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- O contributo da comunicação interna para o engagement dos colaboradores de uma empresa em consultoria de ITPublication . Coelho, Joana Filipa Cunha; Pereira, Sandra Cristina MartinsAs organizações têm cada vez mais atenção ao talento do seu público interno e ao seu empenho e envolvimento na prossecução dos objetivos organizacionais. As relações públicas, enquanto função estratégica que reúne o conhecimento para operacionalizar a comunicação e dinamizar a relação com os colaboradores, surgem como a ferramenta ideal para promover o engagement com a organização. Torna-se então necessário perceber qual o grau de satisfação que os colaboradores de uma organização têm com a comunicação e desenvolver um plano estratégico de comunicação interna que seja capaz de alcançar o employee engagement desses mesmos colaboradores. Nos dias atuais, a comunicação interna de uma organização é muito importante para o sucesso da mesma, e é vital que os líderes de topo percebam que comunicar com os colaboradores e definir uma estratégia de comunicação tem impacto no desempenho e no tempo de permanência de um colaborador dentro da organização. Diferentes áreas da organização, tais como os departamentos de recursos humanos, de marketing e de relações públicas, devem trabalhar em sinergia por forma a contribuírem para consolidar uma comunicação interna forte, capaz de satisfazer os colaboradores, criando um sentimento de orgulho por serem parte integrante da organização. No que toca aos profissionais de relações públicas, o seu papel passa por criar e desenvolver canais de comunicação interna que tendem a promover um clima corporativo agradável e capaz de oferecer possibilidades de crescimento profissional aos colaboradores atuais. Cabe então a estes profissionais projetar, avaliar e promover o “employee engagement” de uma forma estratégica, com o intuito de satisfazer e motivar os colaboradores, para que estes possam contribuir positivamente para o sucesso organizacional. A presente investigação consiste num estudo exploratório que procura mostrar como o conceito de ‘employee engagement’ se pode enquadrar nos propósitos estratégicos de um plano de comunicação interna de uma organização de serviços de consultoria em IT, cuja atividade central funciona em regime de outsourcing. Durante o contacto efetuado com a referida empresa, procurou perceber-se quais as atividades de comunicação que eram desenvolvidas com os colaboradores, o seu grau de satisfação e o seu conhecimento da própria organização, no sentido de identificar que papel pode ter comunicação interna num maior ou menor engagement por parte dos colaboradores.
- Segurança contra incêndios em parques de estacionamentoPublication . Germano, Ricardo Miguel Henriques; Nunes, Eduardo António Oliveira VicenteA regulamentação relativa a segurança contra incêndios em edifícios aplicável em Portugal tem sido alvo de reformulações e atualizações ao longo da última década, tanto ao nível da legislação nacional como de normas europeias. Ao nível nacional, a regulamentação técnica em vigor é estabelecida pelo Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndios em Edifícios, que abrange, entre outras, as condições de controlo de fumo e extinção de incêndios. No âmbito da desenfumagem de parques de estacionamento, a solução técnica mais correntemente utilizada para ventilação dos espaços de parqueamento é a ventilação de impulso, solução até há pouco tempo não enquadrada na regulamentação técnica nacional senão no âmbito de perigosidade atípica, mas que é agora alvo da norma portuguesa NP 4540, em vigor desde 2015. O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um projeto de segurança contra incêndios num parque de estacionamento de vários pisos, abrangendo a rede fixa de extinção de incêndios por água, o sistema de desenfumagem com ventiladores de impulso associados a ventiladores de extração, bem como restantes sistemas de ventilação necessários para salvaguardar a proteção de espaços de circulação, efetuado segundo o enquadramento legal e normativo nacional e europeu adequado aos sistemas em análise.
- Determinantes do amor pela marca no mercado português e espanholPublication . Rodríguez Bento, Jennifer; Antunes, Ana Cristina CoelhoVivemos numa época de continua mudança, os consumidores evoluíram, são conscientes do poder que lhes outorga as novas tecnologias, permitindo-lhes acesso a informação em tempo real. Nesse sentido, exigem uma relação mais pessoal com as marcas, baseada numa comunicação bidirecional na qual não são considerados simples números ou perfis sociodemográficos. Perante este contexto, as marcas estão a começar a alinhar as estratégias de negocio à volta do consumidor, porque sabem que os consumidores depositarão a sua confiança em empresas que cumprem as suas promessas, o que revela que para além da componente funcional, ganha força a componente emocional. O objetivo desta investigação é contribuir para a compreensão dos fatores que levam o novo consumidor hipermoderno a desenvolver relações afetivas com a marca, mais concretamente amor com a marca e a influência da cultura nesta relação. Neste sentido, examinamos o papel das motivações de consumo, concretamente motivações hedónicas (experiência da marca), utilitárias (qualidade percebida) e sociais (sentido de comunidade), assim como o da credibilidade da marca, enquanto potencias preditores do amor à marca. Foi ainda estudado o potencial papel mediador da identidade com a marca (cognitiva, avaliativa e afetiva) nesta relação. Para isso, foi realizado um estudo transcultural de cariz qualitativo composto por duas amostras, portuguesa (387 participantes) e espanhola (397 participantes), com o intuito de analisar a influência da cultura. Os resultados obtidos sugerem que não obstante alguma proximidade cultural, existem diferenças culturais que podem ter impacto no amor à marca. Os resultados ainda sugerem que quer as motivações de consumo quer a credibilidade da marca, atuam como preditores do amor à marca. Esta relação com o amor à marca, é mediada pelo grau de identificação com a marca.
