Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
126.48 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No presente texto – que reflete um estudo realizado no âmbito da Prática de Ensino
Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, apresentado
no respetivo relatório de estágio –, problematiza-se a relação escola-família ao nível da
participação dos pais na escola. Tendo como objetivo conhecer e compreender as
perspetivas e os processos de envolvimento parental nas dinâmicas escolares, o estudo
insere-se numa linha de investigação do tipo qualitativo, tendo sido tomadas como opções
metodológicas para a recolha de dados, a análise documental das “cadernetas escolares”, que
contêm elementos significativos acerca da comunicação entre a escola e as famílias, e os
inquéritos por entrevista e por questionário à professora titular de turma e encarregados de
educação, respetivamente. Conclui-se que à caderneta, sendo considerado o meio de
comunicação preferencialmente utilizado entre a escola e a família, os atores envolvidos
atribuem funções diferentes. Ficou, ainda, demonstrado o interesse dos pais por questões
relativas ao funcionamento pedagógico da escola.
Description
Keywords
Relação escola-família Envolvimento parental Caderneta escolar
Citation
Galvão, H., Pires, M. P. (2017) O envolvimento parental na ação educativa escolar in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (146-155) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais