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Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming

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A noção de fã ao longo dos anos foi-se alterando. Se no início a figura do fã se afigurava numa visão menos positiva e doentia, mais tarde, esta visão foi alterada pela imagem do aficionado ativo e participativo, que reúne consigo várias ferramentas de produção e partilha de conteúdos sobre o objeto que venera. Neste sentido, este estudo focou-se num particular grupo de admiradores, fazendo uma observação atenta da indústria do gaming. Esta investigação pretende traçar o perfil e comportamentos destes fãs de videojogos, explorar os motivos que os levam a assistir a competições de videojogos em livestream, a participar em eventos com a temática do gaming e a praticar outras atividades relacionadas com os jogos online. Adotou-se uma metodologia quantitativa e probabilística com uma abordagem mista, fazendo uso da aplicação de um inquérito por questionário (amostra de 218 participantes em dois eventos de videojogos). Pela análise dos resultados concluiu-se que o gaming, enquanto meio de entretenimento, possui a ‘Diversão’ como o motivo principal que leva os seus admiradores tanto a jogar videojogos, a assistir a competições de e-sports, como a ir a eventos com a temática do gaming. Também os ‘Motivos Sociais’ e a ‘Conexão a uma comunidade’ são fatores importantes para esta cultura. Por fim, os entusiastas da cultura dos videojogos, embora joguem, pertençam a comunidades e tenham interesses múltiplos, não se identificam como fãs.
ABSTRACT: The notion of fan over the years has changed. If in the beginning the figure of the fan appeared in a less positive and unhealthy view, later this view was changed by the image of the active and participative fan, who brings together with him various tools of production and sharing of contents on the object he venerates. In this sense, this study focused on a particular group of admirers, making a careful observation of the gaming industry. This research aims to trace the profile and behaviors of these video game fans, explore the reasons that lead them to watch video games competitions in livestream, to participate in gaming-themed events and to engage in other activities related to online gaming. We adopted a quantitative and probabilistic methodology with a mixed approach, using a questionnaire survey (sample of 218 participants in two video game events). From the analysis of the results it was concluded that gaming, as a means of entertainment, has the 'Fun' as the main reason that leads its admirers both to play video games, watch e-sports competitions, and go to events with the theme of gaming. Also the 'Social Motives' and the 'Connection to a community' are important factors for this culture. Finally, video game culture enthusiasts, although they play, belong to communities and have multiple interests, do not identify as fans.

Description

Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.

Keywords

Fandom Videojogos Gaming Eventos Fan Video games Events

Citation

Lima, F.M.A. (2022). Cultura de fãs: Uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/15578

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Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social