo avalia quanto à usabilidade e relação com outras dimensões relevantes em avaliação das tecnologias em saúde, um Projecto de eHealth português, de iniciativa não-governamental, e experiência numa das áreas mais sensíveis de intermediação das TIC, as consultas à distância. Utilizou-se na investigação o método misto, com a técnica quantitativa e a técnica qualitativa em paralelo. A quantitativa na aplicação de um modelo de avaliação de usabilidade orientado para a área da saúde, e a qualitativa na exploração do caso com o enquadramento das dimensões relevantes em avaliação das tecnologias em saúde. Tendo-se obtido um conjunto de evidências, que reforça os benefícios do desenvolvimento de soluções de eHealth e a importância de se considerar as variáveis de natureza humana na interacção homem-computador em saúde.
- Criação de um manual de boas práticas para o desenvolvimento de aplicações móveis de apoio à mobilidade de pessoas com cegueira nos transportes públicosPublication . Silva, Camila; Antunes, Ana Cristina CoelhoAs novas tecnologias têm vindo a evoluir de forma notável e veloz. Todos os dias são estudados e implementados novos produtos tecnológicos, que inevitavelmente, influenciam a forma como vivemos o nosso dia-a-dia. As aplicações móveis são um exemplo de um recurso amplamente utilizado e explorado na resolução de necessidades de diversos tipos de utilizadores. Este trabalho foca-se nos utilizadores com cegueira, pois acredita-se que estas ferramentas tecnológicas possuem um enorme potencial na melhoria da sua qualidade de vida. O tipo de aplicações móveis que se escolheu estudar neste projeto foram as que prestam apoio à mobilidade de pessoas cegas nos transportes públicos. Estas podem influenciar de forma significativa os seus níveis de segurança e confiança, facilitando assim a sua autonomia. Neste projeto propõe-se a criação de um manual de boas práticas para o desenvolvimento de aplicações móveis de apoio à mobilidade de pessoas cegas nos transportes públicos. O objetivo deste manual passa por reunir os princípios e as guidelines a cumprir para que se garanta a acessibilidade e a eficiência destas aplicações. Para tal manteve-se uma dupla estratégia: por um lado procedeu-se a uma extensa revisão da literatura existente acerca das especificidades do utilizador cego e do desenvolvimento de aplicações móveis de apoio à sua mobilidade nos transportes públicos. Esta estratégia foi conciliada com um estudo qualitativo desenvolvido com utilizadores cegos, bem como com peritos e desenvolvedores deste tipo de aplicações móveis, com a intenção de reunir um maior conjunto de informação, quer consultando os principais intervenientes na conceção e desenvolvimento destes dispositivos, como dos seus utilizadores. Este estudo exploratório sugere que a possibilidade de o utilizador personalizar o tipo de feedback e o nível de detalhe recebido pela aplicação, são aspetos com grande influência na eficiência destas aplicações para pessoas cegas. Considera-se também que a acessibilidade é um aspeto fundamental no desenvolvimento deste tipo de aplicações móveis.
- Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gamingPublication . Lima, Francisco Manuel Augusto; Antunes, Ana Cristina Coelho; Jorge, AnaA noção de fã ao longo dos anos foi-se alterando. Se no início a figura do fã se afigurava numa visão menos positiva e doentia, mais tarde, esta visão foi alterada pela imagem do aficionado ativo e participativo, que reúne consigo várias ferramentas de produção e partilha de conteúdos sobre o objeto que venera. Neste sentido, este estudo focou-se num particular grupo de admiradores, fazendo uma observação atenta da indústria do gaming. Esta investigação pretende traçar o perfil e comportamentos destes fãs de videojogos, explorar os motivos que os levam a assistir a competições de videojogos em livestream, a participar em eventos com a temática do gaming e a praticar outras atividades relacionadas com os jogos online. Adotou-se uma metodologia quantitativa e probabilística com uma abordagem mista, fazendo uso da aplicação de um inquérito por questionário (amostra de 218 participantes em dois eventos de videojogos). Pela análise dos resultados concluiu-se que o gaming, enquanto meio de entretenimento, possui a ‘Diversão’ como o motivo principal que leva os seus admiradores tanto a jogar videojogos, a assistir a competições de e-sports, como a ir a eventos com a temática do gaming. Também os ‘Motivos Sociais’ e a ‘Conexão a uma comunidade’ são fatores importantes para esta cultura. Por fim, os entusiastas da cultura dos videojogos, embora joguem, pertençam a comunidades e tenham interesses múltiplos, não se identificam como fãs.
