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- Modelação e concepção da carroçaria do veículo eléctrico ecológico (VEECO)Publication . Costa, Ingo Rohacek; Simões, José Filipe Castanheira Pereira Antunes; Leite, Afonso Manuel da Costa de SousaNeste trabalho aborda-se o desenvolvimento da carroçaria do Veículo Eléctrico Ecológico – VEECO recorrendo a tecnologias assistidas por computador. Devido à impossibilidade de abranger toda a temática das tecnologias assistidas por computador, associadas ao desenvolvimento de uma carroçaria automóvel, o foco deste trabalho assenta no processo de obtenção de um modelo digital válido e no estudo do desempenho aerodinâmico da carroçaria. A existência de um modelo digital válido é a base de qualquer processo de desenvolvimento associado a tecnologias assistidas por computador. Neste sentido, numa primeira etapa, foram aplicadas e desenvolvidas técnicas e metodologias que permitem o desenvolvimento de uma carroçaria desde a sua fase de “design” até à obtenção de um modelo digital CAD. Estas abrangem a conversão e importação de dados, a realização de engenharia inversa, a construção/reconstrução CAD em CATIA V5 e a preparação/correcção de modelos CAD para a análise numérica. Numa segunda etapa realizou-se o estudo da aerodinâmica exterior da carroçaria, recorrendo à ferramenta de análise computacional de fluidos (CFD) Flow Simulation da CosmosFloworks integrado no programa SolidWorks 2010. Associado à temática do estudo aerodinâmico e devido à elevada importância da validação dos resultados numéricos por meio de dados experimentais, foi realizado o estudo de análise dimensional que permite a realização de ensaios experimentais à escala, bem como a análise dos resultados experimentais obtidos.
- Towards a complex model of cooperative learningPublication . Arató, FerencEste artigo é uma introdução à teoria do paradigma desconstrutivo de aprendizagem cooperativa. Centenas de estudos provam com evidências o facto de que as estruturas e os processos de aprendizagem cooperativa aumentam o desempenho académico, reforçam as competências de aprendizagem ao longo da vida e desenvolvem competências sociais, pessoais de cada aluno de uma forma mais eficaz e usta, comparativamente às estruturas tradicionais de aprendizagem nas escolas. Enfrentando os desafios dos nossos sistemas educativos, seria interessante elaborar o quadro teórico do discurso da aprendizagem cooperativa, dos últimos 40 anos, a partir de um aspeto prático dentro do contexto teórico e metodológico. Nas últimas décadas, o discurso cooperativo elaborou os elementos práticos e teóricos de estruturas e processos de aprendizagem cooperativa. Gostaríamos de fazer um resumo desses elementos com o objetivo de compreender que tipo de mudanças estruturais podem fazer diferenças reais na prática de ensino e aprendizagem. Os princípios básicos de estruturas cooperativas, os papéis de cooperação e as atitudes cooperativas são os principais elementos que podemos brevemente descrever aqui, de modo a criar um quadro para a compreensão teórica e prática de como podemos sugerir os elementos de aprendizagem cooperativa na nossa prática em sala de aula. Na minha perspetiva, esta complexa teoria da aprendizagem cooperativa pode ser entendida como um paradigma desconstrutivo que fornece algumas respostas pragmáticas para as questões da nossa prática educativa quotidiana, a partir do nível da sala de aula para o nível de sistema educativo, com foco na destruição de estruturas hierárquicas e antidemocráticas de aprendizagem e, criando, ao mesmo tempo, as estruturas cooperativas.
