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ISEL - Eng. Qualidade e Ambiente - Dissertações de Mestrado

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  • Desafios na implementação e manutenção de um sistema de gestão integrado* numa organização multisite *âmbitos: qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho, gestão da continuidade de negócio e segurança da informação.
    Publication . Pacheco, Rui Pedro Vieira Quinto; Oliveira, António Victor Carreira de
    O contexto atual, onde a continuidade de negócio das organizações é colocada à prova diariamente, impacta diretamente a forma como as organizações percecionam a implementação e manutenção de sistemas de gestão integrados. Os desafios que as organizações multisite têm de ultrapassar aquando da implementação, mas também na manutenção, deste tipo de sistemas de gestão são de diferentes naturezas. Através do método de inquérito, foi possível auscultar diversas partes interessadas, e listar os principais desafios que este tipo de organizações têm de ultrapassar no decorrer do processo. O presente trabalho apresenta um modelo de abordagem à integração de sistemas de gestão em organizações multisite, que tem como objetivo dar resposta aos diversos desafios que as organizações multisite têm de ultrapassar. Após a realização deste trabalho foi possível concluir que os principais desafios que as organizações têm de ultrapassar de forma a implementar e manter um sistema de gestão integrado são, na sua grande maioria, independentes da dimensão da organização ou da própria atividade. Existem uma série de fatores críticos que é necessário ter em consideração aquando da decisão pela implementação de um sistema de gestão integrado, contudo pode-se concluir que o sucesso com que estas organizações ultrapassam estes desafios depende da forma como as mesmas se preparam para este processo.
  • Estudo da valorização material e/ou energética dos resíduos de plásticos e microplásticos.
    Publication . Sapalo, Ivoneia Tecla; Santos, Maria Teresa Loureiro dos; Puna, Jaime Filipe Borges
    Os resíduos de plásticos têm tido um grande protagonismo a nível nacional e internacional por causa das propriedades que este material apresenta, permitindo, por um lado, a sua aplicação em diversos setores, tornando-se, por outro lado, num problema de gestão após a sua utilização devido ao uso exacerbado do mesmo que prolonga a sua permanência na natureza e facilita o seu alastramento em microplásticos, aquando da sua degradação, provocando impactos negativos nos diversos meios, na economia e também na saúde pública. Definido o objeto de análise/estudo desta dissertação, e de forma a que fossem alcançados os objetivos preconizados, estabeleceu-se como metodologia de trabalho o uso de um questionário de autopreenchimento para inquirir utentes da comunidade do ISEL, independentemente das suas funções. Todos os inquiridos tinham mais de 16 anos e demostraram ter literacia no que diz respeito ao tema em estudo - plásticos e microplásticos. Os resultados revelaram que a maioria das pessoas se preocupa com o uso acentuado do plástico no dia-a-dia, demonstrando, assim, interesse pela mudança de hábitos de consumo, caso estejam disponíveis opções mais sustentáveis. Ficou também evidente a disponibilidade dos inquiridos para participarem em atividade que promovam a sustentabilidade ambiental em prol do bem comum, bem como para aderirem a campanhas que estimulem comportamentos voltados para a sensibilização e educação ambiental.
  • Validação do método de análise por difração de rx para a determinação do teor de gesso e calcário no cimento
    Publication . Borges, Jorge Manuel de Abreu; Silva, João Miguel Alves da; Apolinário, Ângela
    A Cimpor utiliza atualmente um método de análise por fluorescência de raios X para determinar o teor de SO3, diretamente ligado ao teor de gesso (regulador de presa) do cimento e a determinação da perda ao fogo para determinar a quantidade de calcário que é necessário adicionar na fase de moagem do clínquer para obter o cimento com as características desejadas. Os métodos para a determinação destes teores, essencialmente o da perda ao fogo são morosos. O objetivo deste trabalho consiste em estudar a possibilidade de utilizar a análise de difração de raios X que também é realizada por rotina para inferir se é um método de análise confiável para a determinação da quantidade de gesso e calcário que será necessário adicionar ao clínquer na fase de moagem.
