Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-05"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Acompanhamento de obra : reabilitação e ampliação de um edifício em CarnidePublication . Esgueira, Henrique Manuel Narciso; Gamboa, Manuel Augusto; d'Eça, Luís Manuel Demony de AlmeidaPela realização de um estágio curricular na empresa Almeida d’Eça Engenharia e Construção Unipessoal Lda. como membro da equipa de direção de obra foi possível o desenvolvimento do seguinte relatório que se apresenta como Trabalho Final de mestrado do curso de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. A realização de um estágio na área da Engenharia Civil como Trabalho Final de Mestrado permite a aquisição de competências profissionais conjugando toda a experiência adquirida academicamente com o trabalho desenvolvido com a finalidade de completar a formação neste ramo especifico. Com este trabalho pretende-se dar a conhecer as atividades desenvolvidas e acompanhadas pelo autor durante os quatro meses de estágio iniciado a 1 de março de 2017 e finalizado a 30 de junho do mesmo ano na obra de reabilitação de um edifício sito na Rua das Parreiras números 10 e 12, Carnide. Far-se-á uma exposição clara de todas as atividades desenvolvidas expondo os problemas e possíveis soluções a questões levantadas no decorrer da obra nos quais o autor deste trabalho teve participação ativa. Com a realização deste estágio tornou-se possível não só o contacto direto com a obra e com as suas limitações que, no caso em questão, tratando-se de uma obra de reabilitação numa zona histórica não se tratavam só de questões logísticas e de espaço, mas também de limitações de ordem arquitetónica, mas também o contacto com todos os intervenientes envolvidos na obra.
- Os determinantes da intenção de compra dos consumidores através do instagramPublication . Silva, Ana Cláudia Rodrigues da; Antunes, Ana Cristina CoelhoEste estudo está inserido na área do marketing digital, mais precisamente no campo dos social media, e tem como tema principal a influência que o Instagram tem na intenção de compra dos consumidores. Para tal, serviu-se de conceitos base como é o caso da sociedade da informação e do conhecimento, da Web 2.0, Social Media, Redes Sociais e S-Commerce. Tendo como finalidade, perceber de que forma o Instagram influencia a intenção de compra do consumidor, foi analisada a frequência com que os utilizadores visitam a rede social, a utilidade percebida da plataforma, assim como a sua facilidade de uso, as atitudes e os motivos dos utilizadores, e por fim, os influenciadores sociais e o word-of-mouth. Com o intuito de avaliar o impacto que as redes sociais exercem na intenção de compra do consumidor, e tendo como referência máxima o Instagram, uma rede social com bastante notoriedade em Portugal, foi aplicada uma metodologia quantitativa, que se caracterizou pela realização de um inquérito por questionário a 162 inquiridos. Depois da análise deste estudo, conclui-se que os motivos de utilização, as atitudes e o word-of-mouth produzem um efeito significativo sobre a intenção de compra por intermédio do Instagram.
- Construção de método de processamento para análise automática e semiautomática de imagens de cintigrafia de ventilação perfusão pulmonarPublication . Linares, Inês Micaela de Jesus; Jorge, Pedro Miguel Torres Mendes; Figueiredo, SérgioOs doentes com suspeita de trombo-embolismo pulmonar são frequentemente avaliados por técnicas cintigráficas, cujas limitações têm estimulado necessidade de criar aplicações de processamento de imagem para melhorar o suporte de análise no diagnóstico clínico. Pretendeu-se construir um método de processamento de imagem para extrair características das imagens da cintigrafia de ventilação e perfusão pulmonar (CVPP), partindo de um estudo retrospetivo com 71 indivíduos (média de idades 66,1 ±13,8 anos) que realizaram CVPP no Hospital Particular de Almada por indicação clínica (09/2014 a 06/ 2017). Aplicou-se aos estudos o método de processamento de imagem para CVPP desenvolvido com base num algoritmo automático e semiautomático (permite ajustes por parte do operador) para extração de características. Na análise estatística utilizou-se testes não paramétricos para comparar variáveis (significância 5%). Comparou-se as variáveis das amostras de doentes saudáveis e com patologia pulmonar através de curvas ROC. Incluiu-se a área do pulmão na região de interesse nos dois métodos de processamento. A análise estatística revela um maior número de casos onde os valores médios das variáveis em estudo obtêm melhores resultados quando o processamento é feito de modo semiautomático e nos estudos de perfusão. Distinguiu-se as probabilidades de existência de patologia identificadas em relatório médico na amostra patológica de forma global e localizou-se as mesmas nos diferentes lóbulos pulmonares. A metodologia desenvolvida permitiu incluir no processo de segmentação toda a região de interesse independentemente do método de processamento. Apesar da necessidade de realizar ajustes por parte do operador, este método mostrou-se promissor na avaliação destas populações. Carece, no entanto, de uma amostra maior e uma análise futura da variabilidade intraoperador, para se afirmar com propriedade os resultados.