- Early literacy development in Catalan: characteristics and instructional influencePublication . Castells, Núria; Solé, IsabelResumo: Este artigo analisa a relação entre o nível de consciência fonológica, conhecimento das letra e as estratégias utilizadas para ler e escrever, em crianças de cinco anos, ensinadas em catalão. Participaram 69 crianças de três classes diferentes. Cada um dos seus professores utilizava um método diferente de ensino: analítico, sintético ou analítico-sintético. As crianças foram avaliadas no início e no final do ano letivo em: Reconhecimento de letras, segmentação palavra oral, leitura de palavras, leitura de um texto curto e um ditado. Foram realizadas análises de granulação fina em nas respostas das crianças, para identificar estratégias e padrões específicos. A análise qualitativa indica que a capacidade de segmentar uma palavra em sílabas por via oral parece ser suficiente para as crianças começarem a ler de uma forma convencional. Além disso, a consciência fonológica e o conhecimento das letras são usados em formas relativamente diferentes, dependendo do tipo de texto a ser lido. As abordagens de ensino dos professores parecem ter uma influência nos resultados das crianças.
- Impact of Sahara dust transport on Cape Verde atmospheric element particlesPublication . Almeida-Silva, Marina; Almeida, Susana Marta; Freitas, M. C.; Pio, C. A.; Nunes, T.; Cardoso, J.The objectives of this study were to (1) conduct an elemental characterization of airborne particles sampled in Cape Verde and (2) assess the influence of Sahara desert on local suspended particles. Particulate matter (PM10) was collected in Praia city (14°94'N; 23°49'W) with a low-volume sampler in order to characterize its chemical composition by k0-INAA. The filter samples were first weighed and subsequently irradiated at the Portuguese Research Reactor. Results showed that PM10 concentrations in Cape Verde markedly exceeded the health-based air quality standards defined by the European Union (EU), World Health Organization (WHO), and U.S. Environmental Protection Agency (EPA), in part due to the influence of Sahara dust transport. The PM10 composition was characterized essentially by high concentrations of elements originating from the soil (K, Sm, Co, Fe, Sc, Rb, Cr, Ce, and Ba) and sea (Na), and low concentrations of anthropogenic elements (As, Zn, and Sb). In addition, the high concentrations of PM measured in Cape Verde suggest that health of the population may be less affected compared with other sites where PM10 concentrations are lower but more enriched with toxic elements.
- Arquitetura para aquisição de respostas a perguntas frequentesPublication . Tendeiro, Pedro Miguel Reis; Filipe, Porfírio PenaUm dos objetivos da Comissão Europeia é melhorar a sustentabilidade e a acessibilidade dos transportes coletivos, promovendo a utilização de transportes mais amigos do ambiente. Neste âmbito, é importante disponibilizar informação adequada e atualizada sobre as opções de mobilidade oferecidas pelos operadores de transportes. Devido à falta ou pouca qualidade da informação, sobre transportes públicos coletivos de passageiros, os viajantes têm dificuldade em escolher as melhores opções de mobilidade. Esta dificuldade afeta a qualidade de vida impondo adicionalmente custos ambientais e económicos. Com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade da informação sobre as ofertas de mobilidade, tendencialmente mais sustentáveis, propõe-se neste trabalho que a informação prática sobre transportes, associada a entidades representadas no domínio (i.e. pontos de interesse, autoridades/operadores de transportes e eventos), assuma a forma de um conjunto de Perguntas Frequentes (FAQ). Para o efeito, propõe-se uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) para suportar as FAQ e concretizar a respetiva aquisição de respostas a partir de fontes heterogéneas de informação. Para validar experimentalmente a arquitetura proposta foi implementado um demonstrador, aplicável ao contexto da Integra Social Network (ISN), que reforça a contribuição do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) para o projeto europeu Seamless Travel across the Atlantic area Regions using Sustainable Transport (START).
