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  • A Educação Física e a Dança: uma abordagem estética do Desporto na área da Composição Coreográfica
    Publication . Marques, Ana Silva; Teixeira, Bárbara
    Consideramos que a sensibilidade estética pode servir de base para a avaliação de situações na medida em que, sentindo-se a si e aos outros, cada um poderá tornar-se sujeito das suas decisões, expressões e ações em relação a um coletivo. A dança, como elemento pertencente à cultura de movimento e enquanto arte, desenvolvida a partir das sensações, perceções e emoções dos alunos, pode ser compreendida como um processo de autoconhecimento, conhecimento do mundo e suas complexas relações, configurando-se como um fenómeno histórico-social de caráter educativo, que promove o desenvolvimento de qualidades técnicas, artísticas e estéticas, de competências físicas e das capacidades expressivas e criativas. E o desporto? Qual a sua importância no desenvolvimento estético dos nossos alunos? Poderá a formação para a sensibilidade estética em relação a um determinado movimento desportivo, contribuir para o desenvolvimento de um processo criativo em dança? Neste sentido, na sequência do curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança (ESD), concretizou-se um Estágio de cariz profissional, desenvolvido na área de Composição Coreográfica, na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea II, no 5º ano do Ensino Vocacional de Dança da Academia de Música de Vilar do Paraíso, no ano letivo de 2014/15. Os objetivos partiram da abordagem estética desportiva como temática e orientação metodológica e as especificidades técnicas e táticas para o desenvolvimento de um trabalho de Composição Coreográfica. A exploração da metodologia da área desportiva permitiu dar a conhecer aos alunos de dança novos conhecimentos, novas possibilidades de movimento, novas formas, novas perspetivas, possibilitando a exploração das competências específicas da área de composição, a partir de novos estímulos específicos das modalidades desportivas: Futebol, Basquetebol e Atletismo.
  • Dança para bebés em contexto de creche
    Publication . Silva, Ana Margarida Tito Carvalho Almeida da; Marques, Ana Silva
    “Dança para bebés” foi tema de investigação no âmbito de um Mestrado na área do Ensino da Dança. Tratou-se de uma atividade de caráter experimental onde se tornou fundamental estudar a aplicabilidade das metodologias de dança a um público-alvo de caraterísticas tão específicas. Para levar a atividade da teoria à prática revelou-se necessário descobrir estratégias que assegurassem a funcionalidade e a recetividade dos exercícios. Após a investigação e mais um ano de experiência nas sessões de dança para bebés, conclui-se que se trata de uma atividade de grande interesse, com um grande impacto para o público-alvo. As estratégias encontradas podem ser uma ajuda no desenvolvimento desta vertente da Dança Educacional.
  • A criatividade no processo de composição coreográfica
    Publication . Ribeiro, Catarina Lopes; Marques, Ana Silva
    Resultado de uma investigação e reflexão acerca do cruzamento entre os processos criativos desenvolvidos pelos teóricos da psicologia recente e a composição coreográfica como um processo criativo inerente à produção de objetos artísticos na área da dança, esta apresentação relata a aplicação no terreno de estratégias e metodologias inerentes ao desenvolvimento do processo e do sujeito criativo, procurando clarificar domínios e articular ideias, que permitissem uma abordagem mais aprofundada e fundamentada daquilo que se constitui como um processo mental na composição coreográfica, concretizado no âmbito do Mestrado em Metodologias do Ensino da Dança pela Escola Superior de Dança (Instituto Politécnico de Lisboa).
  • Educação artística: um cruzamento essencial e exequível
    Publication . Marques, Ana Silva
    A tríade educativa entre Dança, Criatividade e Currículo Escolar acontece com o exemplo concreto da consecução do Projeto de Educação Artística para um Currículo de Excelência – Projeto Piloto para o 1.º Ciclo do Ensino Básico desenvolvido pelo Clube UNESCO de Educação Artística. Consideramos que este Projeto é um exemplo que prova que a Educação Artística é possível, é essencial, exequível e é uma ferramenta determinante para o desenvolvimento profícuo do que consideramos ser “uma verdadeira educação artística” e no qual se desenvolve um plano de intervenção no domínio das diferentes áreas artísticas em contexto escolar. A dança, neste âmbito, como uma das áreas artísticas desenvolvidas no projeto procura contribuir para o desenvolvimento geral e harmonioso das crianças, para que estas apreendam os princípios que governam o movimento, ao mesmo tempo que a espontaneidade dos seus movimentos seja preservada e que a sua capacidade criativa, expressão estética e artística seja fomentada.
