ESELx - Capítulos ou partes de livros
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- O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superiorPublication . Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel; Teixeira, CarlaA escrita colaborativa é uma atividade social contextualizada que envolve a criação de um texto conjunto de dois ou mais coautores que compartilham decisões e responsabilidades em relação ao processo de escrita (Allen, Atkinson, Morgan, Moore & Snow, 1987; Corcelles & Castelló, 2015). Esta dinâmica permite que os participantes expressem a sua própria perspetiva em relação ao conteúdo a ser introduzido no texto e à melhor forma de o fazer, o que pressupõe uma discussão e reformulação de ideias numa base compartilhada, adaptada a cada situação específica de escrita (Corcelles & Castelló, 2015; Santana, 2007). Neste âmbito, tem sido particularmente destacada na literatura a relevância da interação entre pares para a construção de conhecimento, observada, por exemplo, na interação entre crianças (Allal, 2018; Santana, 2007; Mercer, 1996, 2004) ou adultos em tarefas de escrita colaborativa (Sturm, 2016).
- Alunos com multideficiência no ensino regular: acesso, participação e sucesso!?...Publication . Pego, António; Nunes, ClarisseEste texto é um recorte do estudo empírico realizado no âmbito da dissertação de mestrado apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Especial por parte do primeiro autor. A investigação analisa as práticas de inclusão desenvolvidas por professores no ensino regular, focando-se no acesso e na participação de alunos com Multideficiência (MD) em atividades conjuntas com colegas com Desenvolvimento Típico (DT). Portanto, procura-se compreender o modo como estes alunos estão a ser incluídos no Ensino Regular (ER) e como acedem ao currículo, nomeadamente quais os contextos e as atividades que lhes estão acessíveis.
- An experience of synthesis and freedom: space and design in Portugal post-world war IIPublication . Antunes, Sandra Sofia Pereira; Souto Nunes, Maria HelenaThis paper analyses a domestic space designed amidst cultural tension in Portugal, within a context defined by nearly a quarter of a century of autarky by the 1950s. Striving for a reformed way of living, Carlos Tojal’s first home, ‘the burrow’, contrary to the endemic practices, comprised a modern ‘manifesto’, simultaneously functionalist and organicist. What were Tojal’s contributions, as architect and interior designer, in questioning modern living and the design culture of autarkic Portugal? Away from the nationalistic, historical and folkloric themes endorsed by the Dictatorship, his proposals aspire towards democracy and the practice of design as project, comprising the modern and its contradictions. The research, supported by historiographical-based methods, began with a heuristic process, through bibliographical research and inventory of sources from the studio’s collection, complemented by library and archive research, resulting in the current hermeneutical approach towards a prospective understanding of the works in question, leading to the research topics outlined. Through hermeneutical interpretation, a design culture in which arts and crafts interact and complement each other emerges. In his first home - ‘the burrow’ -, the idea of a ‘lost paradise’ was reflected in the permeability of human and natural spaces, welcoming the informal and jovial environment.
- An indigenous foreigner in Portugal: John Dewey`s latente prsence in the early 20th century works of the new school quartetPublication . Ó, Jorge Ramos do; Vallera, Tomás; Almeida, Tiago; Henriques, António; Paz, Ana LuísaThere are few, if any, other educational philosophers that have left their mark internationally as John Dewey has. Author of 40 books and no less than 700 articles that appeared in over 140 journals, Dewey’s work has been translated into at least 35 languages. His landmark Democracy and Education – published over a century ago in 1916 – is one of the most cited educational texts ever.
- Análise, descoberta, comunicação e participação – interseções da história e das práticas artísticas na formação de professores da Escola Superior de Educação de LisboaPublication . Ferreira, Joana Correia; Ferreira, Nuno MartinsO projeto intitulado Passado, presente e futuro surgiu na sequência da intervenção de um docente por ocasião da comemoração do dia da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), a 10 de dezembro de 2018, perante a sua comunidade escolar. Nessa intervenção, fez-se referência ao passado herdado pela atual instituição, na sua dimensão histórica da formação de professores, que conjuga alunos, professores e o próprio edifício da instituição. Esta intervenção suscitou o interesse particular de um grupo de estudantes, que o elegeu como tema para uma proposta de atividade na Unidade Curricular de Artes Plásticas II, assumindo assim a vontade de o comunicar e difundir.
- Ante los nuevos retos educativos: profesorado digitalmente competentePublication . Vivar, Dolores Madrid; Fernández, Mª José MayorgaVivir en una sociedad dominada por la información y la comunicación requiere docentes conscientes de que el alumnado no van a tener el mismo nivel de desarrollo emocional, las mismas habilidades sociales y valores que las generaciones anteriores, ya que están sometidos a una hiperestimulación sensorial (L´Ecuyer, 2016) y, al mismo tiempo, reciben información fragmentada. Esta información la describe Gerver (2010) como un mundo descentralizado y que cada vez será más despersonalizado. Además, advierte Pérez Gómez (2007), se ha producido una alteración radical en la forma de comunicación de las personas, las formas de actuar, de pensar y de expresarse. Nos encontramos, por tanto, viviendo en una cultura de virtualidad real (Castells, 2001). De aquí se deriva el contexto de actuación de la escuela, la cual debe contrarrestar dicha situación, aumentando en el alumnado sus competencias digitales y sociales, fomentando el sentido crítico, la capacidad de autonomía y emancipación respecto a la información y a los medios. Esto hace imprescindible la formación docente en la competencia digital (Krumsvik, 2014; Philip & García, 2013) para que éste pueda hacer frente a los nuevos retos educativos.
