Browsing by Issue Date, starting with "2022-06-15"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- As melodias da Cecília de Ernst Mahle (1929): análise e aplicação dos conceitos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem do contrabaixoPublication . Cavalcanti, Marco Antonio Tze Ju; Rêgo, ManuelResumo I (Prática Pedagógica) - A primeira parte deste trabalho descreve o Estágio do Ensino Especializado realizado em dois Conservatórios: Conservatório Sons e Compassos, na Terrugem – Sintra, e Escola de Música do Conservatório Nacional, em Belém – Lisboa, no ano letivo de 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa. O Conservatório Sons e Compassos foi fundado em 2012, pelos esforços de membros da comunidade local que apontavam para uma deficiência da oferta educativa na zona rural do Conselho de Sintra. A autonomia pedagógica foi-lhe concedida em 2014/2015. Atualmente, além dos alunos matriculados no conservatório, o Projeto das Orquestras Escolares de Sintra é gerido, no ano letivo de 2021/2022, pelo Conservatório. São mais de quinhentos alunos matriculados em diversos instrumentos, principalmente os da orquestra, piano, guitarra e canto. A Escola de Música do Conservatório Nacional é a mais antiga instituição pública de ensino de música de Portugal. Foi criada para desenvolver músicos de referência para atuação no mercado português, que contratava estrangeiros sempre que realizava concertos e montagens de óperas. A prática pedagógica descrita foi realizada em exercício com a orientação da disciplina de contrabaixo a dois alunos do Conservatório Sons e Compassos dos 2º e 4º anos, e um aluno do Conservatório Nacional da Iniciação III. Neste relatório está caracterizada a escola e os alunos, bem como a explanação das práticas pedagógicas desenvolvidas e o material utilizado. Uma reflexão final aponta para aspectos positivos e menos positivos da prática docente bem como a utilização de metodologias e diferentes obras para a iniciação do contrabaixo.
- Transcrição de temas populares açorianos para o contrabaixo como ferramenta potenciadora da aprendizagem instrumentalPublication . Fernandes, André Filipe Gonçalves; Rêgo, ManuelResumo I - Este trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola Superior de Música de Lisboa. A primeira parte, a prática pedagógica, esteve integrada num estágio em regime de exercício que, foi desenvolvido no Conservatório Regional de Ponta Delgada (CRPD), situado na Ilha de São Miguel (Açores), onde estive a lecionar durante o corrente ano letivo. Para a sua realização recorri a três alunos, de diferentes níveis de aprendizagem, da classe de contrabaixo do CRPD (que leciono), para executarem trechos de música popular açoriana. Esta opção pela música popular açoriana está, obviamente relacionada com a localização do CvRPD mas também pelo facto de esta, nos últimos anos, estar a ser bastante dinamizada na ilha. A sua transcrição para contrabaixo será o ponto de partida para o trabalho de investigação por mim realizado. Para cada um destes alunos foram realizados planos de aula específicos nos quais se encontram vertidas as diferentes práticas educativas. Por fim, foi elaborada uma análise crítica ao trabalho desenvolvido que se traduziu nas considerações finais.
- Processos, práticas e percalços: análise do percurso de uma estagiária no jardim de infânciaPublication . Saldanha, Ana Catarina Gonçalves; Tomás, Catarina AlmeidaO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada (PPS) II, presente no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação de Lisboa, e procura retratar de modo reflexivo, e à luz dos contributos teóricos da Pedagogia, da Sociologia e da Psicologia, o percurso e a prática pedagógica que desenvolvi enquanto estagiária num contexto de Jardim de Infância (JI) entre 17 de outubro de 2021 e 18 de fevereiro de 2022. A problemática de investigação “Processos, práticas e percalços – Análise do percurso de uma estagiária em JI” surge a partir de inquietações pessoais e reflexões no decorrer da PPS, procurando identificar as dificuldades sentidas. As reflexões críticas que se desenvolvem neste relatório apontam para três aspetos: a gestão dos momentos em grande grupo; a frugalidade do tempo no JI; e a importância da reflexão (individual e em grupo) e da formação. Por fim, perspetiva-se a adoção de estratégias de ação pedagógica. De modo a aprofundar o tópico foram definidos três objetivos da investigação: (i) caracterizar os dois grandes desafios sentidos durante a PPS II: gestão do grande grupo e a frugalidade do tempo no JI ; (ii) analisar a relevância da reflexão na minha ação como estagiária a partir da relação micro-macro, ou seja, a prática pedagógica in loco e o quadro legislativo atual que enquadra a formação de educadores/as de infância; e (iii) identificar as estratégias de atuação e de superação das dificuldades durante a PPS II. Metodologicamente optou-se por uma investigação qualitativa e corresponde a um estudo de caso. Para a sua concretização foram utilizadas como técnicas de recolha de dados, a observação participante e as conversas com a educadora cooperante, e como instrumentos, as notas de campo e reflexões. Por último, procedeu-se à análise de conteúdo dos respetivos dados. As conclusões do estudo apontam para uma relação entre a importância da prática e da formação para a identificação de dificuldades/desafios, bem como, para o desenvolvimento de uma prática reflexiva e fundamentada em saberes teóricos que permitiram a ação e a superação das dificuldades através da adequação de estratégias às características das crianças, da equipa e das famílias.