Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.61 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A escrita colaborativa é uma atividade social contextualizada que
envolve a criação de um texto conjunto de dois ou mais coautores que
compartilham decisões e responsabilidades em relação ao processo de
escrita (Allen, Atkinson, Morgan, Moore & Snow, 1987; Corcelles &
Castelló, 2015). Esta dinâmica permite que os participantes expressem
a sua própria perspetiva em relação ao conteúdo a ser introduzido no
texto e à melhor forma de o fazer, o que pressupõe uma discussão e
reformulação de ideias numa base compartilhada, adaptada a cada situação
específica de escrita (Corcelles & Castelló, 2015; Santana, 2007).
Neste âmbito, tem sido particularmente destacada na literatura a relevância
da interação entre pares para a construção de conhecimento, observada, por exemplo, na interação entre crianças (Allal, 2018; Santana,
2007; Mercer, 1996, 2004) ou adultos em tarefas de escrita
colaborativa (Sturm, 2016).
Description
Keywords
Escrita colaborativa Ensino superior
Citation
Cardoso, A., Sebastião, I., & Teixeira, C. (2019). O agir dos alunos em práticas de escrita colaborativa no ensino superior. In F. Caels, L. F. Barbeiro, & J. V. Santos (Orgs.), Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção (pp. 200-236). CELGA-ILTEC/Universidade de Coimbra, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Politécnico de Leiria.
Publisher
CELGA-ILTEC/Universidade de Coimbra, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Politécnico de Leiria.