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- Som contigo: música, tecnologias e necessidades educativas especiaisPublication . Rodrigues, Margarida Costa Sérvulo; Nunes, Clarisse; Madureira, IsabelAs atividades para públicos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) são pensadas com o intuito de promover oportunidades de inclusão. Essas atividades são programadas com o objetivo de proporcionar igual acesso ao museu, à informação sobre as obras, à exploração das mesmas artisticamente e à fruição desses momentos, quer de forma individual quer em grupo. É neste contexto que surge a atividade Som Contigo, na qual é desenvolvido um trabalho de grupo que passa pela exploração do som e do sentir. A atividade Som Contigo é uma das que maior diversidade de públicos inclui, uma vez que as ferramentas utilizadas permitem a participação de pessoas com paralisia cerebral, multideficiência, Perturbações do Espectro do Autismo, entre outras características. O presente estudo desenvolveu-se neste contexto e teve como principal propósito averiguar o contributo da atividade Som Contigo na promoção de oportunidades de envolvimento e participação de alunos com NEE e no desenvolvimento de competências de interação social. O estudo qualitativo de natureza interpretativa envolveu o recurso a diversas técnicas: (i) entrevistas semiestruturadas: uma à coordenadora de área da FCG e outra ao artista responsável pela arquitetura da atividade Som Contigo; (ii) observações das atividades desenvolvidas com dois grupos de alunos em idade escolar - um grupo com multideficiência e outro com Perturbações do Espetro do Autismo; e (iii) questionários aos professores responsáveis de cada grupo. Os dados recolhidos foram analisados com recurso à análise de conteúdo. Participaram no estudo 12 alunos com NEE (seis com PEA e seis com MD) com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos) e 11 adultos (seis professores, dois mediadores artísticos e três voluntários da FCG). Os resultados evidenciaram que a dinamização da atividade Som Contigo proporcionou oportunidades para que os dois grupos de alunos se envolvesse e participasse de forma ativa nas tarefas solicitadas, registando-se maior frequência de comportamentos de interação física com os recursos físicos disponibilizados, do que com colegas e adultos. Salienta-se ainda o registo de maior volume de comportamentos de participação e envolvimento na atividade no grupo de alunos com PEA do que no grupo de alunos com MD, sendo esses comportamentos também mais diversificados. Registou-se ainda diferenciação de estratégias utilizadas pelos adultos que dinamizaram a atividade com os dois grupos de alunos. No caso dos alunos com MD foram usadas, sobretudo, estratégias individualizadas e com os alunos com PEA mais estratégias de grupo. Este estudo evidenciou que as tecnologias constituíram recursos facilitadores do envolvimento e participação de alunos com necessidades complexas em atividades relacionadas com a arte realizadas em contexto museológico.
- Aspie Quiz: projeto de aplicação móvel de apoio à identificação de emoções, para portadores de Síndrome de AspergerPublication . Conceição, Francisco José das Dores; Antunes, Ana Cristina Coelho; Quico, Célia Maria SilvérioSíndrome de Asperger é uma perturbação neurobiológica e comportamental que se insere na categoria das perturbações do espectro do Autismo. Em 1944 o pediatra Austríaco Hans Asperger identifica um padrão de comportamento aparentado ao Autismo, identificado por Eugen Bleuler em 1911, apresentando um nível cognitivo igual ou superior à média e sem comprometimento da fala. Em 1981 os estudos de Hans Asperger ganham visibilidade pela mão da psiquiatra Inglesa Lorna Wing. Em 1994, estes estudos são aceites pela comunidade médica com o nome Síndrome de Asperger e inscritos na quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-IV. De acordo com última publicação do manual DSM-5, em 2013, a Síndrome de Asperger vê a sua designação alterada para Perturbação do Espectro do Autismo. Este transtorno neurobiológico e comportamental do espectro do Autismo, de entre diversas características, apresenta uma grande dificuldade na interação social e na leitura da linguagem corporal e expressões faciais. As expressões faciais são a forma preferida de expressão das emoções, estados de humor e atitudes interpessoais (Ekman et al, 1987). Fornecem um comentário à produção verbal, mantendo uma estreita relação com a linguagem. A aplicação multimédia “Aspie Quiz” destina-se a portadores de Síndrome de Asperger e pretende constituir-se como um elemento pedagógico no ensino da leitura, reconhecimento e interpretação das expressões faciais. As suas valências poderão ser utilizadas como uma estratégia alternativa na terapêutica a aplicar a transtornos do neuro desenvolvimento.
- Analyse de la durabilité des entreprises agricoles EuropéennesPublication . Dos Santos, Maria José Palma Lampreia; Ferreiro, Maria de Fátima; Ahmad, Nawaz; Ahmed, Rizwan Raheem; Mota, Manuel Gonçalves; Silva, Emiliana Leonilde Dinis Gil Soares; Machado-Santos, CarlosL'activité agricole européenne a un rôle important pour la sécurité alimentaire européenne et mondiale et aussi dans la préservation du monde rural. L'objectif principal de cet article est l’analyse de la durabilité agricole des vingt-huit États Membres de l'Union Européenne en termes économiques, environnementales, sociales et politiques. La information utilisée dans l’analyse correspond à la base de données Réseau D'information Comptable Agricole (RICA) de la Commission Européenne et la méthodologie inclut l'approche min-max et les méthodes multivariées, notamment l'analyse du Composant Principal et l'analyse de regroupement (Cluster). Les résultats confirment l'existence de trois groupes de pays/entreprises agricoles européens: les pays de l’Éurope Centrale, les Nouveaus Etats-Membres, et les pays Méditerranéens. Les résultats confirment également que les entreprises agricoles européennes et leurs pays respectifs presentment une durabilité moyenne. Les points-clés de la conclusion principale confirment aussi l'importance de la durabilité pour mieux ajuster les politiques agricoles entre les Etats-Membres Européens.