- Proposta de comunicação para a marca VansPublication . Anselmo, Ana Rita Teixeira; Pina, Helena FigueiredoO excesso de oferta de produtos no quotidiano levou à emergência da comunicação por parte das marcas, resultando na saturação da comunicação. O consumidor mudou, está mais informado e cada vez mais procura plataformas alternativas que permitam fugir à publicidade. O grande desafio para as marcas passa agora por tentar abordar os seus públicos da melhor forma, garantindo a eficácia da sua mensagem ao mesmo tempo que criam uma relação com o target. É neste contexto que a experiência proporcionada pelas marcas revoluciona a forma como se comunica a mensagem das marcas e como se cria a relação com os consumidores. Nesta alternativa aos meios tradicionais, o consumidor passa a fazer parte da comunicação, deixando de ser apenas um recetor passivo. O objetivo deste projeto passa por entender as diferenças entre a comunicação tradicional e as novas formas de publicidade e de que forma poderão ser atualmente aplicadas na comunicação para este novo consumidor. Após esta análise, será delineado um plano estratégico com duração de 14 meses e dividido em três fases, para a marca de ténis e vestuário Vans. Recentemente, a marca abriu as suas primeiras lojas em Portugal onde houve aparentemente uma falha na sua comunicação. É desta forma que surge a pertinência e oportunidade para o desenvolvimento deste projeto. No entanto, o plano de comunicação será focado apenas na loja de Lisboa tendo em conta a localização central deste espaço. No final, serão apresentadas as possíveis formas de avaliação de resultados bem como as conclusões.
- Monitorização de deslocamentos em grandes barragens utilizando GNSS : aplicação à barragem do CabrilPublication . Morais, Rodrigo de Sousa; Oliveira, Sérgio Bruno Martins de; Lima, José NunoA monitorização contínua de deslocamentos em barragens desempenha um papel fundamental no controlo da segurança destas estruturas. O controlo da segurança é efetuado com base na comparação entre resultados da monitorização, p.ex. deslocamentos observados por fios de prumo, métodos geodésicos ou, mais recentemente, com GNSS (Global Navigation Satellite System) e resultados obtidos por modelos numéricos, geralmente modelos de elementos finitos 3D (MEF3D). No caso da barragem do Cabril, que se apresenta nesta dissertação, não foram instalados fios de prumo na secção central. Assim, a monitorização de deslocamentos nesta secção é realizada por métodos geodésicos clássicos que não permitem a monitorização em contínuo (apenas duas campanhas de observação por ano). Deste modo, entendeu-se que o uso do GNSS seria particularmente útil, pois permite uma monitorização em contínuo do deslocamento no topo da secção central. Como a barragem de Cabril apresenta problemas de fendilhação desde o seu primeiro enchimento, é de extrema importância acompanhar continuamente vários pontos notáveis, que incluem o topo da secção central. A presente dissertação foca-se na validação dos deslocamentos obtidos por GNSS, na barragem de Cabril, usando um modelo numérico de elementos finitos 3D, desenvolvido em MATLAB, no qual a fissuração é simulada através de elementos de junta. O MEF3D foi calibrado com base em deslocamentos observados por fios de prumo (em duas secções não centrais) e por métodos geodésicos clássicos, considerando variações de pressão hidrostática e variações anuais de temperatura. As histórias de deslocamentos observados por fios de prumo e métodos geodésicos foram analisadas usando um Modelo de Separação de Efeitos (MSE), para facilitar o processo de comparação entre os deslocamentos observados e os resultados numéricos. Desta forma, o modelo EF3D foi calibrado e usado para validar as medições GNSS.
