Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 49
  • Children's lives in Southern Europe: contemporary challenges and risks
    Publication . Fernandes, Natália; Gaitán, Lourdes; Pechtelidis, Yannis; Tomás, Catarina
    This interdisciplinary book provides a sociological view of the contemporary experiences of children in Southern Europe. Focusing on regions deeply affected by the 2008 economic crisis, it offers a detailed investigation into the impact of economic downturn and austerity on the lives of children. Established childhood studies and sociology researchers unpack recent changes in the quality of children’s lives and our understanding of children’s rights in the modern world. Focusing first on contemporary changes to children’s forms of living, the book then turns to the prevalence of poverty in Southern Europe, before scrutinising the experiences of migrant and highly mobile children. Illustrating these experiences with key case studies from across Southern Europe, this book presents a powerful critique of the promises and pitfalls of structural changes to children-centred public policy. This informative book is essential reading for academics and higher-level students of childhood studies. Policy makers and practitioners in education, law, health, social services and children’s rights organizations in need of strong, empirical research into childhood experiences will appreciate the thorough case studies analysed in the book.
  • “Children as Readers of the World”: diversity, class, gender, and participation
    Publication . Gonçalves, Carolina; Tomás, Catarina; Almeida, Aline
    The strategic utilization of postmodern illustrated literature has emerged as a crucial tool in facilitating a profound understanding of how children construct their comprehension of diverse perspectives within the realm of social dynamics. This article rigorously scrutinizes children's conceptualizations pertaining to a wide array of subjects, encompassing diversity, socioeconomic disparities, gender dynamics, and active participation. This examination was conducted within the comprehensive framework of the RED_SMOOTH Project (Horizon 2020, European Union), which involved a qualitative investigation involving a cohort of 22 second-grade primary education students situated in the city of Lisbon. This initiative entailed the deliberate implementation of a read-aloud intervention program, primarily designed to explore the intricate themes under consideration.
  • Conceitos-chave em Sociologia da Infância: perspetivas globais
    Publication . Tomás, Catarina; Trevisan, Gabriela; Carvalho, Maria João Leote De; Fernandes, Natália
    Esta obra pretende ocupar um espaço ainda em aberto na área da Sociologia da Infância reunindo os contributos de 55 autores/as, nacional e internacionalmente reconhecidos/as, oriundos de geografias diversificadas, numa análise crítica sobre questões, temáticas e desafios que se colocam hoje na investigação em torno da infância e da(s) criança(s). O objetivo é reunir, num único volume, um conjunto significativo de reflexões científicas sobre conceitos centrais da investigação contemporânea na área, em português e em inglês, para desta forma possibilitar uma maior partilha e divulgação do conhecimento que se vai construindo a nível mundial.
  • Estudos da infância, estudos da criança: quais campos? quais teorias? quais questões? quais métodos?
    Publication . Silveira Barbosa, Maria Carmen; Delgado, Ana Cristina Coll; Tomás, Catarina
    Neste artigo realizamos um ensaio teórico sobre os Estudos da Infância e da Criança desde seus primórdios, até sua organização enquanto campos situados na intersecção entre disciplinas e questionamentos sobre infância e crianças. Inicialmente refletimos sobre os conceitos de infância e criança. Em seguida situamos os primórdios dos referidos estudos, com destaque para questões conceituais debatidas no início do século XX e, posteriormente, focalizamos os desafios dos Novos Estudos da Infância e da Criança, como a articulação entre saberes e disciplinas e a diversidade de tradições teóricas. Como são mais recentes as investigações com crianças pequenas, algumas reflexões são propostas e finalizamos com desafios como pensar a rigidez das fronteiras entre gerações e fases da infância.
  • Educação e práticas pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: diálogos entre pedagogia, psicologia e sociologia
    Publication . Tomás, Catarina; Almeida, Tiago; Lino, Dalila
    Este livro surge resultante dos trabalhos de Projeto desenvolvidos pelas estudantes da Pós-Graduação em Educação em Creche e outros Equipamentos com Crianças dos 0 aos 3 anos da Escola Superior de Educação de Lisboa das edições de 2012/2014 e 2014/2016.