  • Conceção do sistema de gestão de SST segundo a norma ISO 45001:2018 e sua integração nos sistemas de gestão de qualidade e ambiental – ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 na indústria Arneg portuguesa – enquadramento, desafios e especificidades
    Publication . Vinhais, Filipe Miguel Martins; Oliveira, António Victor Carreira de
    Este trabalho de mestrado aborda a implementação do sistema de gestão de Saúde e Segurança no Trabalho de acordo com a Norma ISO 45001:2018, e a sua integração nos sistemas de gestão de Qualidade (ISO 9001:2015) e Ambiental (ISO 14001:2015), em particular na Indústria multinacional Arneg Portuguesa, que serviu como caso de estudo. O objetivo principal do trabalho foi estudar o enquadramento teórico dos sistemas de gestão, os desafios e as especificidades, abordar a integração dos três sistemas de gestão (Qualidade, Ambiente e Saúde e Segurança no Trabalho) e fornecer orientações práticas para a Arneg Portuguesa e restantes organizações que pretendem ser certificadas pelo SIGQASST. Entendeu-se que os sistemas de gestão QASST servem como um guia das organizações para estabelecer um ambiente de trabalho seguro e saudável, impactos ambientais reduzidos e clientes satisfeitos. A metodologia de pesquisa envolveu a análise documental das Normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018, artigos científicos e dados estatísticos. Foi utilizada informação documentada da Indústria Arneg Portuguesa referente às normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, que facilmente pode ser integrada com a informação documentada elaborada neste trabalho para satisfazer os requisitos da ISO 45001:2018, na Arneg Portuguesa. Adicionalmente, entende-se que a organização possui uma cultura, estrutura e recursos para que a integração dos três sistemas de gestão seja efetuada com sucesso e eficazmente, sendo uma mais-valia para a empresa. A integração dos sistemas de gestão QASST permite uma melhor reputação da empresa, menor burocracia, simplificação de documentos, melhor eficiência de recursos e a realização de uma única auditoria integrada seja interna ou externa, poupando tempo e custos. Em última análise, esta tese não apenas oferece apenas contribuições importantes para a empresa multinacional Arneg Portuguesa, mas também para o conhecimento geral sobre a integração de sistemas de gestão com relevância para o sector industrial e literatura académica
  • Implementação da norma ISO 9001:2015 numa empresa do sector comercial
    Publication . Ferreira, Susana Paula da Silva; Oliveira, António Victor Carreira de
    A adoção de um sistema de gestão da qualidade (SGQ) é uma decisão estratégica que potencia uma série de benefícios para qualquer tipo de organização, podendo-se considerar um investimento que permite o desenvolvimento sustentado da mesma, numa altura em que as exigências dos mercados e clientes aumentam. A certificação do SGQ é hoje um requisito para fornecedores de um número crescente de empresas públicas e privadas. Neste contexto, a empresa A Um - equipamentos e materiais de escritório, Lda, que desenvolve a sua atividade principal no âmbito de artigos de papelaria, procura diferenciar-se, tornando-se mais competitiva através da implementação do sistema de gestão da qualidade baseado na ISO 9001:2015. O trabalho desenvolvido na presente dissertação, teve assim por objetivo a conceção e o acompanhamento da implementação do SGQ segundo a NP EN ISO 9001:2015 na A Um. Para que a implementação decorresse em conformidade foi necessário um estudo aprofundado de cada requisito e posterior interpretação e adaptação à realidade da empresa. Ocorreram também muitas ações de sensibilização e a produção de uma série de documentos completamente inexistentes até então, mas exigidos pela norma. Durante o processo de implementação surgiram dificuldades relacionadas essencialmente quanto ao limite temporal do trabalho versus o tempo necessário para tratar das burocracias exigidas, bem como com a aceitação destas nos procedimentos diários que já ocorriam na empresa. Por esta razão a auditoria interna não foi executada, o que impossibilitou a conclusão do ciclo de implementação do SGQ proposto de acordo com o ISO 9001:2015. Contudo, todas as ferramentas necessárias à implementação do SGQ foram construídas e todo o trabalho contribuiu para a convicção de que, se a empresa A Um assegurar a continuidade e monitorização das práticas implementadas será, num futuro próximo, capaz de implementar um SGQ bem-sucedido.
