Browsing by Issue Date, starting with "2016-11"
Now showing 1 - 10 of 86
Results Per Page
Sort Options
- Vacuoterapia: influência no aumento da flexibilidade muscular dos isquiotibiaisPublication . Agostinho, Ana; Cordeiro, Ana; Leiria, Daniela; Brandão, David; Tiago, Joana; Pedro, Luisa; Carolino, ElisabeteObjetivo – Verificar a influência da vacuoterapia na flexibilidade muscular dos isquiotibiais em indivíduos saudáveis com encurtamento dos mesmos, associado a um protocolo de exercícios de alongamento. Método – Foram aplicados os testes Extensão Ativa do Joelho e o teste Senta e Alcança aos dois grupos de participantes: experimental (n=6) e controlo (n=6). Ao grupo experimental foi aplicada vacuoterapia e exercícios de alongamento e ao de controlo exercícios de alongamento. Após três semanas (três intervenções por semana) os participantes foram reavaliados. Resultados – Registaram-se melhorias em ambos os grupos entre a avaliação inicial e a final para os dois testes efetuados. No entanto, a comparação entre grupos revelou que essas diferenças não foram estatisticamente significativas. Discussão – Os resultados obtidos sugerem que a aplicação de vacuoterapia parece não contribuir para um aumento adicional da flexibilidade dos isquiotibiais face a um programa de exercícios de alongamento. Desta forma, preconiza-se a realização de mais estudos para verificar os efeitos e a eficácia da vacuoterapia, assim como a utilização de amostras de maior dimensão. Conclusão – Ambos os grupos mostraram melhorias ao nível da flexibilidade dos isquiotibiais; no entanto, com a vacuoterapia não se verificaram alterações significativas como terapia complementar ao alongamento.
- Relações de poder em Vigiar e Punir: O nascimento da prisãoPublication . Rodrigues, JorgeO livro Vigiar e punir: O nascer da prisão, escrito em 1975, tem como objetivo mais visível desmontar o suposto humanismo dos reformadores penais do Séc. XVIII, em França, que na linha do iluminismo, propuseram a substituição do suplício pela prisão como método punitivo e ressocializador de delinquentes, resultando em mudanças nas relações de poder. Nele, Foucault teoriza uma conceção não juridíca do poder, a partir das práticas sociais e jurídicas nos séculos XVII e XVIII. Nesta conceção não juridica do poder – o poder disciplinar –, o autor coloca especial ênfase nas relações entre poder e saber. Apresenta-o como transversal à sociedade, uma vez que o poder está em todo o lugar e em todas as coisas, mostrando que o mesmo tem duplo aspeto: a parte visível (instituições sociais) e a parte invisível (o dispositivo), no interior do qual circulam novas intensidades de poder, refletindo a paisagem mental de uma época. Aborda os principais aspetos do poder disciplinar dando ênfase à disciplina como forma dessa modalidade de poder e a sua mudança da época clássica para a modernidade, mostrando as suas mutações e técnicas naqueles séculos. Apresenta a passagem do exercício do poder diretamente sobre o corpo do indivíduo para a privação dos seus direitos e liberdade, demonstrando que não existem sociedades livres de relações de poder. Trata o controlo social na sociedade disciplinar, ao apresentar inúmeros processos de objetivação que ocorrem nas redes de poderes, que capturam, dividem e classificam os indivíduos, como a criação do sistema panótico. Neste, a relação de poder é de sujeição constante do indivíduo. O panotismo constituiu-se num poder produtor de saber que regula a vida dos indivíduos.