- António Ole: Arqueologias do quotidiano e da memóriaPublication . Pereira, Teresa MatosPara mim a arte...
- Aprender é um assunto pessoal: da educação hiperativa à educação contemplativaPublication . Peceguina, Maria Inês; Mata, Ana CarolinaEste texto resulta de uma revisão de literatura sobre a escola e a educação nas sociedades pós-modernas. Para além das referências teóricas, da investigação citada, resulta também da experiência pessoal das autoras, no território da psicologia da área da Educação e do Desenvolvimento, da investigação e do acompanhamento às famílias e crianças em projetos educativos nos quais a criança ocupa o lugar central no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, nas suas múltiplas dimensões (i.e., académico, cognitivo, social, pessoal, etc.).
- Aprendiendo con robots en edades tempranasPublication . Cózar Gutiérrez, Ramón; Somoza, José Antonio González-Calero; Merino-Armero, J. M.; Villena Taranilla, RafaelLa robótica y el pensamiento computacional son tendencias educativas cada vez más interesantes, ya que actualmente se piensa que la próxima generación necesitará dominarlas para poder vivir conforme a los requerimientos de la sociedad futura. Su introducción en el aula desde edades tempranas es un elemento clave que está condicionado por el uso e interacción con el robot en el proceso educativo. Esta investigación se desarrolla desde un planteamiento transversal, en el que el robot se convierte en una herramienta activa para que los estudiantes aprendan contenidos propios del currículo oficial de diferentes disciplinas, a la vez que desarrollan otro tipo de competencias transversales, como el pensamiento computacional. Se presentarán los resultados de una intervención en la que se han repartido entre grupo control y experimental, 142 alumnos de 7-8 años de 5 colegios de Castilla-La Mancha (España) que han trabajado en la realización de tareas de interpretación de planos ligadas a aprendizajes curriculares de las áreas de Matemáticas y Ciencias Sociales, mediante la programación de pequeños robots sigue-líneas. Para evaluar el efecto de la intervención se realizaron pre y pos-test con instrumentos validados para medir la orientación espacial, el pensamiento computacional y la motivación de los alumnos participantes en el estudio.
- Aprendizagem Baseada em Problemas: Reflexões de professores estagiários de Biologia e de GeologiaPublication . Torres, Joana; Moutinho, Sara; Almeida, António; Vasconcelos, ClaraA Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia de ensino centrada no aluno que promove o desenvolvimento de diversas competências e uma construção de conhecimento mais significativa. Os estudantes tornam-se construtores ativos do seu conhecimento e o professor altera o seu papel de transmissor da informação para facilitador do processo de resolução de problemas. De facto, esta metodologia requer uma transformação no paradigma educacional, apelando para uma maior autonomia do aluno. Com o objetivo de analisar as conceções dos professores acerca da metodologia, assim como dificuldades, constrangimentos e implicações na aprendizagem dos alunos da implementação desta metodologia, foram entrevistados sete professores estagiários, no ano letivo 2012/2013. Numa realidade onde esta metodologia é parcamente utilizada, pretendeuse que estes professores revelassem a sua opinião e vivências após trabalharem com a metodologia, sendo analisadas diferentes dimensões: significado e importância da ABP; fase de planificação; fase de implementação e considerações gerais. Tendo como pressuposto uma metodologia qualitativa, as entrevistas foram transcritas e sujeitas a uma análise de conteúdo. No sentido de traçar um perfil mais robusto dos professores foram analisadas também planificações por eles construídas nesse mesmo ano letivo. Verificámos que, ao nível da importância da ABP, os entrevistados reconhecem que os alunos desenvolvem competências essenciais, como a autonomia, o pensamento crítico e a capacidade de questionar e de trabalhar em grupo, competências essas fundamentais também fora do contexto de aula. Estes constatam ainda que os alunos, no geral, estão mais motivados e envolvidos no processo de aprendizagem, construindo o seu próprio conhecimento e desenvolvendo uma imagem mais adequada de ciência. No entanto, estes indicam que esta metodologia requer muito tempo e uma maior preparação por parte dos professores verificando-se, também, uma certa relutância pelos alunos para a mudança. Relativamente à planificação e à implementação da metodologia, os professores estagiários procuram cumprir o programa e motivar os alunos, sendo o levantamento de questões e factos e o preenchimento da ficha de monitorização as etapas que parecem suscitar mais dificuldades. A falta de materiais, a dificuldade na acessibilidade a computadores, internet e outras fontes de pesquisa, destacam-se como principais obstáculos à implementação da ABP.