  • Gestão Lean numa empresa de manutenção de sistemas de tratamento de águas residuais
    Publication . Santos, Sofia Alexandra Abadia dos; João, Isabel Maria da Silva
    A elevada competitividade nos mercados, a exigência crescente de qualidade e de produtividade, e o consequente aumento do investimento necessário, leva a que as empresas implementem estratégias que lhe permitam reduzir custos e melhorar processos. A filosofia Lean constitui uma abordagem de gestão eficaz e utilizada pelas empresas para identificar continuamente oportunidades de melhoria. As ferramentas Lean, têm por base a eliminação de desperdícios, isto é, a eliminação de atividades que não acrescentam valor aos processos de uma organização. A eliminação de desperdícios Lean permite a melhoria dos processos e a redução de custos. O presente estudo, foi realizado numa empresa de manutenção de sistemas de tratamento de águas residuais, com o objetivo de elaborar um plano de implementação de ferramentas Lean. A operacionalização do plano inicia-se com um diagnóstico de desperdícios Lean, seguindo-se a implementação de ferramentas Lean que permitem a eliminação dos principais tipos de desperdícios encontrados, assim como a melhoria dos processos subjacentes. A análise dos resultados permitiu considerar que a empresa em estudo encontra-se num nível médio de maturidade Lean, o que se traduz numa aplicação satisfatória da filosofia Lean. Porém, foi identificado a existência do desperdício de tempo de espera associado às áreas de gestão de stock e rastreabilidade de equipamentos e, organização e limpeza dos espaços de trabalho. Desta forma, foram aplicadas as ferramentas Lean, nomeadamente a ferramentas 5S e a matriz de competências e descritivo de funções, de forma a eliminar o desperdício Lean encontrado. Como sugestões de ações futuras a desenvolver pela empresa, foi elaborado uma proposta de quadro kamishibai que poderá ajudar na organização e visualização de tarefas, assim como uma análise ABC aos consumíveis da empresa. As melhorias propostas no âmbito do presente trabalho constituem apenas o início do processo de implementação da filosofia Lean, sendo necessário a monitorização do processo para a obtenção de melhorias significativas no desempenho da organização.
  • Estudo de uma rede de monitorização da qualidade do ar
    Publication . Bacalhau, Raquel Maria Gaião; Fernandes, Célia Maria da Silva; Ramos, Paulo José Raimundo
    Uma Rede de Medição da Qualidade do Ar (RMQAr) é composta por várias Estações de Medição (EM). Em cada uma destas EM é recolhida informação sobre os principais poluentes presentes na sua zona de implantação. A otimização da RMQAr é um fator essencial para garantir o bom funcionamento das EM, pelo que é importante avaliar a existência de EM redundantes. A sua existência pode permitir a transferência das mesmas para novas localizações, alargando a área monitorizada, sem aumentar o custo com a sua manutenção. Neste trabalho pretende-se identificar zonas envolventes às EM da área metropolitana de Lisboa, com comportamentos semelhantes de poluição do ar, por um dos poluentes presentes e contribuir para a identificação de possíveis EM redundantes, usando técnicas de Estatística Multivariada.
  • Avaliação técnica e económica de sistemas de ventilação e/ou desodorização em ETAR
    Publication . PIRES, Mónica Alexandra Mendes; Melo, Ana Maria Garcia Henriques Barreiros Joanaz de
    As Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) são instalações que contribuem para a remediação ambiental e promovem a sustentabilidade ambiental, no entanto apresentam alguns impactes ambientais indesejados, sendo frequentemente fontes de emissão de odores e apresentando elevados consumos energéticos. Efetuou-se uma avaliação técnica e económica do sistema de remoção de odores da ETAR de Castelo Branco de modo a avaliar a possibilidade de otimização energética e minimizar os odores, garantindo as condições de higiene e segurança nos locais de trabalho, nomeadamente nos edifícios fechados da ETAR. Analisou-se a configuração inicial e as alterações efetuadas à mesma de uma perspetiva de custos e de emissão de odores, tendo sido comparados os custos de investimento e de operação, bem como as emissões de H2S antes e depois da alteração. Estima-se que a configuração atual represente uma poupança de cerca de 276.000,00 € no custo total no fim do horizonte de projeto, correspondentes a 17% deste custo, garantindo os valores de H2S pretendidos, com um retorno do investimento em menos de 1 ano. Estima-se ainda uma redução na pegada de carbono de 1.171,50 toneladas de CO2 no mesmo período, representando uma redução de 60% relativamente ao previsto para a configuração inicial. Foi ainda proposta uma solução alternativa, utilizando ventiladores dedicados a cada órgão, ao invés de ventilar todo o interior dos edifícios, sendo possível ter um sistema de desodorização de menor dimensão prevendo também uma redução significativa nos custos.
