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Abstract(s)
Os alicerces estão fundados na procura de argumentos persuasivos que suportem certas intenções, discursos ou ações. O mesmo será dizer que a retorica disponibiliza um conjunto de ferramentas argumentativas e persuasivas para o orador defender uma qualquer opinião ou assunto. Com as devidas diferenças, estas ferramentas surgem e são aplicadas na publicidade, que tem como objetivo último, e por vezes específico, mover o ouvinte/consumidor para a compra de um determinado produto.
Embora muitos dos recursos retóricos que encontramos na praxis publicitária coincidam, na prática muitos deles não surgiram, nem procedam diretamente dela, isto é, muitas das vezes não há desígnio claro do publicitário no uso das regras da retórica, ou até, um conhecimento prévio da doutrina retórica. Mas, as coincidências existem (FERNANDEZ, 2006). Vários os investigadores e mesmo publicitários como Marçal Moliné (1997), Antonio Lopez Eire (2000, 2004) Fernandez (2006), Juan Rey, (2009), McQuarrie & Phillips (2004, 2013) consideraram, por sua vez, que a retórica fornece uma visão panorâmica de todo o trabalho que envolve a preparação e a a execução de qualquer ação publicitária.
Description
Keywords
Retórica Publicidade Persuasão Briefing Estratégia de marketing Estratégia publicitaria Estratégia criativa
Citation
Veríssimo, J. (2022). A retórica e a praxis publicitária. In I. Ferreira & S. Mateus (orgs.), Retórica mediatizada: A comunicação persuasiva através dos media (pp. 15-35). Sistema Solar (Documenta).
Publisher
Sistema Solar (Documenta)