Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-20"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Retórica clássica e storytelling na práxis publicitáriaPublication . Verissimo, JorgePartindo da constatação de que o storytelling adquiriu uma nova centralidade nas estra tégias publicitárias, cujo sucesso pode ser explicado pela crescente importância da comunica ção de marca em detrimento da publicidade unidirecional do produto (Baynast & Lendrevie, 2014; Baynast et al., 2018; Kotler & Keller, 2015; Rossiter et al., 2018); pelo efeito da evolução tecnológica que permitiu que os vídeos publicitários deixassem a exclusividade da televisão e passassem a estar disponíveis nos canais de vídeo da internet, como o YouTube (Cardoso et al., 2017; Laurence, 2018; Zamudio, 2016); e por vivermos numa sociedade hedónica que privilegia as emoções e as gratificações sensoriais e que, simultaneamente, elege o cidadão comum como protagonista (Escalada, 2016; Laurence, 2018; Rossiter et al. 2018), este texto pretende eviden ciar que a riqueza comunicacional do storytelling em publicidade tem na retórica clássica alguns dos vieses científicos em que assenta, nomeadamente: (a) na verossimilhança da história, que surge por estar sustentada numa narrativa do quotidiano, com conteúdos de “valor humano” e com o recurso a “pessoas” reais (Ballester & Sabiote, 2016; Escalada, 2016; Laurence, 2018; Panarese & Villegas, 2018); (b) na evidência do pathos, que advém, principalmente das emo ções que a história gera nas audiências (Ballester & Sabiote, 2016; Laurence, 2018; Panarese & Villegas, 2018; Salmon, 2016); (c) na relevância do ethos, que surge da confiabilidade do autor/ credibilidade da marca (Laurence, 2018; Panarese & Villegas, 2018).
- Campanha para a sensibilização da adoção de animais de companhia e combate ao seu abandonoPublication . Costa, Madalena Sofia dos Santos Almeida e; Machado, Ana TeresaEste trabalho consiste no desenvolvimento de uma Campanha para a sensibilização da Adoção de Animais de Companhia e Combate ao seu abandono, de acordo com uma estratégia de marketing social, que promove a adoção de animais de companhia e combate ao seu abandono; com o objetivo claro de sensibilizar a sociedade relativamente a estes temas. A marca Zu é uma das marcas pertencentes ao grupo Sonae, responsável pela comercialização de produtos para animais, seja para saúde, alimentação, higiene e lazer, bem como prestação de serviços de tosquia e banhos. Inaugurada em 2014, conta atualmente com 25 lojas no território nacional e o seu principal objetivo consiste em ser uma referência nesta área para todos os donos de animais, oferecendo produtos de qualidade e serviços especializados, sendo que todos os seus colaboradores são da área de medicina ou enfermagem veterinária, de modo a possuírem o ‘know’ adequado às suas funções e conforme às expectativas dos clientes. O trabalho desenvolvido tem como base uma estratégia de marketing social, visando solucionar um problema social e ao mesmo tempo, transmitindo os valores da marca, aproximando-se mais dos seus consumidores; através das redes sociais. O plano de comunicação para redes sociais será posto em prática no Instagram, Facebook e Youtube da marca, dado que 61% dos utilizadores portugueses de Internet, também se encontram no Instagram e 90% dos mesmos no Facebook. (Bacelar, 2019). Este projeto será útil para a marca Zu, uma vez que irá aumentar a notoriedade da marca e a nível social, irá promover a mudança de comportamentos, nomeadamente fomentar a adoção e combater o abandono animal. Em suma, e tendo em conta a metodologia de investigação utilizada, conclui-se que este projeto é pertinente, uma vez que segundo os resultados do inquérito, não há campanhas suficientes acerca desta temática.
- APAV: proposta de melhoria da estratégia de comunicação digitalPublication . Abreu, Mariana Sofia Vieira; Machado, Ana Teresa; Gonçalves, RuiA crescente evolução tecnológica a par das condicionantes provocadas pela pandemia da doença Covid-19, vieram mostrar a importância do digital nas organizações (Kotler, 2021) com ou sem fins lucrativos. Atualmente, as organizações do terceiro setor encontram ao seu dispor um conjunto de ferramentas de comunicação digital que permitem distingui-las da concorrência bem como comunicar a sua missão, valores e projetos ao público (Varela, 2015). Apesar de se verificar o aumento do uso e reconhecimento da importância da comunicação digital por parte destas organizações, a sua comunicação, na maioria dos casos, não aparenta estar definida numa estratégia, o que pode ser bastante penalizador para estas (Reisemberg, 2020). Dada a importância do digital para as organizações com ou sem fins lucrativos e face às falhas detetadas na estratégia de comunicação digital da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), o presente relatório de estágio tem como objetivo o desenvolvimento de um plano estratégico de comunicação digital para esta organização do terceiro setor. O plano desenvolvido para a Associação baseou-se no plano estratégico de comunicação digital de Monteiro et al (2014), designado por Plano E, um modelo sequencial que abrange quatro fases: a análise, abordagem, ação e a avaliação. A implementação desta proposta, irá ajudar a APAV no aumento da sua notoriedade enquanto organização que apoia vítimas de todos os tipos de crime, bem como na melhoria da experiência e maior envolvimento do público nos canais de comunicação digital em que a Associação está presente.
- A COVID-19 como cenário para o desenvolvimento de atividades STEMPublication . Couto, Joana Catarina da Fonseca Valério Gomes; Valente, Bianor; Almeida, Pedro da CruzO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Este relatório tem como finalidade a descrição sintética da prática ocorrida no 1.º CEB e no 2.º CEB, a análise crítica e reflexiva dessas práticas e a apresentação de uma investigação intitulada “A COVID-19 como cenário para o desenvolvimento de atividades STEM”. A investigação, desenvolvida num 3.º ano de escolaridade, procurou compreender os contributos de uma atividade STEM e foi pautada pelos seguintes objetivos específicos: i) Caracterizar as aprendizagens das áreas curriculares envolvidas na sequência de atividades; ii) Descrever as perspetivas dos alunos sobre as atividades desenvolvidas. Para o efeito foi utilizada uma metodologia qualitativa e privilegiou-se a observação participante e a análise documental como técnica de recolha de dados. Participaram no estudo 23 alunos. Os resultados do estudo permitem compreender os contributos sentidos pela realização de atividades STEM, sendo a saúde um contexto importante para o reconhecimento de números e de relações entre eles, a atividade matemática levou assim à compreensão do rápido crescimento de casos de infeção, já a atividade no âmbito do estudo do meio levou a compreensão de que modo a doença em questão de como podemos evitar o contágio da mesma e de como se propaga. Neste estudo foi visível a motivação e o interesse dos participantes no decorrer da sequência de atividades podendo ainda salientar a mobilização de conhecimentos das variadas áreas curriculares, tais como as aprendizagens que delas advém. Os resultados ficaram dentro do que era expectável, indo ao encontro dos objetivos definidos para a sequência de atividades.
- Uma sala sem conflitosPublication . Baleiras, Ana Patricia Ventura; Rosa, ManuelaO relatório, Uma sala “sem” conflitos: Autonomia na resolução de conflitos, que aqui se apresenta evidência uma reflexão sobre a prática profissional supervisionada e desenvolvida no ano letivo 2020/2021 em ambiente de Jardim de Infância. A prática desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, ocorreu entre 9 de novembro de 2020 e 14 de maio de 2021, com um grupo de 19 crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. Para além do exposto, o relatório tem também como objetivo a realização de uma investigação sobre a prática, refletindo e fundamentando a temática autonomia na resolução de conflitos. Desta forma, metodologicamente este assume uma abordagem qualitativa. Para a realização do relatório privilegiaram-se como técnicas de recolha de dados a observação direta, o inquérito por entrevista, as conversas informais, a consulta e análise de documentos e as notas de campo/reflexões diárias e semanais. Assim, conciliasse a pesquisa bibliográfica mobilizada com a recolha de dados realizada ao longo da intervenção. O trabalho desenvolvido possibilita compreender as conceções e estratégias da educadora cooperante no que diz respeito aos conflitos; conhecer as conceções das crianças sobre os conflitos; e identificar algumas das estratégias utilizadas pelas crianças para solucionar os conflitos.
- Necessidades de formação contínua de professores para inclusão de crianças com perturbação do espectro do autismoPublication . Alves, Marli de Souza; Leite, TeresaAtualmente a Educação Inclusiva é uma realidade e um desafio, principalmente para os envolvidos no contexto escolar. A escola precisa estar apta para receber e incluir crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), garantindo aprendizagem e participação efetiva. Aos professores cabe a missão de encontrar caminhos, alternativas e possibilidades para analisar, compreender e aplicar intervenções pedagógicas eficazes e não excludentes. Este estudo apresenta como tema a Necessidade de Formação Contínua de Professores para Inclusão de crianças com PEA. O objetivo geral do estudo será conhecer as necessidades de formação contínua de professores para a inclusão de crianças com PEA nas escolas regulares. Os objetivos específicos foram estabelecidos como: conhecer as percepções dos professores sobre inclusão , identificar as dificuldades dos professores na inclusão de crianças com PEA, verificar a formação que tiveram relativas a inclusão e PEA, verificar a necessidade de formação contínua e a expectativa dos professores em relação a formação. Os resultados permitiram identificar que as docentes tendem a atribuir a fatores externos os problemas relacionados com a inclusão, ao mesmo tempo, destacam à formação contínua como fundamental para inclusão. Acrescentam que a formação deve ser direcionada para práticas pedagógicas e desenvolvidas através de modalidades centradas na troca de experiências e na análise de situações contextuais.
