Loading...
30 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 30
- Escola a tempo inteiro em Portugal: as ideias e o “modelo” de implementação da política pública de educaçãoPublication . Pires, CarlosApresenta-se e discute-se o conceito de Escola a Tempo Inteiro (ETI) em Portugal, as suas principais características, os princípios em que assenta e os problemas para os quais é apresentado como “solução construída”. Com base no quadro interpretativo proposto pela “análise das políticas públicas”, problematiza-se a política de ETI, a partir do mapeamento e da compreensão das (re)configurações do “modelo” de implementação que lhe está subjacente e das “ideias construídas” em que assenta, entendidas como representações e esquemas de interpretação dos fundamentos da política.
- Formação inicial de professores para os “primeiros anos”: políticas, referenciais e modos de regulação. um “olhar” a partir das escolas superiores de educaçãoPublication . Pires, CarlosNeste texto de caráter reflexivo procura-se analisar a formação inicial de professores para os “primeiros anos” com base num “olhar” construído a partir de um ponto de observação privilegiado, uma escola pública de formação de professores, a Escola Superior de Educação, e informado num “olhar” analítico e interpretativo assente nos referenciais teóricos da “análise das políticas públicas” e da “regulação em educação”. A trajetória da reflexão é balizada pela reconfiguração da formação inicial de professores para os “primeiros anos” em articulação com a reconfiguração institucional das organizações educativas em que essa formação tem lugar. Toma-se como “coordenadas” analíticas a criação das escolas superiores de educação no contexto de um sistema binário de ensino superior, a sua especificidade e a da formação que proporcionam, ambas sujeitas à intensificação de dispositivos de controlo e de modos de regulação, também eles decorrentes da representação dessa mesma especificidade e dos referenciais cognitivos e normativos a que os atores institucionais se reportam.
- Escola a tempo inteiro: dimensões de análise, ideias e hibridismos de uma política pública de educaçãoPublication . Pires, CarlosA ideia de escola a tempo inteiro (ETI) em Portugal está associada à missão da escola pública e ao papel do Estado na provisão da educação integral da criança/do aluno e na promoção da igualdade de oportunidades no acesso a serviços públicos de educação que garantam a eficácia e a qualidade das aprendizagens e do sistema educativo. A problematização da ETI, encarada como política pública de educação, preconiza a emergência de “novas” formas de ação educativa, de outra conceção de escola pública, que monopoliza a educação integral do aluno, e de outros modos de administração na prestação de serviços públicos de educação. A opção teórica por uma abordagem interpretativa baseada na “análise das políticas públicas” permite percecionar as ideias preconizadas e os problemas político-educativos para os quais a política de ETI é apresentada como solução construída. Esta abordagem põe em evidência a natureza híbrida dos “modelos” de implementação da política presentes nas tensões entre tendências homogeneizadoras, coercivas, centralizadoras e estatizantes e tendências descentralizadoras preconizadoras da diversidade, do princípio da subsidiariedade e da liberdade de escolha. Palavras-chave: Escola a tempo inteiro. Escola pública. Política educativa. Análise das políticas públicas.
- Escola a tempo Inteiro: problematização de um “modelo” de implementaçãoPublication . Pires, CarlosO presente texto é um contributo para a compreensão dos processos de concepção e execução duma política pública de educação conduzida pelo Governo e enquadra-se no campo mais vasto de uma investigação em curso. É apresentado e problematizado um “modelo” de implementação do conceito de Escola a Tempo Inteiro (ETI), a partir das representações dos princípios que lhe estão subjacentes (decorrentes das retóricas do discurso oficial) confrontando-o com as representações de outros actores que marcam as suas posições e explicitam as suas lógicas de argumentação reportadas a outros referenciais.
- O envolvimento parental na ação educativa escolarPublication . Galvão, Helena; Pires, CarlosNo presente texto – que reflete um estudo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, apresentado no respetivo relatório de estágio –, problematiza-se a relação escola-família ao nível da participação dos pais na escola. Tendo como objetivo conhecer e compreender as perspetivas e os processos de envolvimento parental nas dinâmicas escolares, o estudo insere-se numa linha de investigação do tipo qualitativo, tendo sido tomadas como opções metodológicas para a recolha de dados, a análise documental das “cadernetas escolares”, que contêm elementos significativos acerca da comunicação entre a escola e as famílias, e os inquéritos por entrevista e por questionário à professora titular de turma e encarregados de educação, respetivamente. Conclui-se que à caderneta, sendo considerado o meio de comunicação preferencialmente utilizado entre a escola e a família, os atores envolvidos atribuem funções diferentes. Ficou, ainda, demonstrado o interesse dos pais por questões relativas ao funcionamento pedagógico da escola.