- Da impressão à interatividade: usabilidade de infografias impressas e interativasPublication . Pinto, Sofia Isabel da Conceição; Antunes, Ana Cristina CoelhoCom o desenvolvimento dos meios de comunicação, surge uma nova forma de comunicar capaz de melhorar e desenvolver notícias sustentadas com elementos gráficos: a Infografia, que consiste numa representação da informação, através da união de elementos visuais e informação textual acessível num determinado suporte de comunicação, que eventualmente pode ser estático ou interativo. Esta dissertação abrange o estudo da usabilidade na área da infografia, direcionada para o jornalismo português. Partindo das noções base de usabilidade e infografia, analisou-se um conjunto de infografias impressas e a sua evolução para o meio digital. Recorrendo a um método de avaliação da usabilidade examinou-se a interação utilizador-infografia para identificar o comportamento do utilizador e perceber se as tarefas propostas são concluídas. Compreendendo a infografia como a transmissão da informação, um dos objetivos desta dissertação compara as duas tipologias de infografias, consoante as dificuldades e a satisfação por parte do utilizador. Os resultados obtidos apresentam uma maior eficácia, por parte do utilizador, na infografia interativa do que na infografia impressa. Na maioria das infografias estudadas, em ambos os formatos, verifica-se a satisfação do utilizador. Contudo, existiram dificuldades na área do design originando problemas de usabilidade na execução das tarefas, em ambos os tipos de infografias.
- Depois do cancelamento: O impacto na relação entre o seguidor e o influenciador digital e na perceção das marcas a ele associadasPublication . Domingos, Vanessa Marques; Antunes, Ana Cristina CoelhoEntre milhões de seguidores e parcerias com marcas cada vez mais comuns, os influenciadores digitais parecem ter vindo para ficar. Vistos como alguém próximo e confiável, as suas opiniões são valorizadas e impactantes na atitude do consumidor perante a marca e na sua intenção de compra. No entanto, com o surgimento da cultura de cancelamento e o crescente cancelamento de influenciadores digitais nas redes sociais, torna-se pertinente estudar não só o impacto que este fenómeno tem na relação do seguidor com o influenciador digital, como também o impacto na perceção das marcas a eles associadas. Esta investigação propõe-se a explorar estas duas vertentes, além de apurar os motivos que levam ao cancelamento de influenciadores digitais, baseando-se na análise qualitativa de dados, recolhidos em entrevistas individuais em profundidade. Os resultados sugerem que a opinião do seguidor sobre o influenciador digital sofre um impacto negativo após o cancelamento, levando, tendencialmente, a uma quebra da relação parassocial previamente estabelecida. Esta rutura impacta o comportamento do seguidor, deixando este de seguir e de ter interações com o influenciador cancelado. Apesar disso, foi identificada uma minoria de participantes que voltou atrás na sua decisão de cancelamento, o que contribui para uma visão do cancelamento como um processo dinâmico e heterogéneo. Os resultados obtidos sugerem, ainda, a existência de diferenças culturais na abordagem ao cancelamento. Já relativamente às marcas, distinguem-se as consequências do cancelamento nas marcas associadas ao influenciador digital, sobre as quais o seguidor tende a manter a sua perceção anterior, e nas marcas próprias do influenciador digital, que sofrem impactos mais negativos, uma vez que o seguidor tem a perceção que estas refletem os valores do influenciador digital.
- Descodificação da receção dos anúncios publicitários, em diversas plataformas: a abordagem do neuromarketingPublication . Vieira, Elizabeth Kristine de Jesus; Antunes, Ana Cristina Coelho; Diogo, JulienOs últimos anos têm apresentado um crescimento da publicidade online, quer nas possibilidades de formato e de plataforma quer a nível orçamental. Ainda assim, a sua eficácia é um tema controverso. A possibilidade de ir mais além dos métodos tradicionais, no estudo do comportamento do consumidor, através de ferramentas de Neuromarketing levou a um novo leque de investigações a realizar. Por fim, a popularidade e as características intrínsecas do conteúdo em formato vídeo permitiram definir como principal objetivo, estudar quais os efeitos que, a visualização dos anúncios publicitários (em formato vídeo), em diversas plataformas, tem nos processos psicológicos do recetor. Pretendemos examinar na ótica da atenção, através da utilização de eye tracking, o comportamento dos participantes nas diversas plataformas e o impacto dos diversos elementos das plataformas; analisar o processo mnésico aquando o anúncio de um anúncio e de uma marca desconhecida; observar as variações emocionais nos diversos conteúdos exibidos e, analisar a relação entre a atitude relativamente ao anúncio e a atitude relativamente à marca. Para efetivar o estudo foi idealizada uma triangulação de métodos, composta pelo eye tracking, pelo questionário SAM e por um inquérito aos participantes. Os resultados demonstraram que, de um modo geral, independentemente da plataforma, quando convidados a visualizar o anúncio, a atenção recai na maior parte do tempo para esta área; as emoções positivas sentidas ao longo da reprodução têm peso na atitude criada relativamente ao anúncio que, por sua vez, influencia a atitude relativamente à marca; o storytelling do anúncio em estudo foi claro e eficaz a nível da memória, pelo menos a curto prazo, dado que facilmente os participantes relataram a experiência. Embora os objetivos da investigação tenham sido cumpridos na sua generalidade, permitiram fornecer direções para estudos futuros. Nomeadamente, na replica do estudo num ambiente real, com as plataformas em formato mobile e uma amostra mais representativa e/ou outros grupos de interesse. Ou ainda, alternar a ordem dos anúncios e das plataformas entre os participantes, como também, complementar com outros métodos disponíveis no neuromarketing.
