Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Representações do território: património e prática artística

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
40_Representações do territórioE-book SIPP.pdf664.49 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A comunicação descreve e analisa as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito de duas propostas de trabalho com estudantes do CTeSP em Gestão de Turismo (ESE eESCE/IPS) e com estudantes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (ESELx/IPL). A primeira proposta de trabalho foi realizada na Unidade Curricular de História, Cultura e Património e a segunda no âmbito das Unidades Curriculares de Oficina de Artes, Tecnologias e Multimédia I e Projeto em Artes Tecnologias e Multimédia I. Ambas se inscrevem num projeto de investigação em curso financiado pelo concurso ID&CA do IPL e intitulado IMAGO MUNDI - Cartografias, práticas artísticas, comunidade e representações do território. Através destes dois exemplos procura-se dar conta das potencialidades pedagógicas da integração de estudantes em processos investigativos baseados na prática, tendo contextos reais de atuação (sociológicos, culturais, estéticos) como ponto de partida para a construção de aprendizagens capazes de articular, de forma coerente, diferentes saberes, experiências e processos criativos.
This paper describes and analyses pedagogical practices developed within two work proposals with students of the CTeSP in Tourism Management (ESE and ESCE/IPS) and with students of Visual Arts and Technologies degree (ESELx/IPL). The first work proposal was developed in the curricular unit of History, Culture and Heritage and the second in the scope of Workshop of Arts, Technologies and Multimedia I and Project in Arts Technologies and Multimedia I. Both are part of an ongoing research project funded by the IPL (ID&CA) and entitled IMAGO MUNDI - Cartographies, arts practices, community and representations ofterritory. Through these two examples we try to show the pedagogical potential of integrating students in practice-based investigative processes, having real contexts of action (sociological, cultural, aesthetic) as a starting point for the construction of coherent knowledge, which articulates different areas, experiences and creative processes.

Description

Keywords

Cartografias Pesquisa baseada na prática Património Artes visuais Cartographies Practice-based research Heritage Visual arts Territory IPL/2022/IMAGOMUNDI_ESELX

Citation

Alcântara, Ana, Pereira, Teresa Matos & Matos, Joana (2023). Representações do território: património e prática artística. In Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas. Instituto Politécnico de Setúbal, pp. 34-39

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Setúbal

CC License

Altmetrics