ESCS - Escola Superior de Comunicação Social
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESCS - Escola Superior de Comunicação Social by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 1975
Results Per Page
Sort Options
- Da anomia ao estigmaPublication . Medeiros, Carlos Laranjo; Pedro, Carlos; Cavaleiro Rodrigues, José; Semedo, José João; Cunha, Manuela; Moço, Manuela; Anderssen, Maria da Luz; Frade, Maria Alice; Coelho, Mário Baptista; Simões, RuiEstudos de caso de instituições totais, segregativas e estigmatizantes (prisões, hospitais psiquiátricos, centros de reeducação), cuja finalidade é terminal e/ou normalizante e dos universos anómicos nela internados.
- Os "night clubs" de Lisboa nos anos 20Publication . Barros, Júlia Teresa Pinto De SousaO presente trabalho tem como objectivo enquadrar no quotidiano da cidade de Lisboa do pós I Guerra e, em especial, na década de Vinte, o novo divertimento nocturno: o Night Club (clube nocturno). Procuraremos entender de que forma estes modernos locais de lazer nocturno podem ser considerados produtos mitificados «anos loucos» e, simultaneamente, indagar em que medida a sua aparição reflecte as rupturas – sociais, económicas, culturais – operadas na sociedade lisboeta de então. No estudo do clube nocturno, tentámos ver os limites da sua modernidade. Atendemos à sua localização no tecido urbano da cidade, à forma como utiliza os espaços de que disfruta, qual o tipo de diversões e ocupações que põe ao dispor dos seus clientes, para, por último focar quem os frequenta.
- As mulheres jornalistasPublication . Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesHá poucos anos atrás, José Eduardo Moniz resolveu despedir Maria Elisa e Margarida Marante. Que pôde a notoriedade das televedetas perante o poder de decisão administrativa do director de programas? Quase sem presença até 1974, as jornalistas representam agora cerca de 30% do total dos profissionais: 1142 mulheres, num universo de 3879.[1] Mas ao lado dos grandes proprietários das empresas de imprensa como Francisco Pinto Balsemão, Luís Silva ou Carlos Barbosa não se encontra nenhuma mulher. Situação idêntica ocorre na direcção dos principais jornais, rádios e televisões. Até ao momento em que escrevo este texto, nenhuma mulher tem o nome no lugar onde nos habituámos a ver os de Vicente Jorge Silva, Bettencourt Resendes ou José António Saraiva. Excepção feita ao semanário O Diabo, as únicas mulheres directoras de órgãos de comunicação social encontram-se nas revistas dirigidas ao público feminino. São também escassos os cargos de chefia ocupados por mulheres nas redacções. A elite jornalística continua, portanto, a ser predominantemente masculina, o que significa que ao ingresso das mulheres na profissão não tem correspondido idêntico acesso a lugares de relevo. No jornalismo, as mulheres encontram-se, na sua esmagadora maioria, a desempenhar funções de execução. À visibilidade crescente não corresponde o poder nas redacções.
- A AIA em Portugal: análise dos processos instruídos entre junho de 1990 e julho de 1997: uma síntesePublication . Garcia, José Luís de Oliveira; Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Conceição, SusanaO IPAMB solicitou ao OBSERVA a criação de uma base de dados dos processos de Avaliação de Impactes Ambientais (AIA) e um relatório que sintetizasse e interpretasse o acervo compilado. Esta iniciativa foi acolhida como estudo preliminar do projecto Episódios de Conflito Ambiental do OBSERVA, devido à sua óbvia pertinência. Este texto constitui um breve resumo daquele estudo.
- Projecto de episódios de conflito e cidadania ambiental: impacte ambiental, contingência e regulação: os estudos de impacte ambiental em Portugal (1990-1997)[relatório]Publication . Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Garcia, José Luís de Oliveira; Pott, MarisaO IPAMB solicitou ao OBSERVA a criação de uma base de dados dos processos de Avaliação de Impactes Ambientais e um relatório que descrevesse e sintetizasse, com a interpretação adequada e possível à natureza do material recolhido, o acervo compilado. Esta iniciativa foi acolhida na qualidade de estudo preliminar do projecto Episódios de Conflitos Ambiental do OBSERVA, devido à sua óbvia pertinência.
