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Advisor(s)
Abstract(s)
A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia de ensino
centrada no aluno que promove o desenvolvimento de diversas competências e uma
construção de conhecimento mais significativa. Os estudantes tornam-se construtores ativos
do seu conhecimento e o professor altera o seu papel de transmissor da informação para
facilitador do processo de resolução de problemas. De facto, esta metodologia requer uma
transformação no paradigma educacional, apelando para uma maior autonomia do aluno.
Com o objetivo de analisar as conceções dos professores acerca da metodologia, assim
como dificuldades, constrangimentos e implicações na aprendizagem dos alunos da
implementação desta metodologia, foram entrevistados sete professores estagiários, no ano
letivo 2012/2013. Numa realidade onde esta metodologia é parcamente utilizada, pretendeuse
que estes professores revelassem a sua opinião e vivências após trabalharem com a
metodologia, sendo analisadas diferentes dimensões: significado e importância da ABP;
fase de planificação; fase de implementação e considerações gerais. Tendo como
pressuposto uma metodologia qualitativa, as entrevistas foram transcritas e sujeitas a uma
análise de conteúdo. No sentido de traçar um perfil mais robusto dos professores foram
analisadas também planificações por eles construídas nesse mesmo ano letivo. Verificámos
que, ao nível da importância da ABP, os entrevistados reconhecem que os alunos
desenvolvem competências essenciais, como a autonomia, o pensamento crítico e a
capacidade de questionar e de trabalhar em grupo, competências essas fundamentais
também fora do contexto de aula. Estes constatam ainda que os alunos, no geral, estão
mais motivados e envolvidos no processo de aprendizagem, construindo o seu próprio
conhecimento e desenvolvendo uma imagem mais adequada de ciência. No entanto, estes
indicam que esta metodologia requer muito tempo e uma maior preparação por parte dos
professores verificando-se, também, uma certa relutância pelos alunos para a mudança.
Relativamente à planificação e à implementação da metodologia, os professores estagiários
procuram cumprir o programa e motivar os alunos, sendo o levantamento de questões e
factos e o preenchimento da ficha de monitorização as etapas que parecem suscitar mais
dificuldades. A falta de materiais, a dificuldade na acessibilidade a computadores, internet e
outras fontes de pesquisa, destacam-se como principais obstáculos à implementação da
ABP.
Description
Keywords
Ensino orientado para a investigação Aprendizagem baseada em problemas Metodologia de ensino Visão Professores estagiários Ciências
Citation
Torres, J.; Moutinho, S.; Almeida, A. & Vasconcelos, C. (2014). Aprendizagem Baseada em Problemas: Reflexões de professores estagiários de Biologia e de Geologia. PANPBL2014 - Conferência internacional – Do texto ao contexto. Concepción, (12 pp.), Chile: Universidad del Bío-Bío. CHILE