  • Uma linha ténue entre a cena e o «fora de cena»: A saúde mental e o teatro pela comunidade, no feminino
    Publication . Falcão, Miguel; Silva, Manuela; Tomás, Catarina; Vidal, Susana; Vieira, Natália
    Este texto apresenta e analisa - à luz de um quadro concetual de referência nas dimensões social, artística e da saúde mental - os resultados das entrevistas realizadas a nove mulheres integrantes do projeto SenteMente. A composição do grupo variou ao longo do processo e contou com um total de 38 elementos, tendo estabilizado em 18 somente na fase de montagem do espetáculo, no qual acabaram por intervir diretamente 16. Conclui-se no texto que o Teatro pode ser um espaço fundamental para a promoção da saúde mental, a sensibilização e a literacia sobre a doença mental, a desmistificação de preconceitos, o combate ao estigma e uma maior atenção às vozes das pessoas com experiência de doença mental.
  • Papéis e funções dos/as adultos/as e das crianças na família: as conceções das crianças de um jardim de infância
    Publication . Pereira, Joana; Tomás, Catarina
    O estudo de caso que se apresenta foi realizado num jardim de infância de Lisboa, com um grupo de 19 crianças entre os 5 e os 6 anos, e teve com objetivo compreender as suas representações e perspetivas face à realidade social e familiar da atualidade, geralmente estudadas através do olhar adulto. A partir de uma metodologia qualitativa, as conclusões remetem para a assunção, pelas crianças, de que as suas funções na família se centram no respeito pela ordem e superioridade adulta, numa lógica de conformismo associada à (ir)responsabilidade que relacionam à condição da infância.
  • "Fazer teatro é sonhar mas com os olhos abertos e a falar": um olhar sobre o faz de conta no jardim de infância
    Publication . Antunes, Carla Pires; Tomás, Catarina
    Brincar ao faz de conta, como eixo estruturante das culturas da infância, é um processo de a criança se expressar livremente e representar a sua forma de ver e compreender o mundo (Ferreira, 2004; Qvortrup, Bardy, Sgritta, & Wintersberger, 1994). Na cultura de pares vive uma aventura comum, socializa, cria vínculos, negoceia, sente-se igual, importante e necessária dentro do grupo, brincando, jogando e expressando-se entre pares. Através de brincadeiras improvisadas, a criança desenvolve competências sociais, culturais, linguísticas, comunicacionais, argumentativas, negociais, éticas, entre outras, num ambiente lúdico, de liberdade criativa e onde o seu tempo-espaço deve ser respeitado e reconhecido pelo/a educador/a de infância.
  • Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária na ESELx: Percurso, Formação e Investigação
    Publication . Hortas, Maria João; Tomás, Catarina; Campos, Joana; Santos, Kátia
    Assistimos nas últimas décadas a um considerável percurso na institucionalização da Educação Social (ES) como campo científico e como área profissional. Neste artigo pretendemos analisar a ES a partir de quatro dimensões analíticas: i) identificar os principais marcos do percurso socio histórico da ES em Portugal, para compreender a reconfiguração dos seus pressupostos, dos perfis, dos papéis e das funções dos/as seus/as profissionais; ii) caracterizar a oferta formativa no ensino superior da ES em Portugal; iii) apresentar o Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (MESIC) da Escola Superior de Educação de Lisboa, nomeadamente o seu plano de estudos, as unidades curriculares que o constituem, o perfil dos seus/suas estudantes; e, iv) mapear a investigação produzida, entre 2017-2019 no MESIC, a partir dos trabalhos de projeto e dissertações finalizados, considerando as seguintes dimensões: âmbito da investigação ou intervenção; categorias em que se situa a investigação ou intervenção; natureza da intervenção, os públicos e os contextos; as metodologias desenvolvidas e os procedimentos éticos adotados. Da análise dos dados evidencia-se: a maior frequência pela opção por projetos de intervenção e a abertura e permeabilidade dos/as estudantes para a adoção de temáticas contextualizadas, plurais e interdisciplinares em ESIC, visível na diversidade de problemáticas que orientaram as suas pesquisas e intervenções.
  • Conceções e práticas associativas de Técnicos/as Superiores de Educação Social
    Publication . Nascimento, Paula Alexandra; Tomás, Catarina; Campos, Joana
    O presente artigo apresenta as conceções e as práticas associativas de 139 Técnicos/as Superiores de Educação Social em Portugal. Metodologicamente optou-se por um estudo de caráter misto e os dados recolhidos foram suportados em duas técnicas: análise documental (fontes internas e externas) e inquérito por questionário, por amostragem não probabilística, com recurso à técnica “bola de neve”, ao qual responderam 139 Técnicos/as Superiores de Educação Social (TSES). A análise e discussão dos resultados apontam para elementos importantes para a compreensão do associativismo dos TSES, nomeadamente, o reconhecimento de múltiplos fatores que influenciam a mobilização destes profissionais para o associativismo. Não obstante, para os/as inquiridos/as a prática associativa profissional parece não ser prioritária.