- Episódio de conflito ambiental: o caso da Ponte Vasco da Gama: relatório finalPublication . Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Matos, Gisela; Garcia, José Luís de Oliveira; Conceição, SusanaA equipa responsável pelo estudo Episódios de Conflito Ambiental – que visa entender os processos e dinâmicas de formação da consciência e participação ambiental em alguns conflitos importantes, bem como equacionar os pressupostos e procedimentos das metodologias de Avaliação de Impacte Ambiental tendo em vista a efectividade do actual modelo – desenvolveu, ao longo dos últimos meses, um estudo acerca da nova travessia rodoviária sobre o Tejo em Lisboa – a ponte Vasco da Gama.
- Três casos criminais: entre a realidade recenseada, a imagem criada pela TV e a decisão judiciária: relatório para o CEJPublication . Garcia, José Luís de Oliveira; Mendes, Hugo; Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesEste relatório trata dos seguintes assuntos: I – A Justiça e os Media 1. Direito, justiça e media: uma abordagem comparativa e relacional da visão liberal 2. Questionamento da visão tradicional/liberal do direito e dos media 3. A relação entre direito e media à luz de alguns modelos da sociologia do direito 4. A relação entre o direito e os media a partir de uma teoria dos campos II – A Justiça nos media 1. Dos conflitos de perfomatividade aos conflitos de retorica 2. Do direito mediatizado à sua recepção pelo público 2.1. O crime como faze visível do direito e da justiça nos media 2.2. A especificidade da televisão 2.3. Justiça e televisão: uma relação revisitada 3. Abrir a caixa negra da recepção 3.1. Diferentes imagens do público 4. A Escola de Glasgow Três casos criminais: - Caso da acusação de burla a um Secretário de Estado - Caso Buzinão - Caso do Impedimento da entrada no país de mulher de imigrante africano.
- As significações da imagem publicitária como discurso organizacionalPublication . Verissimo, JorgePretende-se nesta comunicação desenvolver algumas reflexões sobre o discurso publicitário enquanto discurso das organizações para os seus públicos externos, centrando-se sobre a imagem publicitária como processo gerador de significações simbólicas, sociais e culturais nos indivíduos, isto é, uma análise da imagem publicitária, da sua importância no discurso publicitário da sociedade de consumo actual, bem como uma reflexão sobre algumas questões que devem ser obedecidas no seu processo de produção.
- Novas tecnologias de informação e comunicação política: alguns eixos problemáticosPublication . Montargil, FilipeO desenvolvimento de Novas Tecnologias de Informação (NTI) tem vindo a ser crescentemente utilizado, na última década, como pano de fundo para repensar as formas de organização da comunicação política. A internet ocupa, neste contexto, um papel preponderante, sobretudo devido ao crescimento vertiginoso do número de utilizadores. As NTI parecem impor alterações na organização do fluxo de informação política com base num conjunto claramente determinado de características. De entre estas, a bidireccionalidade, a capacidade de veicular mais informação (e de forma mais rápida), e a flexibilidade, possibilitando a rápida reconfiguração do sistema, têm adquirido alguma relevância, surgindo como base para análises profundamente optimistas da evolução dos sistemas democráticos. As NTI são encaradas, segundo esta perspectiva, como uma possível solução técnica para a crise de mobilização e legitimidade que sentimos, nos sistemas democráticos contemporâneos. É proposta, na presente comunicação, a abordagem de alguns eixos problemáticos na aplicação de NTI à comunicação política. Pretende-se, a partir da análise da influência das NTI nos fluxos de informação política, reflectir sobre o carácter instrumental que podem desempenhar, face a concepções diversificadas do exercício do poder.
- Teledemocracia, democracia electrónica e participação públicaPublication . Montargil, FilipeUma das dimensões da reflexão sobre a Sociedade da Informação centra-se no impacto das Novas Tecnologias de Informação (NTI) sobre o processo democrático. Conceitos como democracia electrónica, teledemocracia ou ciberdemocracia foram já utilizados para descrever as mudanças em curso e designar o resultado decorrente da utilização de NTI nos sistemas democráticos. É aqui apresentado um estudo em desenvolvimento, que pretende contribuir para a compreensão da relação existente entre as políticas públicas sobre a Sociedade da Informação, as experiências de democracia electrónica realizadas e o envolvimento dos cidadãos no processo de tomada de decisões políticas em Portugal.