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- Educação vocal no pré-escolar: cantar educaPublication . Meireles, Sara Ladeiras; Madureira, Luís; Barroso, SandraResumo I – Prática Pedagógica - O Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Música consiste num documento formado por duas partes distintas. A primeira descreve e reflete a prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo 2018/2019, realizada num contexto de ensino especializado na EAMCN. A segunda consiste na elaboração de um projeto de investigação, onde se pretende averiguar a importância da educação vocal no pré-escolar no desenvolvimento global das crianças. As aulas observadas e lecionadas nesta instituição, ao longo deste ano letivo, foram fundamentais para a perceção e compreensão na importância da intervenção do docente nas práticas diárias das aulas, assim como em todas as condicionantes geradas por fatores externos, não controláveis pelo professor.
- Depois do cancelamento: O impacto na relação entre o seguidor e o influenciador digital e na perceção das marcas a ele associadasPublication . Domingos, Vanessa Marques; Antunes, Ana Cristina CoelhoEntre milhões de seguidores e parcerias com marcas cada vez mais comuns, os influenciadores digitais parecem ter vindo para ficar. Vistos como alguém próximo e confiável, as suas opiniões são valorizadas e impactantes na atitude do consumidor perante a marca e na sua intenção de compra. No entanto, com o surgimento da cultura de cancelamento e o crescente cancelamento de influenciadores digitais nas redes sociais, torna-se pertinente estudar não só o impacto que este fenómeno tem na relação do seguidor com o influenciador digital, como também o impacto na perceção das marcas a eles associadas. Esta investigação propõe-se a explorar estas duas vertentes, além de apurar os motivos que levam ao cancelamento de influenciadores digitais, baseando-se na análise qualitativa de dados, recolhidos em entrevistas individuais em profundidade. Os resultados sugerem que a opinião do seguidor sobre o influenciador digital sofre um impacto negativo após o cancelamento, levando, tendencialmente, a uma quebra da relação parassocial previamente estabelecida. Esta rutura impacta o comportamento do seguidor, deixando este de seguir e de ter interações com o influenciador cancelado. Apesar disso, foi identificada uma minoria de participantes que voltou atrás na sua decisão de cancelamento, o que contribui para uma visão do cancelamento como um processo dinâmico e heterogéneo. Os resultados obtidos sugerem, ainda, a existência de diferenças culturais na abordagem ao cancelamento. Já relativamente às marcas, distinguem-se as consequências do cancelamento nas marcas associadas ao influenciador digital, sobre as quais o seguidor tende a manter a sua perceção anterior, e nas marcas próprias do influenciador digital, que sofrem impactos mais negativos, uma vez que o seguidor tem a perceção que estas refletem os valores do influenciador digital.
- Plano de Inbound Marketing Business to Business (B2B) Faurecia Aptoide AutomotivePublication . Sousa, Sérgio Manuel Cardoso; Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira doAs constantes transformações tecnológicas observáveis em todas as dimensões da sociedade têm vindo a tornar o mundo cada vez mais conectado. Os utilizadores procuram constantemente por experiências digitais à distância de um toque, fruto das possibilidades que hoje são oferecidas a qualquer indivíduo através dos seus dispositivos e, nomeadamente, das aplicações e serviços neles contidos. A indústria automóvel tem sido palco da tecnologia a vários níveis, desde o desenvolvimento de veículos elétricos, à conceção de viaturas autónomas por meio de software. Neste sentido, é também nesta indústria que agora se constata uma preocupação com a experiência digital do utilizador, tendo vindo a ser adotados sistemas operativos baseados em Android diretamente instalados no sistema de infoentretenimento dos carros. A Faurecia Aptoide Automotive (FAA) desenvolve App Stores para fabricantes automóveis, sendo também responsável por garantir a diversidade de aplicações e conteúdos neste ecossistema. Deste modo, o presente projeto visa desenvolver um plano de inbound marketing business to business (B2B) focado nos fornecedores de conteúdo da FAA.
- Os níveis de Burnout nos estudantes do Ensino Superior durante o período de aulas em regime mistoPublication . Silvestre, Cláudia; Meireles, AnaDesde o início de 2020 que os efeitos da pandemia COVID-19 se têm vindo a manifestar quer nas rotinas diárias quer nas diferentes áreas profissionais, agravando os níveis de depressão populacional. As instituições de ensino também foram largamente afetadas pelo efeito desta pandemia. A necessidade de uma adaptação repentina ao ensino online e a falta de interação social têm sido apontados como principais contributos para o aumento dos níveis de depressão tanto entre estudantes como entre docentes do ensino superior. Esta degradação da saúde mental dos jovens foi uma das conclusões do relatório "Youth and COVID-19: impacts on jobs, education, rights and mental well-being". O estudo refere que um em cada dois jovens entre os 18 e os 29 anos estão, possivelmente, sujeitos à ansiedade ou à depressão, e que provavelmente 17% já sentem o efeito destas perturbações. Embora até há poucos anos, o Burnout fosse incluído numa das categorias da depressão, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não reconhece o Burnout como uma doença mental, mas sim como uma síndrome de exaustão caraterizada por sintomas como stress, desgaste emocional e cansaço excessivo, como consequência de pressão profissional ou estudantil. Vários estudos têm revelado que a síndrome de Burnout académica se manifesta sobretudo entre os estudantes dos primeiros anos do ensino superior. Este facto é associado não só às novas responsabilidades com que os estudantes são confrontados quando transitam do ensino secundário para o superior, mas também pelas elevadas expetativas académicas, por vezes irreais, criadas pelos estudantes. O Burnout académico tem consequências graves entre a população estudantil, sendo apontada como responsável não só pelo fraco desempenho académico dos estudantes, mas também pelo aumento do absentismo académico ou mesmo pelo abandono escolar. A pandemia agravou a saúde mental dos estudantes universitários, sendo reconhecida como uma questão de saúde pública. Desta forma é crucial que as instituições de ensino recorram a métodos de despistagens sistemáticas desta síndrome, entre a população estudantil do ensino superior, sobretudo quando afetados por situações de pandemia. Esta apresentação pretende ser um contributo nesta área. Exploramos o efeito da pandemia no stress de estudantes da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). Neste sentido, no final do primeiro semestre de 2021 foi aplicado o instrumento desenvolvido por Maslach - Maslach Burnout Inventory–Student Survey (MBI-SS) - frequentemente utilizado para avaliar os níveis de stress estudantis. Neste estudo, que envolveu 316 estudantes, foi feita a comparação entre as três subescalas da MBI-SS: Exaustão, Cinismo e Eficácia e também entre géneros. Concluiu-se que, em termos gerais, os nossos estudantes estão a conseguir adaptar-se a esta nova modalidade de ensino. Ainda assim, os resultados foram úteis para estabelecer estratégias de ensino mais adequadas, que permitam maximizar o bem-estar dos estudantes e minimizar os efeitos desta situação pandémica.