- Contributo dos modelos pedagógicos na relação da educadora com crianças do jardim de infância em tarefas cooperativas e comunicativasPublication . Roque, Joana Oliveira Clérigo; Fuertes, MarinaOs modelos pedagógicos resultam de abordagens conceptuais acerca do desenvolvimento da criança, do papel do adulto na educação, do papel da criança, dos objetivos educativos e aspirações sociais da educação. Estes modelos orientam as práticas dos educadores de infância e guiam a perspetiva do educador acerca do seu papel, da criança, da família, e da comunidade educativa alargada. Neste estudo, procuramos descrever os comportamentos interativos e comunicativos de educadores apoiados em diferentes modelos pedagógicos. Para o efeito, foram comparados três grupos de educadoras: dez educadoras seguidoras do modelo da escola moderna, oito educadoras seguidoras do modelo High Scope e onze educadoras que não seguem um modelo específico as quais foi pedido que realizassem com uma criança da sua sala, em 20 minutos, um produto à sua escolha com os materiais e ferramentas disponibilizados. As crianças tinham três e quatro anos e não tinham problemas de desenvolvimento. Pretendia-se: 1) descrever e comparar os produtos realizados pelas díades de educadoras e crianças, bem como as escolhas de materiais; 2) comparar a qualidade interativa das educadoras quanto à empatia, atenção, reciprocidade, cooperação, elaboração/fantasia e desafio proposto e 3) analisar os enunciados dirigidos às crianças. Os resultados indicam que, à semelhança dos estudos anteriores as meninas receberam mais elogios que os meninos. Relativamente à qualidade interativa houve diferenças entre todos os modelos: as educadoras HighScope tematizaram mais a relação e as educadoras MEM foram mais objetivas. Em ambos os modelos as educadoras reagiram de forma mais adequada e com maior prontidão às observações e emoções da criança do que as educadoras sem modelo preferencial. Adicionalmente, as educadoras sem modelo preferencial utilizaram mais perguntas de conteúdo para reforçar as aprendizagens da criança.
- Estudo comparativo das representações maternas em díades com bebés de termo e extremo pré-termoPublication . Almeida, Ana Rita Costa Silva Gonçalves; Fuertes, MarinaA investigação prévia tem indicado que as mães dos bebés de pré-termo comparadas com as mães dos bebés de termo têm uma perceção mais negativa do temperamento do bebé. Alguns estudos indicam que as representações maternas estão associadas à vinculação. Num estudo português verificou-se que as mães dos bebés de pré-termo (saudáveis e nascidos entre as 32 e 36 semanas de gestação) estavam mais preocupadas com o desenvolvimento e saúde dos seus filhos do que as mães dos bebés de termo, mas eram mais confiantes quanto ao futuro. No intuito de investigar as representações maternas em díades com bebés de extremo pré-termo ou prematuríssimos (idade gestacional inferior a 32 semanas), comparando-as com díades de bebés de termo (idade gestacional superior a 37 semanas), as mães foram entrevistadas nas primeiras 72 horas após o parto acerca do desenrolar da gravidez, do parto, do nascimento antecipado, da maternidade e do futuro desenvolvimento do bebé. No estudo participaram 20 díades mãe-filho(a) de bebés de extremo pré-termo e 41 de termo. Os resultados indicam que a gravidez foi mais desejada e temida nas mães dos bebés de extremo pré-termo. Talvez por isso, e porque os seus filhos ainda estão em risco de vida, as mães destes bebés não querem antecipar o futuro. Em percentagem, as mães dos bebés de termo descrevem mais os seus filhos como calmos quando comparadas com as outras mães em estudo. As representações maternas são explicadas pelo peso, idade, índice de APGAR do bebé bem como pelo número de filhos e idade das mães. Os dados serão discutidos à luz das práticas de intervenção precoce, suportadas na evidência e na ação preventiva, junto de pais de crianças nascidas de extremo pré-termo.
- Rebranding da aplicação para surfistas"Qual a tua onda?", do Instituto HidrográficoPublication . Pacheco, Ana Rita Franco; Miranda, Sandra Marisa LopesOs smartphones e as aplicações são uma arma de comunicação muito forte. A sua utilização tem vindo a crescer nos últimos anos, sendo uma das tecnologias mais utilizadas pelos consumidores, eliminando as barreiras de tempo de espaço. Neste contexto, as marcas têm vindo a trabalhar de forma a estarem presentes neste novo canal de comunicação, de uma forma mais leve e emocional. Com base neste contexto social e económico, o Instituto Hidrográfico criou uma aplicação chamada “Qual tua onda?”, de forma a ir ao encontro dos possíveis utilizadores dos seus dados, os surfistas. Disponibilizando assim, a informação necessária para a prática do surf. Apesar de ter sido uma boa iniciativa, reparamos que havia algumas inconformidades com esta aplicação. O nome, a comunicação e até a informação que disponibilizavam não era coerente com o objetivo e não ia ao encontro com as necessidades e filosofias dos surfistas. Desta forma, após percebermos quais eram as debilidades da antiga aplicação, através de uma investigação de suporte privilegiando o método quantitativo, operacionalizado por via da aplicação de um inquérito por questionário a 121 pessoas e após a uma extensa avaliação ao mercado das aplicações do surf, percebemos que era importante fazer um rebranding à aplicação do Instituto Hidrográfico, colocando novas características, funcionalidades e a essência do surf nesta nova aplicação. Nascendo assim, a “GimmeSwell”.
