Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-18"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Criação de um manual de boas práticas para o desenvolvimento de aplicações móveis de apoio à mobilidade de pessoas com cegueira nos transportes públicosPublication . Silva, Camila; Antunes, Ana Cristina CoelhoAs novas tecnologias têm vindo a evoluir de forma notável e veloz. Todos os dias são estudados e implementados novos produtos tecnológicos, que inevitavelmente, influenciam a forma como vivemos o nosso dia-a-dia. As aplicações móveis são um exemplo de um recurso amplamente utilizado e explorado na resolução de necessidades de diversos tipos de utilizadores. Este trabalho foca-se nos utilizadores com cegueira, pois acredita-se que estas ferramentas tecnológicas possuem um enorme potencial na melhoria da sua qualidade de vida. O tipo de aplicações móveis que se escolheu estudar neste projeto foram as que prestam apoio à mobilidade de pessoas cegas nos transportes públicos. Estas podem influenciar de forma significativa os seus níveis de segurança e confiança, facilitando assim a sua autonomia. Neste projeto propõe-se a criação de um manual de boas práticas para o desenvolvimento de aplicações móveis de apoio à mobilidade de pessoas cegas nos transportes públicos. O objetivo deste manual passa por reunir os princípios e as guidelines a cumprir para que se garanta a acessibilidade e a eficiência destas aplicações. Para tal manteve-se uma dupla estratégia: por um lado procedeu-se a uma extensa revisão da literatura existente acerca das especificidades do utilizador cego e do desenvolvimento de aplicações móveis de apoio à sua mobilidade nos transportes públicos. Esta estratégia foi conciliada com um estudo qualitativo desenvolvido com utilizadores cegos, bem como com peritos e desenvolvedores deste tipo de aplicações móveis, com a intenção de reunir um maior conjunto de informação, quer consultando os principais intervenientes na conceção e desenvolvimento destes dispositivos, como dos seus utilizadores. Este estudo exploratório sugere que a possibilidade de o utilizador personalizar o tipo de feedback e o nível de detalhe recebido pela aplicação, são aspetos com grande influência na eficiência destas aplicações para pessoas cegas. Considera-se também que a acessibilidade é um aspeto fundamental no desenvolvimento deste tipo de aplicações móveis.
- Aplicações dos criogénicos em processos industriais do setor alimentarPublication . França, João Pedro Anastácio; Santos, Francisco Manuel Gonçalves dosAtualmente, a conservação por frio de um produto transformou-se num simples elo na cadeia de processos industriais que constituem a elaboração e comercialização dos alimentos. Como tal, deve estar orientado para maximizar a qualidade do produto final, otimizar a produtividade e incidir da menor forma possível no aumento dos custos. Como resposta ao anterior, os fluídos criogénicos permitiram-nos contar com uma alternativa ao tradicional método de refrigeração por meio de um fluído refrigerante num ciclo de expansão-compressão, o que normalmente designamos por frio mecânico. Assim, o frio criogénico tem a sua fronteira térmica nos processos que operam a temperaturas inferiores a -45 ºC, conhecido como o limite térmico tecnicamente comum dos equipamentos de arrefecimento mecânico. A obtenção de temperaturas de trabalho inferiores é possível pelo aproveitamento da elevada potência térmica dos fluídos criogénicos, como o azoto e o dióxido de carbono líquidos, cujas temperaturas de ebulição à pressão atmosférica correspondem a - 195,6 ºC e -78,9 ºC, respetivamente. Este trabalho incide sobretudo na apresentação das soluções criogénicas alternativas ao frio mecânico aplicadas nos processos de conservação dos produtos alimentares. Demonstrando as vantagens na sua utilização, principalmente da importância na formação de cristais de gelo durante o processo de congelação criogénica. Faz-se também uma descrição dos equipamentos utilizados neste tipo de processo criogénico, ou as adaptações necessárias para esse efeito, descrevendo o seu modo de funcionamento e os cuidados a ter para um aproveitamento ideal. Por fim exemplifica-se um caso de estudo criogénico aplicado à ultracongelação de framboesas e morangos, onde se adota uma solução crio-mecânica mediante dois possíveis cenários. Este estudo pretende demonstrar a capacidade frigorifica necessária e o consumo de azoto, para cada um dos cenários, aproveitando ainda para quantificar economicamente as consequências do fenómeno de desidratação dos produtos alimentares com alto teor de água. Permitindo tirar algumas conclusões interessantes sobre o impacto económico no produto devido ao custo e consumo do azoto como agente criogénico.
