Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 12
  • Lusofonia e artes plásticas: Discursos, práticas e trânsitos
    Publication . Pereira, Teresa Matos
    Sob a designação abrangente da Lusofonia inscrevem-se um conjunto de festivais, bienais e outros eventos pontuados amiúde por exposições de artes plásticas que integram artistas nascidos nos vários países que integram a CPLP. Neste sentido interessa-nos perceber quais os critérios e discursos subjacentes à organização destas exposições, considerando igualmente as possibilidades de intercâmbio artístico entre os vários países e, por fim os possíveis pontos de contacto com um conjunto de discursos em torno do conceito de lusofonia.
  • Artes visuais e comunidade: processos, impacto e constrangimentos
    Publication . Regatão, José Pedro; Sá, Kátia; Pereira, Teresa Matos
    O presente texto sintetiza o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2014/15 na disciplina Artes Visuais e Comunidade, integrada na licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Em Artes Visuais e Comunidade pretende-se o desenvolvimento de projetos artísticos de intervenção em espaços públicos de natureza vária (espaços urbanos, rurais, naturais, etc..), que envolvam processos de trabalho com a comunidade atendendo às suas necessidades, motivações, construções identitárias e memória coletiva Em primeiro lugar será realizado um balanço dos seis projetos desenvolvidos na referida Unidade Curricular considerando os processos de trabalho que culminaram em residências artísticas nos contextos de atuação bem como o seu impacto e acolhimento junto das comunidades em causa. Em segundo lugar pretende-se uma reflexão (apoiada pelos testemunhos dos diversos intervenientes) acerca do papel desempenhado por uma abordagem desta natureza no âmbito da licenciatura em AVT bem como dos constrangimentos ao seu desenvolvimento em contexto académico de formação inicial.
  • Perceções e divulgação de artistas plásticos africanos em Portugal
    Publication . Pereira, Teresa Matos
    Em Portugal a receção e divulgação da obra de artistas plásticos africanos tem evidenciado, ao longo das últimas duas décadas uma descontinuidade, marcada pontualmente pela integração das artes plásticas no discurso da lusofonia ou do póscolonialismo. Verifica-se assim uma atenção rarefeita que não contribui para a discussão ou análise crítica das suas linguagens particulares, decorrentes, entre outros fatores, dos seus trânsitos transnacionais ou permanências continuadas, bem como das dinâmicas históricas que envolvem Portugal e África. Com esta comunicação propõe-se em primeiro lugar, um olhar sobre a presença de artistas africanos ou afro-descendentes, nos circuitos das artes plásticas em Portugal, atendendo à divulgação e receção crítica da sua obra. Em segundo lugar é sugerida uma análise de dois casos que têm conhecido algum destaque nas últimas duas décadas: os artistas angolanos António Ole e Yonamine. Através da sua obra procurar-se-á vislumbrar algumas dinâmicas que envolvem a criação artística, a história das relações entre a Europa e a África, desvendando continuidades entre passado e presente, ou as múltiplas transfigurações de uma temporalidade transformada pela experiência, pela memória ou pela pós-memória.
  • Memória e Arquivo: práticas interdisciplinares no contexto da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da ESELx
    Publication . Sá, Kátia; Pereira, Teresa Matos
    Este artigo resulta de um processo de investigação–ação no âmbito das práticas docentes desenvolvidas no contexto da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) com vista à atualização permanente, melhoria dos processos de ensino- -aprendizagem e avaliação num âmbito do ensino artístico superior. Propõe-se uma abordagem transdisciplinar às artes visuais partindo de uma proposta de trabalho lançada aos estudantes nos módulos de Pintura e Escultura, integrados na Unidade Curricular de Oficina de Artes e Tecnologias III procurando explorar um dos vetores da produção contemporânea: as relações entre a Memória e o Arquivo. O texto resume assim as referências de base (sobretudo de natureza teórica), metodologias de abordagem e avaliação que nortearam o desenvolvimento dos projetos, bem como as subsequentes respostas práticas (no domínio da produção artística) e a avaliação, realizada pelos estudantes, de todo o processo.
  • Dinâmicas de Formação Artística em Contexto de Ensino Superior, como Espaços Abertos à Prática Profissional nas Artes Visuais
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Sá, Kátia
    O texto apresenta os processos de trabalho desenvolvidos no âmbito da Unidade Curricular de Projeto em Artes, Tecnologias e Multimédia com estudantes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias, da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. Estes processos assumem-se como introdução a dinâmicas de criação artística mais amplas que poderão vislumbrar uma dimensão profissional, no campo artístico e/ou cultural. Neste sentido, foram lançadas propostas de trabalho, subordinadas a temas da contemporaneidade, atendendo às práticas vigentes no campo das artes visuais e pressupondo a criação de um espaço de abertura ao desenvolvimento de poéticas individuais. O artigo incide sobre os processos criativos levados a cabo, considerando aspetos relativos ao ensino-aprendizagem, à pesquisa baseada na prática em artes visuais, resultados finais bem como as ligações entre a formação artística, em contexto de ensino superior politécnico, as possibilidades e contingências de um ulterior desenvolvimento profissional.