  • A conexão entre Arquitetura e a Dança como uma práxis criativa no ensino da Dança
    Publication . Marques, Ana Silva; Mesquita, Andrea
    Entendemos que a conexão entre a Arquitetura e a Dança pode permitir reconhecer que atributos provenientes de áreas distintas, no âmbito do conhecimento artístico, viabilizam alargar diversas capacidades e experiências de interseção, onde a dimensão criativa e conceção de objetos artísticos são uma possibilidade. Neste sentido, e através da realização de um Estágio desenvolvido no Ano Letivo de 2014/2015, no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança a práxis adotada teve como foco de estudo o desenvolvimento do processo criativo dos alunos de uma Escola Profissional de Dança na realização e concretização das suas tarefas exploratórias e produtos coreográficos e na articulação que se estabeleceu entre as duas áreas supramencionadas. Neste estágio, partiu-se de uma pesquisa e reflexão dos principais conceitos envolvidos e que sustentaram os seus objetivos. Foi traçado um conjunto de estratégias metodológicas/pedagógicas assentes na articulação das duas áreas de conhecimento e de produção artística, em que se considerou que os conceitos da Arquitetura são estímulos propícios à criação e materialização de movimento de um processo de Composição Coreográfica e consequentemente de um Produto Artístico de Dança. O estágio fundamentou-se numa abordagem qualitativa e sustentou-se nas premissas da investigação-ação, através da conceção e aplicação dos seguintes instrumentos: observação indireta e direta; grelhas de observação e de avaliação (fim aberto, semiaberto e fechado); diário de bordo; registo audiovisual. Com estes instrumentos procedeu-se, de forma sistematizada, à recolha e tratamento dos dados, o que implicou uma constante reflexão e subsequente ação. Desta forma, foi possível determinar a metodologia assente na conexão de duas áreas de produção artística, aplicada no âmbito da disciplina de Formação em Contexto de Trabalho, em que se pretendeu compreender o contributo das mesmas no processo de ensino-aprendizagem e consequente desenvolvimento do processo criativo e nos produtos coregráficos dos alunos. Tal como previsto, com o trabalho desenvolvido, foi consolidada e apresentada ao público uma obra de criação artística intitulada ―Atmosferas, Ambiências Arquitetónicas‖.
  • Uma possibilidade interdisciplinar entre a Dança e a Matemática
    Publication . Marques, Ana Silva; Costa, Ana Margarida
    A Dança, com a sua abordagem Universal poderá ser uma mais-valia como atividade artística para colmatar dificuldades de uma determinada área escolar. Tal como afirma Gardner, quando se refere aos diversos tipos de inteligência, o contributo da Dança pode auxiliar a ultrapassar dificuldades numa outra área em prol da obtenção de novas aprendizagens. Ou seja, a inteligência corporal/cinestésica evidenciada nesta área artística poderá estar na base da estratégia de ensino para outras áreas do conhecimento em que se prevê, por exemplo, um raciocínio lógico/matemático. Assim, e com base na intervenção pedagógica de um Estágio concretizado no Ensino Especializado de Dança, no ano letivo de 2014/2015, e em consonância com o curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, foi possível desenvolver uma interdisciplinaridade educativa, respeitando os conteúdos da disciplina de Expressão Criativa, como parte integrante do plano de estudos das disciplinas de formação vocacional em dança com os conteúdos da disciplina de Matemática, como parte integrante das metas curriculares e áreas disciplinares do ensino básico geral. A abordagem da Matemática foi decidida após ter-se constatado que nesta área disciplinar os alunos apresentavam maior dificuldade, a taxa de sucesso era inferior em comparação às outras disciplinas de ensino regular e os alunos demonstravam menor interesse na aprendizagem. Desta forma, a intervenção pedagógica teve como base uma metodologia que abordava os conteúdos e objetivos da Expressão Criativa com estímulos da disciplina de Matemática de forma a consolidar os seus conteúdos possibilitando que os alunos experienciassem uma abordagem prática a partir da utilização do corpo e exploração de movimento que fosse para além da transmissão convencional da matéria de ensino. As aulas de Dança foram desenvolvidas de acordo com a conexão dos conteúdos da disciplina de Matemática e da disciplina de Expressão Criativa e o ano letivo culminou com a apresentação final de uma coreografia intitulada Dançando a Matemática‖.