- IntroduçãoPublication . Pires, CarlosO segundo número da coleção de e-books editada pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) – “Cadernos de Política e Administração Educacional” – incide sobre temas críticos de políticas educativas que, como refere Leonor Torres no primeiro capítulo da obra, circulam no espaço ibero-americano carregando consigo “tensões e contradições”, que os textos agora publicados se encarregam de analisar, problematizar e dar visibilidade, através da pluralidade de pontos de vista e de posições dos seus autores, a partir de diferentes lugares de observação.
- Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de LisboaPublication . Pires, Carlos; Lino, Dalila; Madureira, Isabel; Rodrigues, Margarida; Falcão, MiguelCom a presente publicação é dada continuidade à linha editorial iniciada com as Atas do I e do II Encontros de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, realizados em 2013 e em 2014, respetivamente. Neste volume estão reunidos os artigos submetidos a revisão científica anónima, correspondentes às comunicações apresentadas, pelos seus autores, ao III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino (3.º EME), que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), no dia 5 de novembro de 2016. Tal como os anteriores, este Encontro teve como objetivo central divulgar a investigação produzida no âmbito dos vários mestrados profissionalizantes (de habilitação para a docência nos “primeiros anos”) e pós-profissionalização existentes na ESELx e submeter os resultados obtidos e as abordagens epistemológicas e metodológicas de cada um dos estudos, quer ao escrutínio e validação de especialistas nos diversos domínios do saber dos mestrados, quer a fóruns de reflexão e debate proporcionados pelas sessões de comunicações livres, que integraram o Encontro. Para além das referidas apresentações, neste 3.º EME atribuiu-se especial relevância à reflexão e ao debate sobre a relação entre a investigação e a prática profissional, no âmbito da Conferência de Abertura e da Mesa-Redonda de Encerramento do Encontro.
- Edição comemorativa dos 25 anos Forum Português de Administração Educacional: 1994-2019Publication . Viseu, Sofia; Neves, Claudia; Almeida, Patrícia; Cruz, Clara; Lopes, José Hipólito; Pires, CarlosCriado em 1994, o Forum Português de Administração Educacional perfaz no presente ano 25 anos de existência, tendo vindo a afirmar-se como uma importante plataforma de diálogo entre profissionais da administração educativa, professores e diretores de escolas e investigadores em Portugal. Graças à sua ação, foram concretizados inúmeros congressos e encontros com colegas de outras geografias, nomeadamente na Europa e no Brasil, proporcionando momentos de intercâmbio e a consolidação de redes de cooperação. Estas ações foram acompanhadas pela produção de uma linha editorial própria, com a publicação de atas, livros e de uma revista, que constituem um testemunho rico sobre o trabalho realizado sob os auspícios do Forum, mas também das mudanças e evoluções operadas na administração educacional nestas últimas duas décadas e meia. Como forma de assinalar este aniversário, entendemos mostrar a nossa gratidão por todos aqueles que deram o seu contributo para que o Forum se mantivesse ativo na prossecução da sua missão e dos seus propósitos. Entre eles, contam-se todos aqueles que desempenharam funções nos corpos sociais da nossa associação (ver em anexo a composição dos corpos sociais entre 1994 e 2019) e, muito em particular, os presidentes das sucessivas direções a quem pedimos para escreverem um pequeno testemunho da sua experiência e que aqui publicamos. Aproveitamos ainda esta ocasião para sublinhar o papel decisivo desempenhado por Luís Leandro Dinis para a nossa associação; fosse pelo seu desempenho nos corpos sociais, fosse pelo cumprimento de funções como professor requisitado ou fosse como associado, mostrou-se sempre disponível para, de forma rigorosa e generosa, contribuir para a consolidação do Forum. Para assinalar que a vida associativa é feita por um coletivo, de mulheres e de homens interessados pela administração educacional em Portugal, entendemos também congregar e publicar os artigos de opinião que, desde 2016, têm vindo a ser divulgados nas plataformas digitais do Forum.