- Lógicas de organização de grupos de crianças na educação pré-escolar, em estabelecimentos privadosPublication . Marinho, Ana Filipa Rodrigues; Pires, CarlosA constituição de grupos de crianças na educação pré-escolar remete-nos para um conjunto de aspetos que, pela ausência de normas legalmente estabelecidas para o setor privado, nos parece pertinente conhecer e analisar. O órgão de gestão de cada estabelecimento de ensino tem um papel determinante na condução deste processo, sendo escassa a existência de documentos orientadores da sua ação. O presente estudo pretende contribuir para o conhecimento destas lógicas de organização, centrando a pesquisa nas representações de diretores pedagógicos de estabelecimentos privados no distrito de Lisboa. O objetivo central deste estudo é assim descrever as lógicas de organização de grupos de crianças na educação préescolar (identificadas pelos participantes desta investigação), no intuito de caracterizar e analisar as conceções dos gestores escolares, as fundamentações a que se reportam e as ações organizacionais que, na sua perspetiva, estão subjacentes à constituição de grupos de crianças em educação pré-escolar. Para a realização do estudo, selecionámos a investigação qualitativa – estudo de caso múltiplos – recorrendo a técnicas de recolha de dados qualitativos, nomeadamente entrevistas semiestruturadas e análise documental. Posteriormente, procedemos à análise de conteúdo, com o objetivo de transformar a informação em considerações finais. Os resultados do estudo referem a estratificação por idades como conceção primordial, facilitando a adequação das metodologias ao nível de desenvolvimento das crianças. As práticas são baseadas na formação normativa (nomeadamente as que apoiam o setor público) e nas orientações curriculares. O estudo revela ainda uma liderança democrática na tomada de decisão, em que é parte integrante o corpo docente, contribuindo para uma seleção mais eficaz e promotora do sucesso académico dos alunos. Foram identificados critérios de seleção comuns por todos os participantes, sendo eles a facilidade de integração, o desenvolvimento e comportamento das crianças, a idade e o género.
- A exclusão social na televisão: o caso do programa informativo 'E se fosse consigo?'Publication . Martins, Mónica Soraia Romeira; Simões, Rui Fernando AlmeidaO presente Relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Jornalismo, da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, com vista à obtenção do grau de mestre. Este trabalho resulta de seis meses de estágio na redação de informação da SIC e da SIC Notícias onde foram desempenhadas as funções de jornalista-estagiária, desde o dia 29 de fevereiro até ao dia 29 de agosto de 2016. O foco principal incide sobre o Programa Informativo E Se Fosse Consigo?, que procurou identificar, mostrar, simular e discutir situações de rutura e de margem relativamente à cidadania como o direito pleno de participação na sociedade em que vivemos, o que neste trabalho consideramos de exclusão social. A reflexão que aqui proponho pressupõe, então, ordens diversas: por um lado, a recolha do que diz respeito aos antecedentes e ao percurso do projeto de programa, os projetos que lhe estão subjacentes e cujo desenho estabelece, uma condição de estudo de caso; por outro lado, enunciar a minha experiência concreta que implica o carácter testemunhal do relato e da minha participação e implicação no desenvolvimento do projeto.