- Literacia da informação em contexto universitárioPublication . Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana; Andrade, Isabel; Antunes, Maria Da Luz; Alonso-Arévalo, JulioO conhecimento científico que circula em Portugal sobre literacia da informação é, ainda que meritório, bastante inicial e insuficiente para fomentar ações transversais, intervenções globais e, porque não referi-lo, criar políticas públicas que coloquem este tema na agenda educativa, particularmente na do ensino superior. Este facto deve-se em parte à reduzida investigação e problematização realizada, no nosso país, em torno do tema. Ainda assim, é notório o crescente interesse social que, conjugado com fatores ligados ao desenvolvimento económico e interesses de outros quadrantes contíguos, tem conseguido levar a bom porto a inscrição na agenda política de alguns tópicos que tocam a literacia da informação: aprendizagem ao longo da vida, tecnologias na educação, literacias digital e, para os média, divulgação científica, entre outros. Não podemos ficar indiferentes ao contexto atual que exige, no seio do processo de Bolonha, mas também à luz do que são as alterações tecnológicas e comunicacionais, uma reconfiguração da forma como se aprende. O estudante, impelido que é a lidar com novas ecologias de aprendizagem, terá de lidar com informação, saber selecioná-la, avaliá-la, interpretá-la e comunicá-la. Possuir estas competências, usando-as de uma forma ética e legal é também compreender que a possibilidade de autoria se faz a partir de informação que se reconstrói. Torna-se, por isso, necessário valorizar a informação (por ela mesma e pelo que representa em termos de direitos e exercício de cidadania), compreendendo que o seu domínio, isto é, a sua literacia, é um investimento imprescindível no contexto do ensino superior.
- Mono-alkylation of cyanoimide at a molybdenum(IV) diphosphinic center by alkyl halides: synthesis, cathodically induced isomerization and theoretical studiesPublication . Alegria, Elisabete; Guedes Da Silva, M. Fátima C.; Kuznetsov, Maxim L.; Martins, Luisa; Pombeiro, ArmandoTreatment of trans-[Mo(NCN)(2)(dppe)(2)] with alkyl halides (RX) affords the alkylated cyanoimidocomplexes trans-[Mo(NCN)(NCNR)(dppe)(2)]X [R = Me, X = I (1); R = Et, X = I (2); R = Pr, X = I (3); R = Pr-i, X = I (4); R = CH2Ph, X = Br (5); R = CH2C6H4NO2-4, X = Br (6)], while its reaction with the trimethyloxonium salt [Me3O][BF4] affords trans-[Mo(NCN)(NCNMe)(dppe)(2)][BF4] (7). The reactions are accelerated by microwave irradiation. Complexes 1-7 were fully characterized by elemental analyses, IR and NMR spectroscopies, FAB-MS spectrometry, cyclic voltammetry and controlled potential electrolysis. The electrophilic addition to the exo-N atom of one of the cyanoimide ligands was confirmed by single crystal X-ray crystal analysis of 1. In aprotic medium and at a Pt electrode, compounds 1-7 undergo, apart from two consecutive single-electron reversible oxidations, also two successive single-electron reductions at different potentials, involving a cathodically induced trans-to-cis isomerization, following a double square ECEC-type mechanism which was studied in detail by digital simulation of the cyclic voltammograms. Quantum-chemical calculations indicate that the oxidations and reductions are mainly metal centered (although the latter with some involvement of the cyanoimide moieties), and that the reduction leads to a decrease of the relative stability of the trans isomer vs. the cis one.
- Glossário de literacia da informação de A a ZPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, CarlosUm glossário pode ser um auxiliar bastante útil para quem dá os primeiros passos na compreensão da terminologia aplicada à literacia da informação em contexto académico. Literacia da informação - Entendida como o conjunto de competências que um cidadão informado necessita para participar de forma responsável, ativa e crítica na atual Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem. É um atributo vital para o mundo intensivo e extensivo da informação, que favorece o desenvolvimento pessoal, económico, social e cultural.