  • Ativismo, transitoriedade e feminismo na obra de Karen Dolorez
    Publication . Pereira, Teresa Matos
    Este texto pretende estabelecer uma abordagem à obra da artista brasileira Karen Dolorez considerando o seu processo criativo enquanto forma de posicionamento social e ideológico. A utilização das técnicas têxteis como o crochet ou a imagética do corpo feminino assume um sentido político que coloca o seu trabalho no contexto de uma estética feminista, ampliada à escala do espaço urbano ou do espaço desterritorializado das redes sociais e plataformas digitais na internet.
  • Ativismo, transitoriedade e feminismo na obra de Karen Dolorez
    Publication . Pereira, Teresa Matos
    Este texto pretende estabelecer uma abordagem à obra da artista brasileira Karen Dolorez considerando o seu processo criativo enquanto forma de posicionamento social e ideológico. A utilização das técnicas têxteis como o crochet ou a imagética do corpo feminino assume um sentido político que coloca o seu trabalho no contexto de uma estética feminista, ampliada à escala do espaço urbano ou do espaço desterritorializado das redes sociais e plataformas digitais na internet.
  • Representações do território: património e prática artística
    Publication . Alcântara, Ana; Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana
    A comunicação descreve e analisa as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito de duas propostas de trabalho com estudantes do CTeSP em Gestão de Turismo (ESE eESCE/IPS) e com estudantes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (ESELx/IPL). A primeira proposta de trabalho foi realizada na Unidade Curricular de História, Cultura e Património e a segunda no âmbito das Unidades Curriculares de Oficina de Artes, Tecnologias e Multimédia I e Projeto em Artes Tecnologias e Multimédia I. Ambas se inscrevem num projeto de investigação em curso financiado pelo concurso ID&CA do IPL e intitulado IMAGO MUNDI - Cartografias, práticas artísticas, comunidade e representações do território. Através destes dois exemplos procura-se dar conta das potencialidades pedagógicas da integração de estudantes em processos investigativos baseados na prática, tendo contextos reais de atuação (sociológicos, culturais, estéticos) como ponto de partida para a construção de aprendizagens capazes de articular, de forma coerente, diferentes saberes, experiências e processos criativos.
  • Dialogues in space-time: at the crossroads between arts education and cultural citizenship
    Publication . Pereira, Teresa; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Matos, Joana; Ferreira, Joana Correia
    Introduction: This article focuses on a teaching-learning process developed within the context of initial training for teachers and educators, involving practices in the visual arts. Methodology: A qualitative study was conducted, considering the generation of data from artistic-pedagogical practices and its respective content analysis. Results: Creative processes and resulting materials were analyzed, including photographic series, mind maps and visual essays, as well as the students' critical reflections recorded in their learning portfolios. Discussions: The simultaneous visual and discursive dimensions of the produced materials, as well as the gathered reflections, allowed us access to a set of meanings attributed to the carried-out processes, which encompassed areas such as technical knowledge, creativity, communication, interpersonal relationships and a sense of professionalship. Conclusions: The articulation of the aforementioned domains, in the context of integrated arts education into teacher training, allowed us to observe the impasses, potentialities and, above all, the urgency for education professionals to assume a lively stance in face of a context of uncertainty and rapid social and cultural change. This requires a critical view of realities and truths, an ability to co-create healthy learning environments that promote inclusion and equity, freedom of choice, and creativity in its broadest sense.
  • “Se esta rua fosse minha”. Propostas de intervenção em espaço urbano, no cruzamento das artes plásticas e do design
    Publication . Antunes, Sandra Pereira; Pereira, Teresa Matos
    “Se esta rua fosse minha” foi o mote para o desenvolvimento de um processo de trabalho com estudantes de artes visuais e tecnologias, como forma de introduzir a investigação em arte e design baseada na prática e guiada pela prática (practice-based e practice-led research). Como ponto de partida, assumiu-se uma intervenção em espaço urbano. A realização de uma cartografia do território, que incluiu formas participadas de diagnóstico, propostas de atuação e intervenção, constituíram etapas definidas para a ideação deste projeto. Por esta via, os estudantes propuseram formas de atuação baseadas na prática artística, na prática do design ou na interligação entre ambas as áreas. O presente artigo dá conta dos processos de trabalho e dos resultados deste projeto, considerando as suas vantagens, contingências e limites. Procura, finalmente, servir como ponto de reflexão acerca das ligações entre escola, comunidade e participação cívica na formação de futuros profissionais, nas áreas das artes visuais, do design ou da educação artística.