- MariposaPublication . Silva, Telma Cristina Cardoso Saião; Aprea, CiroEste relatório é o resultado de um conjunto de aprendizagens adquiridas durante os dois anos letivos do mestrado em teatro. Com este trabalho, pretendi utilizar conscientemente as minhas ferramentas de atriz, para purgar as minhas emoções e as dos outros. Explorei a “teatralidade” do ator e do jogo dramático com o intuito de suscitar a catarse do público, através: da construção de uma dramaturgia a partir de material autobiográfico; da escrita de um espetáculo através de improvisações, reflexões, leituras, conversas, de acordo com a noção do devising theatre; da postura utilizada pela performer em cena; das pausas do discurso; dos monólogos internos durante os olhares trocados com o público em silêncio; dos gestos executados com rigor para serem observados e entendidos. Foi através dessa noção de teatralidade que se comunicou cada elemento da narrativa de MARIPOSA, intensificando-se os sentidos de cada elemento dramá-tico e estabelecendo-se assim o elo de ligação entre a atriz e o público. Procurou-se que o gesto não fosse naturalista, recorrendo à artificialidade de forma muito consciente. O discurso pessoal, através da abstração e da não linearidade do enredo, torna-se então universal, promovendo a comunicação do objecto artístico com o seu público. MARIPOSA, como muitos objetos de arte, nasceu de uma memória, de uma vi-vência. Mariposa é, simultaneamente, um trabalho autobiográfico que partiu de um luto pessoal, procurando chegar ao outro e antecipando a noção de morte e da importância de cuidar dos outros que muito provavelmente morrerão antes de nós. Coloca-se ao serviço do público, num gesto comunitário e solidário, uma memória que reside e passa pelo corpo da atriz, reatualizando-a. MARIPOSA, num momento cerimonial, diz-nos que o tempo vai curando devagarinho, que vamos rindo, resistindo e o quanto é urgente sabermos viver.
- As fontes e a proximidade com os acontecimentos na secção de sociedade da Agência LusaPublication . Neves, Carolina Loureiro; Moura, PauloO presente relatório de estágio é uma descrição e uma reflexão sobre o estágio curricular realizado na agência Lusa, que é complementada com um estudo empírico que tem o intuito de percecionar o tipo de relacionamento dos jornalistas com as suas fontes de informação sob o ponto de vista de proximidade com os acontecimentos, e da responsabilização das fontes pelas informações que fornecem. O campo de observação foram as notícias, de qualquer uma das áreas da secção de Sociedade, no período compreendido entre 19 de abril e 19 de maio. Para encaminhar o exercício investigativo selecionaram-se três perguntas de partida que ajudaram a desenhar o estudo: Que tipo de fonte forneceu a notícia, segundo o grau de proximidade com o acontecimento? A fonte foi identificada na notícia? Os dados variam consoante os diferentes temas da sociedade? Através da pesquisa, confirmou-se que a agência Lusa continua a cumprir o papel específico de uma agência de notícias, veiculando informação em primeira mão e de confiança aos órgãos de comunicação.
- O papel do videoclipe enquanto veículo de mensagem de inclusão social: caso de estudo: shine with mePublication . Carretas, João Pedro da Silva; Neto, Pedro Pereira; Veiguinha, Elvis Manuel de JesusEsta investigação, desenvolvida no âmbito do projeto final de Mestrado em Audiovisual e Multimédia tem como objetivo a realização e produção de um conteúdo audiovisual que tem como base a compreensão da efetividade da mensagem comunicada, tratando nomeadamente do tema da “Auto-Aceitação”, culminando uma mensagem de cariz social. O conceito inerente ao videoclipe surge através de um conjunto de questões: Será que o videoclipe é mais do que um meio de publicidade? Será o processo de produção de um videoclipe linear? Será o videoclipe capaz de expressar uma mensagem de natureza motivacional e de inclusão social aplicável às várias sociedades e culturas? Será compreendida de forma coerente? No final do processo de investigação espera-se a criação de um videoclipe elaborado em torno de uma mensagem, validando as questões iniciais, bem como o objetivo central de todo o projeto, através de um processo de análise qualitativa.