  • Desenvolvimento e promoção da utilização de um adaptador pessoal no enchimento de garrafas de água
    Publication . Barros, Ana Filipa Oliveira; Melo, Ana Maria G. H. Barreiros Joanaz de; Silva, Nuno Guerreiro Monge da
    A ingestão regular de água, com qualidade e em quantidade adequadas, é fundamental para uma saúde equilibrada, assim como para o bom desempenho escolar. Por essa razão, é necessário promover estratégias para assegurar o consumo de água, com qualidade e em quantidade, mas tendo em conta a sua sustentabilidade. O consumo de água da torneira ao invés de água engarrafada tem várias vantagens: o impacto ambiental reduzido, baixa pegada de carbono e energética. Para compreender os hábitos de consumo de água da comunidade do IPL, foi realizado um questionário. Através dos resultados percebeu-se que a maioria das pessoas tem boas práticas de hidratação, no entanto existe um elevado número de pessoas que prefere água engarrafada, na sua maioria porque não gosta do sabor da água da torneira. A sujidade e a fraca manutenção são as principais razões para que não se use os bebedouros. Apesar de muitas pessoas considerarem que a água da torneira tem qualidade, a verdade é que poucas bebem água dos locais públicos, existindo um maior receio durante a pandemia. As pessoas sentir-se-iam mais seguras se tivessem um dispositivo para enchimento da garrafa, por essa razão foi desenvolvido o adaptador. Por fim, o questionário indiciou que muitas pessoas não têm noção do custo da água da torneira. O adaptador foi desenvolvido com recurso ao software de Desenho Assistido por Computador (CAD) e produzido através de tecnologia de corte a laser numa placa de polipropileno. O adaptador garante que não há contacto entre o bocal da garrafa e o bebedouro e/ou torneira, nem perda de água, possibilita o enchimento da garrafa em qualquer local, releva-se fácil e intuitivo de utilizar, é facilmente transportável e lavável e também permite customização. Para que haja confiança na utilização dos sistemas de abastecimento público, como por exemplo, bebedouros é importante que se elaborem planos de utilização e manutenção.
  • Qualificação de um cromatógrafo em fase gasosa na indústria farmacêutica
    Publication . Anjos, Andreia Sofia Teodoro dos; Gomes, João Fernando Pereira
    Para assegurar a qualidade de um produto farmacêutico é necessário que os diferentes departamentos na Indústria Farmacêutica, nomeadamente o departamento da Garantia da Qualidade, garantam a conformidade de todas as fases ao longo dos processos de fabrico. Todas as etapas desde a aquisição da matéria-prima até ao lançamento do produto final para o mercado, passando pelas análises físico-químicas, microbiológicas e todos os equipamentos intervenientes devem estar de acordo com as Boas Práticas de Fabrico, com as diversas farmacopeias, entre outras legislações em vigor. O projeto foi concretizado no departamento da Garantia da Qualidade da empresa Iberfar, Indústria Farmacêutica SA, mais propriamente, no âmbito da qualificação de equipamentos. O objetivo do presente trabalho final consiste na apresentação de documentos elaborados no decorrer da qualificação do novo equipamento de cromatografia em fase gasosa e do sistema de fornecimento de gases que lhe está associado, em conformidade com as referidas exigências regulamentares. Este novo equipamento visa aumentar a rentabilidade da empresa e diminuir o tempo de entrega de resultados ao cliente, aumentando a sua satisfação. Deste modo foi realizada, por fim, uma análise financeira que demonstra a poupança anual com a aquisição do novo equipamento, bem como o período que irá ser necessário para recuperar o valor do investimento inicial da compra.