- Desenvolvimento do sistema de protecção, monitorização e gestão de baterias de iões de lítio do tipo LiFePO4 para aplicação em veículos eléctricosPublication . Menaia, Celso Miguel de Carvalho; Quadrado, José Carlos Lourenço; Baptista, Acácio João GalhardoA mobilidade é considerada um dos factores chave na sustentabilidade e desenvolvimento de qualquer economia. Em Portugal essa realidade não é diferente. Em 2011 verifica-se que 41% do consumo global de combustíveis pertence ao sector rodoviário [1] o que evidencia a sua relevância na economia do país. No que concerne aos veículos de tracção eléctrica, começaram a surgir nos finais do séc. XIX, e no início do séc. XX nos Estados Unidos da América representavam 38% dos veículos [2]. Diversos factores económicos e tecnológicos conduziram a um crescente desinteresse por parte da indústria em investir na produção deste tipo de veículos. Contudo com a introdução de baterias de iões de lítio em veículos de tracção eléctrica, torna-os viáveis e competitivos. Neste trabalho é proposto o desenvolvimento de um sistema de gestão de baterias de iões de lítio do tipo LiFePO4 para aplicação em veículos eléctricos. O sistema deverá assegurar a protecção das baterias e indicar o estado de carga das mesmas. Este sistema permitirá uma optimização no uso deste género de baterias, proporcionará uma melhor utilização, aumentando a sua vida útil. O sistema irá ser aplicado e testado experimentalmente no veículo eléctrico ecológico (Veeco). No âmbito do projecto Veeco foi projectado e construído um banco de ensaios utilizado na análise do comportamento das baterias, e determinar quais os requisitos necessários para o sistema de gestão desenvolvido. Foi também projectado e realizado um sistema de aquisição e processamento de dados que permite obter informações acerca da bateria, dados que estarão disponíveis no interface Homem-máquina do Veeco.
- Competências auditivas e aprendizagem musical: perspectivas de docentes de instrumento e formação musicalPublication . Casquilho, Cláudia Joana Henriques Soares; Cruz, Cristina Brito daNeste trabalho, aferiu-se a importância atribuída às competências sensoriais auditivas por docentes de Instrumento e de Formação Musical. Mediante um Questionário dirigido a docentes das duas disciplinas pertencentes ao corpo docente de escolas do ensino especializado da música, públicas e privadas, da região da Grande Lisboa, analisaram-se e compararam-se estatisticamente os dados recolhidos. No Questionário, distribuído por e-mail e respondido numa plataforma da Internet, os participantes caracterizaram o seu perfil profissional e académico e avaliaram a importância de competências auditivas rítmicas, melódicas e harmónicas, de acordo com uma escala de Likert de quatro pontos. No final do Questionário, inseriram-se duas questões de resposta livre, a primeira sobre competências sensoriais auditivas e competências de leitura e a segunda sobre como a disciplina de Formação Musical poderia responder às necessidades de aprendizagem dos alunos nas aulas de Instrumento. Procurou-se também investigar em que medida as competências auditivas eram valorizadas na aprendizagem musical e indagar a quais dessas competências era dado mais valor pelos docentes inquiridos. Os resultados mostraram que as competências auditivas mais valorizadas eram as basilares: acompanhar a pulsação; reconhecer divisão binária e ternária; reconhecer a tónica e outros graus da escala; acompanhar a linha melódica do baixo; e reconhecer as funções harmónicas tónica e dominante. Verificou-se ainda a presença mais ou menos explícita da herança da tradição de ensino musical dos últimos dois séculos, inferindo-se também que a leitura musical é muito valorizada pelos docentes, em particular pelos de Instrumento. Confirmou-se que existe um número considerável de elementos e competências que se relacionam de forma complexa na aprendizagem musical, sendo útil encontrar um maior consenso relativamente aos objectivos específicos do ensino da música e à complementaridade de papéis dos intervenientes no processo de aprendizagem.
- QoL de doentes com cancro do recto localmente avançado: QRT pré-operatóriaPublication . Monsanto, Fátima; Coelho, Carina Marques; Farinha, Camila; Moreira, Ana Catarina; Sá, Ana CravoO cancro colo-rectal é o terceiro tipo de cancro mais comum em ambos os sexos. Os factores ambientais, o sedentarismo, a obesidade, o tabagismo, o álcool, uma dieta rica em carne vermelha e pobre em fibras, desempenham um forte papel na etiologia do cancro do recto. Nas últimas duas décadas a adopção generalizada da excisão mesoretal total (TME) e uso da quimio-radioterapia (QRT) pré-operatória, aumentou as taxas de controlo local, sobrevida global e livre de doença. Quando comparada com a QRT pós-operatória, a QRT pré-operatória demonstra ser mais eficaz, uma vez que possibilita um maior controlo local, como também uma menor toxicidade, rnomeadamente do intestino delgado. Contudo, verifica-se efeitos colaterais adversos, que influenciam negativamente a qualidade de vida (QoL) dos doentes, sendo os mais comuns a incontinência urinária e fecal, e a disfunção sexual. Com este estudo pretende-se avaliar a QoL dos doentes com cancro do recto localmente avançado (T3-T4), em 3 momentos de avaliação, isto é, antes, durante e no final do tratamento. Pretende-se ainda determinar se a idade influencia a QoL dos doentes.