- Análise de receção de conteúdos de entretenimento: as diferenças geracionais da série Friends em PortugalPublication . Cabo, Isabel Maria Fernandes; Montargil, Filipe; Silvestre, Cláudia Marisa VasconcelosO presente estudo teve como principal objetivo a análise da receção de público da série Friends, em Portugal, comparando-a entre as Gerações X, Y e Z. A análise consiste em perceber as diferenças geracionais na receção do público e nas gratificações adquiridas através de uma série que atingiu um sucesso e uma longevidade muito para além das suas dez temporadas. Através de uma abordagem metodológica quantitativa, foi utilizada a técnica de recolha de informação por questionário obtendo uma amostra de 608 inquiridos pertencentes às gerações X, Y e Z. Com esta investigação, foi possível averiguar as divergências a nível de consumo, ideias e vivências de cada geração, uma vez que estas procuram gratificações e possuem relações distintas de identificação e de empatia pelas personagens da série Friends. Desta forma, os resultados desta investigação evidenciam o impacto de uma série com mais de 20 anos que, para além de transcender gerações, as impacta de forma diferente. É, assim, enfatizado o facto de existirem divergências do ponto de vista dos indivíduos de gerações distintas, o que tem como consequência cada indivíduo obter diferentes tipos de receção de conteúdo audiovisual de entretenimento.
- Hybrid manufacturing of stiffening grooves in additive deposited thin partsPublication . Cristino, Valentino A. M.; Pragana, João; Bragança, Ivo; Silva, Carlos; Martins, PauloThis paper is focused on the hybridization of additive manufacturing with single-point incremental forming to produce stiffening grooves in thin metal parts. An analytical model built upon in-plane stretching of a membrane is provided to determine the tool force as a function of the required groove depth and to estimate the maximum allowable groove depth that can be formed without tearing. The results for additively deposited stainless-steel sheets show that the proposed analytical model can replicate incremental plastic deformation of the stiffening grooves in good agreement with experimental observations and measurements. Anisotropy and lower formability caused by the dendritic-based microstructure of the additively deposited stainless-steel sheets justifies the reason why the maximum allowable depth of the stiffening grooves is approximately 27% smaller than that obtained for the wrought commercial sheets of the same material that are used for comparison purposes.
- Clustering para otimização das estratégias de marketing da multinacional portuguesa PHC SoftwarePublication . Garcia, Filipa Capucha; Jorge, Nuno da Silva; Gonçalves, RuiVivemos num mundo em que um simples acesso à internet é significado do mundo nas nossas mãos. A rapidez das transações e da própria evolução de consumo tem sido exponencial e o futuro do marketing passará pela sua capacidade de saber precisamente quem está do outro lado da mensagem, de forma a que possa personalizá-la e adaptar às necessidades especificas desse determinado público. Só assim o consumidor continuará a ouvir mensagens de publicidade e a aceitar abordagens comerciais. Por isso mesmo, no decorrer deste projeto serão utilizados métodos de data mining, como a análise de clusters, para identificar o tipo de empresa mais potencial para o software PHC CS. Este é um projeto que incide num caso de estudo sobre a multinacional portuguesa PHC Software e será desenvolvido com recurso à plataforma SAS Enterprise Miner. No final do projeto será possível determinar uma estratégia assertiva, adaptada e rentável, tendo em consideração os dados de consumo dos clientes do PHC CS dos últimos cinco anos.
- Padrões de consumo dos serviços de Streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração XPublication . Rocha, José Manuel Ferreira Costa Sousa; Machado, Ana TeresaA utilização de serviços de streaming representa um fenómeno atual, crescente, no que concerne à audição de música. Demonstrando exercer um efeito estonteante nos hábitos de consumo dos indivíduos, vieram também impactar a própria indústria musical em si, flagelada nas últimas duas décadas pela quebra das suas receitas – uma consequência da massificação da prática de pirataria. Apesar de o segmento etário jovem ser o que em maior proporção se vale deste tipo de plataformas, quando decide ouvir música, a verdade é que não existem ainda estudos consideráveis, que analisem os fatores inerentes a esta prática, por parte de gerações mais velhas. Posto isto, e sabendo que a Geração X possui um potencial bastante inexplorado pela literatura, até ao momento, o objetivo da presente investigação traduz-se pela questão de partida, “Quais as diferenças nos padrões de consumo dos serviços de streaming musical, por parte dos Millennials e da Geração X?” Baseados na análise dos constructos “Expetativa de Performance”, “Expetativa de Esforço”, “Influência Social”, “Condições Favoráveis”, “Motivações Hedónicas”, Price Value, “Hábito” e “Atitude Face à Pirataria”, tentou-se perceber em que medida cada um demonstrava impacto sobre a “Intenção de Continuar a Usar” tais serviços, por parte de ambas as gerações em análise. Através de um estudo quantitativo, aplicou-se um inquérito por questionário, obtendo-se uma amostra constituída por 214 elementos da Geração X e dos Millennials – todos eles consumidores atuais, dos serviços de streaming musical.