- Desenvolvimento de um modelo para avaliar o nível de manutenção Lean de uma organização : caso de estudoPublication . Pinho, Carla Alexandra Fernandes de; Abreu, António João Pina da Costa FelicianoA criação de um modelo de avaliação Lean é importante para criar boas práticas a aplicar na área da manutenção, como principio de uma atividade que utiliza ferramentas Lean e consciente de todas as suas vantagens. A implementação de filosofia Lean na manutenção visa melhorar o planeamento e a programação das atividades, aumentar a produtividade, motivar os trabalhadores, ajudar na introdução de novos hábitos e de novas atitudes no trabalho e ainda identificar os desperdícios que devem ser eliminados. A competitividade e o preço excessivo dos produtos (bens ou serviços) que o cliente final não quer pagar, faz com que as empresas públicas e privadas tomem medidas para evitar todo o tipo de desperdícios, rentabilizando ao máximo a sua cadeia de valor. A filosofia Lean foi uma das formas encontradas para identificar e eliminar alguns desses desperdícios, melhorando o processo produtivo e, desta forma, tornando as organizações mais competitivas. O Lean tem várias ferramentas podendo ser aplicadas em diversas áreas. Uma dessas áreas é a manutenção, onde se pretende que os equipamentos operem sem interrupções e com uma produção de qualidade. Algumas das ferramentas do Lean encaixam-se perfeitamente na área da manutenção para identificação de desperdícios, criação de valor, realização de planeamento, melhoria do sistema de trabalho na organização e até no próprio desenvolvimento dos trabalhadores. A presente dissertação visa mostrar algumas das ferramentas mais comuns da filosofia Lean com aplicabilidade na manutenção de equipamentos de apoio à atividade de um serviço publico e ao desenvolvimento de um modelo de avaliação com apresentação através de estudo de caso. No trabalho infra são apresentadas diversas ferramentas Lean, nomeadamente 5s, trabalho padronizado, (standardwork uniformização), gestão visual (andon), melhoria continua (kaisen), mapeamento fluxo de valor na manutenção (MVSM), SIPOC, gestão visual, 5w, ciclo PDCA. O modelo de avaliação está estruturado em 3 grandes áreas “Clientes”, “Organização” e “Fornecedores”, vai subdividir-se em 7 critérios e 60 atributos. Dos 60 atributos, foram desenvolvidos 6 e que compõem mais de 70 atributos, perfazendo mais de 130 no final o modelo proposto neste trabalho.
- Facility management no building information modellingPublication . Fuzil, Tomás Silva Caroço Gonçalves; Silva, Pedro Miguel Soares Raposeiro da; Couto, Paula MargaridaTraditionally it is considered that it is in the construction phase that the greatest expense occurs in the entire construction process. However, this idea has been altered by life-cycle costing studies, where the impact of cost of operation and management of facilities and infrastructures becomes increasingly evident. In this sense, there is Facility Management, which can be described as the integration of processes within an organization to maintain and develop services that support and improve the effectiveness of primary activities, and has been used to improve the management of support activities to the main activity of organizations. In recent years the construction sector has been characterized by a very significant technological evolution. The Building Information Modeling (BIM) is an example of this technological evolution, which presupposes a new paradigm in the way the processes of information exchange between the various actors in the life cycle of the infrastructures are treated. In this dissertation, Facility Management and BIM are described for framing and, at a later stage, a proposal of connection between both is presented, taking full advantage of its functionalities. Finally, a practical application is presented in a BIM model and in the COBie specification, in order to apply the concept of Facility Management based on the information placed in the model. This combination of concepts allows for streamlining of processes and greater stakeholder responsibility in the design phase. From the work developed, it is concluded that both Facility Management and BIM are concepts that could become, in the near future, fundamental in the life cycle of an infrastructure, emphasizing that they are concepts that still have little implementation of form at national level. In fact, there is little knowledge in the areas addressed in the present work and it is necessary to change habits when implementing these technologies, so that their integration streamlines processes, reduces costs, increases the quality of information provided, facilitating the work of all stakeholders throughout the cycle of an infrastructure.