- Glossário de ciência abertaPublication . Antunes, Maria Da Luz; Correia, AntóniaO conhecimento é um bem público, pertença de todos e que a todos deve beneficiar e ser concedido. A sociedade e as comunidades de investigação associadas à produção e à curadoria do conhecimento devem assumir um papel responsável e fundamental na sua promoção, valorização, divulgação e partilha. Nos casos em que a investigação é realizada com recurso a financiamento público, este papel é reforçado em consequência da obrigatoriedade da sua divulgação e disponibilização. Por outro lado, a ciência tem um caráter público, porque o conhecimento é de todos e para todos. O conceito de Ciência Aberta tem ganho destaque e assumido uma posição sólida na sociedade no seguimento das políticas desenvolvidas por agências públicas de financiamento de I&D de vários países, das recomendações da Comissão Europeia e das iniciativas levadas a cabo em Portugal, ao nível das instituições de ensino superior, da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da tutela (Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior). A promoção do conceito «Conhecimento Para Todos» e, por arrastamento, os pressupostos da Ciência Aberta, tendem a reforçar o impacto social da investigação, reconhecendo-a e valorizando-a. A Ciência Aberta é, assim, um modelo de prática científica mais abrangente, uma vez que acontece em todas as etapas da investigação e possibilita o acesso aberto a publicações, dados de investigação e inclui a interoperabilidade da infraestrutura científica, as metodologias partilhadas e possibilita a utilização de ferramentas para data mining. A Ciência Aberta contribui para a melhoria da qualidade da ciência, permitindo o aumento das colaborações que envolvem a investigação e a sociedade em geral e um maior impacto socioeconómico da pesquisa pública. No âmbito da efetiva implementação da Ciência Aberta em Portugal, a Secretaria de Estado da Ciência e do Ensino Superior desenvolveu um conjunto de iniciativas, de entre as quais a divulgação e a formação assumem especial relevância. Nesse âmbito surgiu a proposta da construção de um glossário da Ciência Aberta. O convite foi endereçado a duas bibliotecárias de instituições do ensino superior universitário e politécnico. O presente estudo apresenta o projeto e o trabalho desenvolvido entre maio e setembro de 2016. Foram compiladas 166 designações com entradas pelo idioma português, preferencialmente, seguidas da respetiva expressão inglesa; privilegiou-se a entrada no idioma inglês sempre que a expressão portuguesa resultava em completo desconhecimento para o leitor/investigador. O Glossário de Ciência Aberta, disponível em http://www.ciencia-aberta.pt/glossario, segue os princípios da transparência, do acesso aberto, da reutilização da informação e do uso de ferramentas web. As definições apresentadas são da responsabilidade de inúmeras entidades oficiais e científicas, identificadas com um link direcionado à informação original. Na recolha de informação foram privilegiados os conteúdos em formato digital. São apresentadas relações de associação entre expressões e salvaguarda-se, sempre que possível, a expressão original. Este é um projeto work-in-progress, pelo que são bem-vindos mais e novos conteúdos através do email ciência-aberta@mctes.gov.pt.
- A novel red emitting material based on polyoxometalate@periodic mesoporous organosilicaPublication . Granadeiro, Carlos; Ribeiro, Susana; Kaczmarek, Anna M.; Cunha-Silva, Luis; Almeida, Pedro L.; Gago, Sandra; Van Deun, Rik; De Castro, Baltazar; Balula, SaleteThe first lanthanopolyoxometalate-supported bifunctional periodic mesoporous organosilica (BPMO) composite is here reported. The incorporation of decatunsgstoeuropate anions ([Eu(W5O18)(2)](9-)) within the porous channels of an ethylene-bridged TIVIAPS-functionalized BPMO produced a luminescent material exhibiting a strong red emission under UV irradiation. Photoluminescence studies showed an efficient energy transfer process to the lanthanide emitting center in the material (antenna effect). A significant change in the coordination environment of Eu3+ ions was observed after its incorporation into the TMAPS-functionalized material. The possible reason for this is discussed within the paper.