- Os determinantes da intenção de compra dos consumidores através do instagramPublication . Silva, Ana Cláudia Rodrigues da; Antunes, Ana Cristina CoelhoEste estudo está inserido na área do marketing digital, mais precisamente no campo dos social media, e tem como tema principal a influência que o Instagram tem na intenção de compra dos consumidores. Para tal, serviu-se de conceitos base como é o caso da sociedade da informação e do conhecimento, da Web 2.0, Social Media, Redes Sociais e S-Commerce. Tendo como finalidade, perceber de que forma o Instagram influencia a intenção de compra do consumidor, foi analisada a frequência com que os utilizadores visitam a rede social, a utilidade percebida da plataforma, assim como a sua facilidade de uso, as atitudes e os motivos dos utilizadores, e por fim, os influenciadores sociais e o word-of-mouth. Com o intuito de avaliar o impacto que as redes sociais exercem na intenção de compra do consumidor, e tendo como referência máxima o Instagram, uma rede social com bastante notoriedade em Portugal, foi aplicada uma metodologia quantitativa, que se caracterizou pela realização de um inquérito por questionário a 162 inquiridos. Depois da análise deste estudo, conclui-se que os motivos de utilização, as atitudes e o word-of-mouth produzem um efeito significativo sobre a intenção de compra por intermédio do Instagram.
- Determinantes do amor pela marca no mercado português e espanholPublication . Rodríguez Bento, Jennifer; Antunes, Ana Cristina CoelhoVivemos numa época de continua mudança, os consumidores evoluíram, são conscientes do poder que lhes outorga as novas tecnologias, permitindo-lhes acesso a informação em tempo real. Nesse sentido, exigem uma relação mais pessoal com as marcas, baseada numa comunicação bidirecional na qual não são considerados simples números ou perfis sociodemográficos. Perante este contexto, as marcas estão a começar a alinhar as estratégias de negocio à volta do consumidor, porque sabem que os consumidores depositarão a sua confiança em empresas que cumprem as suas promessas, o que revela que para além da componente funcional, ganha força a componente emocional. O objetivo desta investigação é contribuir para a compreensão dos fatores que levam o novo consumidor hipermoderno a desenvolver relações afetivas com a marca, mais concretamente amor com a marca e a influência da cultura nesta relação. Neste sentido, examinamos o papel das motivações de consumo, concretamente motivações hedónicas (experiência da marca), utilitárias (qualidade percebida) e sociais (sentido de comunidade), assim como o da credibilidade da marca, enquanto potencias preditores do amor à marca. Foi ainda estudado o potencial papel mediador da identidade com a marca (cognitiva, avaliativa e afetiva) nesta relação. Para isso, foi realizado um estudo transcultural de cariz qualitativo composto por duas amostras, portuguesa (387 participantes) e espanhola (397 participantes), com o intuito de analisar a influência da cultura. Os resultados obtidos sugerem que não obstante alguma proximidade cultural, existem diferenças culturais que podem ter impacto no amor à marca. Os resultados ainda sugerem que quer as motivações de consumo quer a credibilidade da marca, atuam como preditores do amor à marca. Esta relação com o amor à marca, é mediada pelo grau de identificação com a marca.
- Efeitos das experiências sensoriais olfativas na avaliação da experiência de visita do comprador em lojas físicas de roupaPublication . Soares, Elisa Rijo Ribeiro; Antunes, Ana Cristina Coelho; Machado, Ana TeresaA criação de experiências diferenciadoras é, atualmente, um desafio para o sucesso das marcas, sobretudo no que diz respeito ao segmento do retalho. Desta forma, os retalhistas devem apostar na presença de estímulos sensoriais na atmosfera de loja, de modo a oferecer ao comprador a melhor experiência possível. É neste sentido que se integra a presente investigação, a qual possibilitou uma melhor perceção da influência dos estímulos sensoriais olfativos para a experiência de visita do comprador em lojas físicas de fast fashion, guiando-se a partir da questão de partida: “Quais os efeitos das experiências sensoriais olfativas na avaliação da experiência de visita do comprador português em lojas físicas de roupa?” Acrescenta-se, ainda, que, esta investigação, construída com base no método qualitativo, permitiu comprovar a influência destas experiências em alguns aspetos do processo de compra, embora com importância variável, dependendo da temática em específico. No entanto, este estudo também manifesta alguns dados novos para a literatura, sobretudo porque este tema carece, ainda, em geral, de investigação a nível nacional e, em particular, acerca das lojas de fast fashion, tanto no contexto nacional como no contexto internacional. Conclui-se, desta forma, que as experiências sensoriais olfativas têm uma influência no consumidor português no que diz respeito à presença de fragâncias na atmosfera de loja, à entrada em loja, à exploração da loja, à experimentação dos artigos e, finalmente, à compra, sendo que esta influência nem sempre é positiva.