- Toneladas de todos nós: documentário sobre o desperdício alimentarPublication . Bento, Filipa Alexandra de Sousa; Souto, JorgeNo presente projeto procurei produzir conteúdo sobre o tema Desperdício Alimentar sob a forma de filme documental. Como tal, foi necessário ler e analisar obras sobre o desperdício alimentar, bem como o género documental. Esta bibliografia, composta por diversos autores, permitiu a construção de uma contextualização teórica que possibilitou ao projeto ter uma base concreta. O produto final teve assim como objetivo responder a uma necessidade de ilustrar visualmente a questão do desperdício alimentar, procurando uma forma de incentivar os espectadores a alterar o seu comportamento por vias de um projeto de impacto social.
- O pivô na redação da TVIPublication . Almeida, Luís Filipe Fernandes Varela; Mata, Maria José; Cruzeiro, DanielA presente investigação expõe as atividades desenvolvidas durante um estágio realizado na editoria de Sociedade, na redação da TVI – Televisão Independente. Ao mesmo tempo, traz um olhar teórico, conceptual e analítico sobre o pivô, no geral e, em particular, sobre o pivô na redação da TVI. Dado que os estudos sobre o pivô de informação são escassos, considerámos a pertinência deste tema e traçou-se uma estratégia para um estudo de caso, em que optámos por analisar determinados aspetos da atuação do pivô na apresentação dos noticiários, em situações diferentes. Apesar deste relatório de estágio apresentar uma descrição das atividades desenvolvidas, não é esse o único objetivo. Trazemos uma reflexão crítica ao próprio estágio, mas também ao comportamento e ação dos pivôs na redação e na apresentação dos seus noticiários, através de um exercício de investigação que procura perceber como é que os pivôs atuam em diferentes cenários.
- Aplicação da teoria das restrições na gestão da manutençãoPublication . Jorge, João Alexandre Mascarenhas; Abreu, António João Pina da Costa FelicianoO presente documento, propõe descrever um modelo de aplicação da Teoria das Restrições nas atividades de gestão da manutenção, sector que é visto, hoje em dia, como um dos fatores predominantes para a obtenção de resultados financeiros de qualquer organização. Este documento, pretende também, mostrar a aplicabilidade em contexto real, deste modelo, numa organização do ramo metalúrgico, em que a manutenção é um dos pontos essenciais para o bom funcionamento, tanto de equipamentos como de instalações. Para que seja possível identificar e resolver, problemas relacionados com as atividades de gestão da manutenção, são sugeridas várias ferramentas (tais como: Ferramentas de Pensamento Lógico, Drum-Buffer-Rope, Critical Chain, entre outras), relacionadas com a Teoria das Restrições, em que são apresentados os prós e contras de cada ferramenta, dando assim a informação de qual a melhor ferramenta, a aplicar, em situações distintas que possam aparecer em cada organização. Neste trabalho, foi feita a análise à situação atual da organização, e a partir dessa análise foi aplicado o modelo desenvolvido. Este modelo permitiu, identificar os problemas relacionados com a gestão, e em seguida, apresentar uma proposta que visa resolver os problemas identificados.
- A informação económica na imprensa cabo-verdiana: estudo de caso dos jornais A Semana, Expresso das Ilhas e a A NaçãoPublication . Neves, Hulda Helena Araújo Freire Moreira; Faustino, PauloEsta dissertação tem por objetivo fazer a análise sistematizada da produção e publicação dos conteúdos ligados à economia nos três semanários de Cabo Verde: A Semana, A Nação e Expresso das Ilhas. Porque em Cabo Verde não existem publicações periódicas especializadas em economia, nem jornalismo económico especializado, optou-se por fazer a caracterização da informação económica produzida pelos três semanários generalistas. Este estudo analisa o modo de produção e quantifica o volume do noticiário económico destes três jornais durante o ano de 2015, enumerando os temas e as fontes predominantes nos conteúdos dos cadernos e das secções de economia. Procurou-se perceber as razões porque, até hoje, as redações continuam sem jornalistas especializados em economia e o modo como esta falta de especialização influencia os conteúdos publicados nas páginas dos três semanários. Para melhor entender o processo comunicacional nesta área específica, foi ainda lançado um inquérito por amostragem aos leitores dos semanários A Semana, A Nação e Expresso das Ilhas, visando avaliar a qualidade da informação económica, bem como se estes conteúdos vão, ou não, ao encontro dos seus interesses. A resposta a estas questões remeteu para a quantificação de dados e posterior análise, de modo a obter respostas às questões levantadas e, sobretudo, verificar se confirmam as hipóteses estabelecidas no primeiro objetivo geral de caracterizar a informação económica produzida pelos três semanários.