Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 105
  • A retórica e a praxis publicitária
    Publication . Verissimo, Jorge
    Os alicerces estão fundados na procura de argumentos persuasivos que suportem certas intenções, discursos ou ações. O mesmo será dizer que a retorica disponibiliza um conjunto de ferramentas argumentativas e persuasivas para o orador defender uma qualquer opinião ou assunto. Com as devidas diferenças, estas ferramentas surgem e são aplicadas na publicidade, que tem como objetivo último, e por vezes específico, mover o ouvinte/consumidor para a compra de um determinado produto. Embora muitos dos recursos retóricos que encontramos na praxis publicitária coincidam, na prática muitos deles não surgiram, nem procedam diretamente dela, isto é, muitas das vezes não há desígnio claro do publicitário no uso das regras da retórica, ou até, um conhecimento prévio da doutrina retórica. Mas, as coincidências existem (FERNANDEZ, 2006). Vários os investigadores e mesmo publicitários como Marçal Moliné (1997), Antonio Lopez Eire (2000, 2004) Fernandez (2006), Juan Rey, (2009), McQuarrie & Phillips (2004, 2013) consideraram, por sua vez, que a retórica fornece uma visão panorâmica de todo o trabalho que envolve a preparação e a a execução de qualquer ação publicitária.
  • Publicidade nas redes sociais online
    Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge; Correia, Maria do Rosário
    A potencialidade interactiva da Internet, enquanto nova plataforma de comunicação ou enquanto “new media”, tem tendência a surgir como uma forma de comunicação articulada com um planeamento mais amplo e mais complexo de Comunicação Integrada de Marketing (IMC). A extensão da publicidade para estes novos media tende a acompanhar a evolução e sofisticação que as plataformas tecnológicas e de software potenciam. O conceito de Web 2.0 é utilizado para destacar a mudança de paradigma que permite a produção e partilha de conteúdos por consumidores, fortemente apoiada por uma geração de softwares facilitadores da criação de comunidades (Dionísio, et al. 2009). Com a expansão da Internet, e a recente e dinamização das redes sociais, mudaram-se as formas de entretenimento, de comércio, de comunicação e de socialização (WB, 2008).
  • Advertising and social media
    Publication . Verissimo, Jorge
    A publicidade inserida nas redes apresenta características que a diferenciam da publicidade incluída em outros meios digitais. Essas particularidades são: • a Interactividade (que pressupões uma acção e uma consequência, provocando um feedback e efeito imediato); • a Actualidade ou Instantaneidade (pressupondo a actualização de conteúdos e reacção imediata); • a Plasticidade ou Adaptabilidade (a mensagem deve ser concebida de forma a permitir-se ser copiada, alterada e disseminada pelos próprios consumidores e em simultâneo prever atingir o maior número de segmentos possível). A exploração destas formas de comunicação e de publicidade podem servir diversos objectivos estratégicos como apoiar campanhas emitidas noutros meios, lançar novos produtos, criar notoriedade para uma marca, passando pela aproximação ao consumidor. Nesta apresentação pretende-se analisar a publicidade das marcas nas redes sociais em Portugal, nomeadamente identificar uma tipologia de estratégias de marketing; a caracterização dos anúncios em função dos formatos; e identificar a forma como as marcas interagem com grupos ou comunidades.
  • Relatório de análise da publicidade: publicidade relativa a bebidas alcoólicas
    Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge
    Pretende-se com o presente relatório fazer uma breve descrição do cenário publicitário que surgiu nos mass media durante o ano de 2009 relativamente às Bebidas Alcoólicas e Não-alcoólicas (nomeadamente cervejas sem álcool, cujas marcas são as mesmas das cervejas com álcool), procedendo-se, em seguida, à sua análise numa perspectiva global do disposto no Código de Autodisciplina na Comunicação Comercial das Bebidas Alcoólicas.
  • 8th ICORIA
    Publication . Verissimo, Jorge
    Pelo oitavo ano consecutivo decorreu, nos dias 25, 26 e 27 de Junho, a 8th ICORIA (International Conference on Research in Advertising), desta feita na cidade de Klagenfurt, na Áustria. Tal como nas sessões dos anos anteriores, esta conferência teve como objectivo apresentar as mais recentes investigações académicas na área da publicidade. Normalmente restrita a professores e investigadores mais experientes, esta sessão trouxe-nos vários jovens investigadores, dos mais variados países, que se estão a iniciar na aventura de investigação em publicidade e no marketing. Jovens investigadores que se dedicam ao estudo das novas formas de comunicação marketing e do seu impacto junto do consumidor.