- Eduardo: a multimedia story by a Swiss army knife journalistPublication . Bonacho, FernandaOne thing that cannot be denied is that whereas there have been countless online publications before the world wide web, it has been the late development of the web that transformed communication patterns and, particularly information textuality and the journalistic arena. Among profound and unceasing changes, one can stand out the online versions of traditional media outlets, but obviously the originally online stories, created to be experienced as multimedia journalistic pieces. It is within this field that Eduardo's story belongs, in the prize winner piece "O que é isso de vida independente" [What is that of an independent life?] by the Portuguese multimedia journalist Vera Moutinho. Contributing to the national newspaper "O Público", Vera Moutinho is a young multimedia journalist, who is known for creating narrative experiences that elect the visual and sound plasticity as drivers of her journalistic work. In this paper I will explore her Eduardo's story, in order to examine how significance is built across multiple media and unfolds undertones throughout each moment.
- O papel da literacia em saúde na decisão médica partilhadaPublication . Varela, AméricoAlguns estudos têm demonstrado a relação existente entre uma maior e mais estruturada participação do doente na tomada de decisão clínica, a melhoria da literacia em saúde e a obtenção de ganhos em saúde. Porém, a existência de equívocos por parte de médicos e de outros profissionais de saúde, poderá contribuir para a fraca adesão destes em relação à decisão clínica partilhada e à discussão das opções terapêuticas, sobretudo com doentes de baixo nível de literacia. Com este ensaio crítico, pretende-se esclarecer estes equívocos, tendo, para tal, aprofundado uma reflexão e uma análise sobre elementos decisivos da comunicação centrada no utente – literacia em saúde e decisão partilhada. Apresentaram-se questões relevantes em torno da literacia e da decisão partilhada, matéria sobre a qual se desenvolveu o conteúdo crítico. Este desenvolvimento constitui a parte mais extensa do ensaio. Transmitiu-se o ponto de vista de vários autores e uma análise crítica e ilustrou-se essas ideias com exemplos e estudos de investigação, validando, desta forma, os argumentos apresentados e respondendo às questões suscitadas durante a análise. Nas considerações finais deste ensaio crítico salienta-se que, promovendo uma maior participação do utente na tomada de decisão clínica, se melhora o nível da literacia em saúde através de uma comunicação centrada no doente, efetuada por profissionais qualificados que tenham em consideração as determinantes sociais e se obtêm ganhos em saúde.
- Custo-efetividade da radiocirurgia estereotáxica no tratamento de metástases cerebrais: revisão sistemáticaPublication . Luís, Leandro FredericoIntrodução – As metástases cerebrais são um problema decorrente da doença oncológica que limita significativamente a sobrevida e a qualidade de vida dos doentes. A radiocirurgia estereotáxica permite uma eliminação não invasiva das metástases cerebrais. Objetivos – Pretende-se verificar se a radiocirurgia estereotáxica apresenta maior custo-efetividade que os tratamentos alternativos para metástases cerebrais nos doentes oncológicos. Método – Efetuou-se uma revisão sistemática de literatura utilizando o servidor EBSCO e a PubMed, no período de tempo compreendido entre 2005 e 2015. Foi feito o cruzamento dos termos MeSH de pesquisa: ‘radiosurgery’, ‘brain’, ‘metastasis’, ‘economics’ e ‘cost-benefit analysis’. A pesquisa revelou 57 artigos potencialmente elegíveis para a revisão que foram submetidos a avaliação de acordo com os critérios de seleção definidos. Resultaram três artigos que foram incluídos na revisão. Resultados e Discussão – A revisão revelou a dominância da radiocirurgia estereotáxica face às duas alternativas estudadas (radioterapia total do cérebro e a cirurgia tradicional para resseção das metástases). Esta superioridade está associada a custos inferiores da radiocirurgia estereotáxica e efeitos (efetividade ou utilidade) iguais ou superiores. O custo da radiocirurgia estereotáxica parece ser o principal diferenciador relativamente às alternativas, sendo inferior nos três estudos. Conclusão – Os custos e efeitos associados da utilização da radiocirurgia estereotáxica sugerem que esta poderá ser a melhor opção para um tratamento mais racional dos doentes com metástases cerebrais. Todavia, as conclusões são limitadas devido à escassez de estudos avaliados na revisão.