- Cálculo de doses absorvidas e efetivas em exames de tomografia de emissão de positrões com 18F-FDGPublication . Queiroga, Margarida Palma; Ferreira, PedroA tomografia de emissão de positrões (PET, do acrónimo inglês Positron Emission Tomography) com 18F-FDG é uma técnica que apresenta elevada sensibilidade no estudo de neoplasias. O cálculo dosimétrico em PET depende da biodistribuição do 18F-FDG, que é de difícil modelação e sofre elevadas variações entre indivíduos. O objetivo do presente estudo é proceder ao cálculo dosimétrico de exames PET com 18F-FDG por simulações de Monte Carlo, recorrendo ao software PENELOPE, aos modelos biocinéticos propostos por Hays e Segal e ao modelo vesical desenvolvido por Stephen et al., comparando os resultados obtidos com resultados descritos pela ICRP publicação 106, por Hays et al., por Deloar et al., por Quinn et al. e por Brix et al. Foi criado um fantoma computacional antropomórfico baseado em equações quádricas, que apresentou uma massa total de 87,01 kg. Desenvolveram-se simulações de Monte Carlo de acordo com a biodistribuição do 18F-FDG, tendo-se admitido como órgãos-fonte o cérebro, os pulmões, o miocárdio, o fígado, a bexiga. Realizaram-se, também, simulações correspondentes à modelação da atividade de fundo. Com base nos resultados das simulações e nos dados de biocinética foram calculadas as doses absorvidas pelos diferentes órgãos e a dose efetiva por unidade de atividade de 18F-FDG adminsitrada. Calculou-se, também a ponderação da Tomografia Computorizada (CT, do acrónimo Inglês Computed Tomography) na dose efetiva de exames híbridos PET-CT. Obtiveram-se, ainda, resultados relativos à contribuição dos positrões em questões dosimétricas de PET. O modelo vesical foi utilizado para calcular a influência da hidratação em dosimetria de PET pela variação dos tempos para a primeira excreção (40-180 min). A dose efetiva por unidade de atividade de 18F-FDG administrada (1,8×10−2 mSv/MBq) apresenta uma diferença percentual baixa quando comparada com o resultado da ICRP publicação 106 (7,89%) e com o estudo de Quinn et al. (12,69%). Os resultados de dose absorvida nos diferentes órgãos, apresentam diferenças percentuais muito consideráveis entre todos os estudos descritos. A percentagem de energia depositada pelos positrões apresenta um valor preponderante (87,19%) relativamente aos fotões de aniquilação. Os exames híbridos PET-CT acarretam um aumento de dose efetiva (11,08 mSv), tendo a CT uma elevada contribuição (45%). O estado de hidratação do paciente é importante em dosimetria em PET, podendo estar associado a um aumento de dose efetiva na ordem dos 0,6 mSv/MBq.
- NutriHolic: app de nutriçãoPublication . Guerreiro, Catarina Belmonte Lopes do Carmo; Miranda, Sandra Marisa LopesNos últimos anos a preocupação por um estilo de vida mais equilibrado tem-se revelado cada vez mais importante no quotidiano da população portuguesa. Contudo, segundo estimativas realizadas pelo IHM (The Institute for Health Metrics and Evaluation – 2015), os hábitos alimentares inapropriados foram a causa com mais destaque no total de anos de vida saudável perdidos pelos portugueses. Se, por um lado, temos os hábitos alimentares saudáveis, por outro temos a tecnologia que está em constante evolução e que apesar de diminuir a atividade física, pode ser uma verdadeira aliada na consciencialização e promoção da saúde. Com a chegada das novas tecnologias é possível estarmos permanentemente informados sobre todos os temas, seja qual for o local, e por isso, torna-se mais fácil incentivar a adoção de comportamentos mais saudáveis. Hoje em dia, as aplicações móveis desempenham um papel essencial, sendo uma grande ajuda, porque estão presentes no dia-a-dia das pessoas e, dessa forma, fica mais simples alterar os maus hábitos alimentares, recorrendo a uma app móvel que alerte para as boas e más escolhas alimentares. Este trabalho de projeto tem o intuito de analisar e identificar as principais apps já existentes no mercado relacionadas com a nutrição e bem-estar, com vista ao desenvolvimento de uma app móvel de leitura e interpretação dos rótulos que auxilie na consciencialização dos hábitos alimentares da população portuguesa. Para o efeito, foi desenvolvida uma investigação de suporte, tendo sido aplicado uma metodologia do tipo quantitativa, operacionalizada por via de um inquérito por questionário, a uma amostra de 152 sujeitos. As principais conclusões apontam para a viabilidade e importância da app tendo como principais funcionalidades a leitura e interpretação dos rótulos, receitas com base nos produtos comprados, sugestões de produtos saudáveis e locais onde podemos encontrar os produtos.