  • As conceções pessoais da criatividade em dança dos professores e alunos do ensino artístico
    Publication . Marques, Ana Silva; Nogueira, João; Monteiro, Elisabete
    O trabalho de Doutoramento que se apresenta surgiu da vontade de aprofundar e desenvolver o conceito de Criatividade, delimitado à Dança, enquanto atividade formativa do Ensino Artístico no Sistema Educativo Português. Procuramos, neste estudo, desenvolver a capacidade de pesquisa, interpretação e análise da produção científica na área das Ciências da Educação, nomeadamente, na relação que existe entre os espaços da Criatividade, Ensino Artístico e Dança. Para tal, pretendemos recorrer à área da Psicologia como especialidade de investigação, tendo como ponto de partida os seus referenciais, de forma a concretizar uma reflexão aprofundada sobre a Criatividade e, em simultâneo, invocamos a investigação relacionada com o Ensino da Dança. A par deste trabalho, sendo a Criatividade utilizada frequentemente em conteúdos e contextos educacionais artísticos, avaliamos que existe uma necessidade fulcral de compreender quais são, de facto, as conceções pessoais dos professores e dos alunos de Dança quando abordam o termo Criatividade e de que forma este se reflete nos fatores pessoa, processo, produto e contexto que se envolvem inevitavelmente no ensino da criatividade em Dança. Como opção metodológica, consideramos pertinente seguir, primeiramente, uma metodologia de investigação qualitativa, ou interpretativa, pois entendemos que seria a mais adequada para perceber o fenómeno inerente à problemática desta investigação. Assim, na Fase I do estudo, e com a aplicação de um Inquérito por Questionário a 12 Especialistas-Informantes Privilegiados (6 alunos e 6 professores de Dança), tivemos como objetivo central focar a nossa atenção na recolha de informação que estivesse diretamente relacionada com as conceções pessoais de Criatividade em Dança, com o intuito de conhecer os aspetos que estavam diretamente relacionados com a pessoa, o produto, o processo, o ambiente criativo e a avaliação, possibilitando-nos, assim, aferir quais os pontos de vista dos participantes. A opinião dos nossos inquiridos permitiu concretizar um estudo exploratório que possibilitou, a partir da análise de conteúdo, transitar para a etapa seguinte (Fase II) e, mais especificamente, construir um novo instrumento de recolha de dados. Na Fase II do estudo, procuramos a produção de proposições mais generalizáveis ou universais, em busca das representações sociais da criatividade, da amostra em estudo, com base na metodologia quantitativa suportada pelo recurso a um segundo Inquérito por Questionário aplicado a 281 participantes (alunos e professores de Dança), de um universo total de 356 pessoas convidadas a responder, tendo-se obtido uma taxa de resposta de 79%. Consideramos que a complementaridade dos métodos quantitativos e qualitativos foi pertinente, pois possibilitou uma análise aprofundada de todos os dados, permitindo, desta forma, uma interpretação consistente do fenómeno em estudo. Com os resultados obtidos, queremos que este estudo seja uma peça essencial para os Cursos Vocacionais de Dança, proporcionando uma efetiva compreensão do fenómeno educativo estudado, de acordo com a sua singularidade e complexidade, e oferecendo dados concretos relativamente ao modo como a Criatividade é “sentida” e “vivida” junto dos seus alunos e professores de Dança.
  • A dança na promoção da interdisciplinaridade
    Publication . Marques, Ana Silva
    A dança pode ser um instrumento de aprendizagem interdisciplinar de conteúdos das áreas curriculares e em simultâneo desenvolver a capacidade criativa e da imaginação. Neste workshop, o contacto (descoberta/exploração) de matérias de movimento foi fortemente estimulado em exercícios criativos, em que se procurou relacionar a Dança Criativa e seus conceitos fundamentais de movimento, com a matéria curricular específica que se concretizou no desenvolvimento de diversas propostas de exercícios práticos com objetivos concretos de reconhecer a singularidade duma área/temática de ensino previsto no currículo escolar, ao mesmo tempo que se estabelece a inter-relação direta dessa abordagem de ensino com a dança.
  • Criatividade em Dança : conceções, métodos e processos de Composição Coreográfica no ensino da Dança
    Publication . Marques, Ana Silva; Xavier, Madalena
    Ao refletirmos sobre formação em dança, quer seja na sua vertente artística genérica (Educação Artística), ou na vertente artística vocacional (Ensino Artístico), em que se pretende atingir níveis mais avançados com o objetivo de formar profissionais de dança (Intérpretes/Criadores), não podemos deixar de abordar temáticas como a Criatividade em Dança e suas Conceções. Considerando que nestas vertentes de formação poderemos ter como objetivo final a criação intencional de objetos artísticos, parece-nos ainda essencial refletir sobre noções de corpo, movimento, métodos e processos de composição coreográfica e a sua relação com o contexto de uma prática artística atual. Neste artigo, procuramos cruzar linhas de investigação distintas, que se estão a desenvolver em programas de Doutoramento, com o intuito de relacionar temáticas que consideramos fundamentais no âmbito da formação em Dança e cujo contributo permitir-nos-á atualizar as nossas próprias propostas de intervenção pedagógica.
  • Dimensões formais, informais e não-formais em diversos contextos de aprendizagem da dança
    Publication . Marques, Ana Silva
    Apresenta-se neste artigo a pretensão de se abordar a aprendizagem da Dança, enquanto atividade artística, quer em dimensões formais, quer nas dimensões informais e não-formais recorrendo-se à teoria de “Aprendizagem Situada” e à teoria de “Comunidade Prática”, implicando os autores Jean Lave e Etienne Wenger. Neste sentido, para além dos contextos formais de aprendizagem, pretende-se realçar as formas de aculturação em contextos sociais tão importantes para o desenvolvimento desta área artística.