- Occupational exposure to poultry dust and effects on the respiratory system in workersPublication . Viegas, Susana; Mateus, Vanessa; Dias, Hermínia Brites; Clérigo, Anália; Carolino, Elisabete; Viegas, CarlaFarmers are occupationally exposed to many respiratory hazards at work and display higher rates of asthma and respiratory symptoms than other workers. Dust is one of the components present in poultry production that increases risk of adverse respiratory disease occurrence. Dust originates from poultry residues, molds, and feathers and is biologically active as it contains microorganisms. Exposure to dust is known to produce a variety of clinical responses, including asthma, chronic bronchitis, chronic airways obstructive disease (COPD), allergic alveolitis, and organic dust toxic syndrome (ODTS). A study was developed to determine particle contamination in seven poultry farms and correlate this with prevalence rate of respiratory defects and record by means of a questionnaire the presence of clinical symptoms associated with asthma and other allergy diseases by European Community Respiratory Health Survey. Poultry farm dust contamination was found to contain higher concentrations of particulate matter (PM) PM5 and PM10. Prevalence rate of obstructive pulmonary disorders was higher in individuals with longer exposure regardless of smoking status. In addition, a high prevalence for asthmatic (42.5%) and nasal (51.1%) symptoms was noted in poultry workers. Data thus show that poultry farm workers are more prone to suffer from respiratory ailments and this may be attributed to higher concentrations of PM found in the dust. Intervention programs aimed at reducing exposure to dust will ameliorate occupational working conditions and enhance the health of workers.
- Estudo e desenvolvimento de um sensor de chuva piezoelétrico para automóveisPublication . Alexandre, André Sobral Gomes Pontes; Mendes, Mário José Gonçalves Cavaco; Calado, João Manuel FerreiraA presença de sistemas eletrónicos nos veículos automóveis tem vindo a aumentar de forma considerável nos últimos 30 anos, tornando possível o aumento dos padrões de eficiência, segurança e conforto dos mesmos. Os sistemas de acionamento automático dos limpa-para-brisas, baseados em sensores de chuva óticos, têm registado um crescimento quase exponencial nos últimos 10 a 15 anos; no ano 2000, apenas 5 % dos veículos novos produzidos na Europa estavam equipados com este sistema, hoje é um equipamento amplamente difundido na oferta automóvel existente. O presente trabalho consistiu no estudo de uma solução para deteção de chuva em veículos automóveis com a aplicação de um sensor piezoelétrico, tendo em vista a obtenção de uma solução mais versátil e aplicável em vários pontos do veículo. As reduzidas dimensões, a elevada sensibilidade do sensor e a facilidade de aplicação nas superfícies de ensaio foram fatores que motivaram a escolha deste tipo de equipamento como elemento sensorial. As hipóteses definidas para o procedimento laboratorial basearam-se nas conclusões obtidas em estudos anteriormente desenvolvidos no campo dos sensores de chuva para automóveis e nas capacidades dos materiais piezoelétricos para medição de pluviosidade. Os sensores foram instalados sob as superfícies do veículo que apresentavam, simultaneamente, uma maior exposição à pluviosidade, quando este está em movimento, e um menor risco de sofrer danos. Os resultados obtidos permitiram concluir que a utilização deste tipo de sensores permite detetar elevados níveis de pluviosidade e em superfícies com considerável capacidade de deformação elástica. A sua implementação futura em veículos automóveis exige mais algum trabalho de melhoria dos processos de fixação dos sensores e do condicionamento de sinal utilizados.