  • Os media e a publicidade em Portugal
    Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge
    A publicidade actual, além de possuir um papel económico e comercial e de integrar o sistema de comunicação social, revela também uma função social, visão que dá ao consumidor um papel activo e ao publicitário um estatuto de “moderador” social. É importante assinalar este triplo papel da publicidade. Para o cumprimento da função económica e comercial, destinada à promoção e lançamento de novos produtos no mercado, a publicidade manifesta-se numa dimensão discursiva, materializada nas formas de comunicação originais e até transgressoras que são veiculadas nos diversos media. Este conjunto será, por sua vez, revelador de uma dimensão social e cultural, já que os publicitários incluem no seu trabalho criativo imagens que colocam muitas vezes em causa os hábitos, os princípios e os modos de vida instituídos.
  • Tendências da publicidade no mercado automóvel em Portugal
    Publication . Pereira, Francisco José Costa; Verissimo, Jorge
    A publicidade a automóveis, que constitui o objecto deste estudo, está inserida num mercado altamente concorrencial, que tal como muitos outros sectores, atravessa um momento de crise mundial, que se reflecte também em Portugal. Assim, a análise psicossocial da publicidade a automóveis tem como objectivos entender o modo como são concebidas as mensagens publicitárias, as encenações, os seus conteúdos, valores e argumentos. No fundo, compreender como este mercado veicula as suas mensagens de modo a persuadir o público-alvo.
  • Retórica clássica e storytelling na práxis publicitária
    Publication . Verissimo, Jorge
    Partindo da constatação de que o storytelling adquiriu uma nova centralidade nas estra tégias publicitárias, cujo sucesso pode ser explicado pela crescente importância da comunica ção de marca em detrimento da publicidade unidirecional do produto (Baynast & Lendrevie, 2014; Baynast et al., 2018; Kotler & Keller, 2015; Rossiter et al., 2018); pelo efeito da evolução tecnológica que permitiu que os vídeos publicitários deixassem a exclusividade da televisão e passassem a estar disponíveis nos canais de vídeo da internet, como o YouTube (Cardoso et al., 2017; Laurence, 2018; Zamudio, 2016); e por vivermos numa sociedade hedónica que privilegia as emoções e as gratificações sensoriais e que, simultaneamente, elege o cidadão comum como protagonista (Escalada, 2016; Laurence, 2018; Rossiter et al. 2018), este texto pretende eviden ciar que a riqueza comunicacional do storytelling em publicidade tem na retórica clássica alguns dos vieses científicos em que assenta, nomeadamente: (a) na verossimilhança da história, que surge por estar sustentada numa narrativa do quotidiano, com conteúdos de “valor humano” e com o recurso a “pessoas” reais (Ballester & Sabiote, 2016; Escalada, 2016; Laurence, 2018; Panarese & Villegas, 2018); (b) na evidência do pathos, que advém, principalmente das emo ções que a história gera nas audiências (Ballester & Sabiote, 2016; Laurence, 2018; Panarese & Villegas, 2018; Salmon, 2016); (c) na relevância do ethos, que surge da confiabilidade do autor/ credibilidade da marca (Laurence, 2018; Panarese & Villegas, 2018).
  • O corpo na publicidade
    Publication . Verissimo, Jorge
    Se detivermos um pouco o nosso olhar sobre a publicidade actual, verificamos que o corpo humano, não só da mulher, mas também do homem, é exibido, no seio de certas campanhas, com poses passíveis de suscitar em alguns destinatários sensações de sedução, de atracção e até de aflorar fantasias; ou, pelo contrário, provocar noutros reacções de indignação e mesmo repulsa. Tendo em atenção uma visão diferenciada entre corpo e atributos físicos/corporais que surgem nas imagens publicitárias, o modo como é apresentado e representado, nomeadamente as figuras, os gestos e posturas, cuja significação pode variar consoante o produto/marca aí publicitado e o destinatário do mesmo, este texto pretende demonstrar, com base num corpus de anúncios constituído por diversas campanhas publicitárias, os vários significados do corpo (vestido, seminu ou nu) respectivas poses, gestos, posturas e marcas corporais. É, ainda, objectivo evidenciar de que modo as representações, as práticas e s marcas corporais que emergem no corpus seleccionado manifestam os paradigmas sociais em vigor, isto é, a forma como as personagens inscritas reflectem as tendências físicas e os atributos corporais em uso na sociedade.
  • Que publicidade contra a crise?
    Publication . Verissimo, Jorge
    Estamos oficialmente em crise. Oficialmente, porque antes deste solene anúncio já estávamos. Basta prestar um pouco de atenção ao “sobe e desce” constante do valor das acções nas bolsas e à redução do investimento publicitário, para constarmos este estado da economia. Perante esta situação de crise qual o papel das empresas? Desinvestir em comunicação? Despedir pessoal? Reduzir as remunerações? Incrementar as promoções? Ser mais agressivo? Fechar a porta? Ou encontrar alternativas?