- Atas do I Encontro de Mestrados em Educação da ESELxPublication . Pereira, Susana; Rodrigues, Margarida; Pires, Carlos; Almeida, AntónioOs artigos reunidos neste volume de atas pretendem tornar acessíveis, a um público mais vasto e diversificado, a conferência plenária, proferida por Clara Rolo, e as comunicações realizadas pelos participantes no I Encontro dos Mestrados em Educação da ESELx (I EME), que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa, no dia 12 de janeiro de 2013. O Encontro foi dinamizado pela Comissão Coordenadora de Mestrados Pós-profissionalização, instância do Conselho Técnico-Científico, em colaboração com o Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais – CIED, em que se inscrevem os projetos e programas de investigação desenvolvidos na ESELx. Prevendo-se que venha a ter, futuramente, uma periodicidade bianual, o Encontro dos Mestrados em Educação da ESELx tem como objetivos centrais divulgar a investigação produzida no âmbito dos vários Mestrados Pós-Profissionalização existentes na ESELx, e simultaneamente, constituir-se como um fórum de discussão, não só dos resultados obtidos, mas também das diversas abordagens metodológicas adotadas. Atualmente, a Escola Superior de Educação de Lisboa dispõe de uma oferta formativa ampla e diversificada de ciclos de estudo de segundo ciclo de formação, designadamente os mestrados em: Educação Especial, Educação Matemática, Supervisão em Educação, Didática da Língua Portuguesa, Didática das Ciências da Natureza, Administração Escolar, Educação Artística, Intervenção Precoce, Educação Social e Intervenção Comunitária, prevendo-se para breve a oferta de um novo curso de mestrado em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Sociais e Naturais. Desde 2007, tem-se verificado uma progressiva ampliação da oferta formativa, que resulta de uma tentativa de dar resposta às necessidades do sistema, que se pode organizar nas seguintes dimensões: i) novas funções dos docente dentro do sistema educativo; ii) aprofundamento de funções curriculares da docência de didáticas específicas; iii) intervenção socioeducativa e artística. O número crescente de dissertações de mestrado – cento e dezassete em 2012 – e, sobretudo, a qualidade dos estudos desenvolvidos conduziram naturalmente à organização do I EME, no qual foram apresentados trabalhos dos cursos de mestrado com maior número de edições. A síntese dos trabalhos reunidos neste volume é apresentada nos parágrafos seguintes. O debate sobre a formação de natureza pós-profissional, designadamente no âmbito de programas de mestrado, constituiu o foco da conferência de encerramento feita pela Professora Clara Rolo, contribuindo para o aprofundamento do papel da investigação no desenvolvimento profissional. No seu artigo, Rolo desenvolve uma reflexão sobre a produção de conhecimento profissional dos professores, e sobre os modos como o recurso ao instrumento da escrita potencia essa produção. Adotando uma perspetiva sociocultural da escrita, Rolo apresenta um projeto de investigação-ação em que a escrita reflexiva surge como instrumento privilegiado ao serviço do conhecimento pedagógico da profissão. A concluir o artigo, são tecidas algumas considerações sobre a escrita científica no quadro de cursos de pós-graduação.
- A retórica do “não-formal” e a expansão da “forma escolar” na política de escola a tempo inteiroPublication . Pires, CarlosNa presente comunicação problematiza-se o “modelo” de operacionalização da política de escola a tempo inteiro (ETI), em particular, a tendência para uma perspetiva “escolocêntrica” que visa a monopolização, pela escola pública, da prestação de serviços educativos de caráter extracurricular e “não-formal”. Reflete-se sobre aquele “modelo” que, paradoxalmente, na sua “dimensão educativa”, se configura como preconizador de uma retórica de defesa de implementação do “não-formal” no contexto escolar, ao mesmo tempo que neutraliza essa intensão promovendo a expansão da “forma escolar” e a intensificação do “ofício de aluno”. A partir do estudo da ação do Governo na formulação e execução da política de “Escola a Tempo Inteiro”, evidencia-se que este fenómeno de “formalização” daquilo que é apresentado retoricamente como “não-formal”, emerge da tentativa de conciliação de referenciais aos quais aquela política se reporta: por um lado, o referencial de igualdade de oportunidades educativas que o Estado deve garantir através da escola pública; por outro lado, o referencial de eficácia do sistema público de educação refletido nos resultados escolares.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »