Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
155.57 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Brincar ao faz de conta, como eixo estruturante das culturas da infância, é um processo
de a criança se expressar livremente e representar a sua forma de ver e compreender
o mundo (Ferreira, 2004; Qvortrup, Bardy, Sgritta, & Wintersberger, 1994). Na cultura
de pares vive uma aventura comum, socializa, cria vínculos, negoceia, sente-se igual,
importante e necessária dentro do grupo, brincando, jogando e expressando-se entre
pares. Através de brincadeiras improvisadas, a criança desenvolve competências sociais,
culturais, linguísticas, comunicacionais, argumentativas, negociais, éticas, entre outras,
num ambiente lúdico, de liberdade criativa e onde o seu tempo-espaço deve ser respeitado
e reconhecido pelo/a educador/a de infância.
Description
Keywords
Teatro Jardim de infância
Citation
Antunes, C. P., Tomás, C. (2021). "Fazer teatro é sonhar mas com os olhos abertos e a falar". Um olhar sobre o faz de conta no Jardim de Infância. In Falcão, M.; Leite, T. Pereira, T. (Coords.) Educação Artística, 2010-2020. (pp.117-122). Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa/CIED. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.139
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa