Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Uma abordagem pedagógica à sonata para violino solo n.º 1, op. 27 de Eugène Ysaÿe

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Resumo I - A Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN) é uma escola pública de ensino artístico cuja história se estende por quase dois séculos e que se destaca como um exemplo de excelência em Portugal e como uma das principais e mais ativas referências no panorama da formação musical neste país. O Conservatório de Música, de Dança e de Arte Dramática de Lisboa (CMDADL) abriu em 2009. É uma escola privada de ensino especializado de música, de dança e de arte dramática, que pertence à rede de escolas do ensino particular e cooperativo do Ministério da Educação e Ciência. Para além da apresentação e da caracterização que levarei a cabo relativamente a estas duas instituições, o objetivo deste trabalho irá também incidir sobre a prática de ensino desenvolvida na classe de violino da professora Sara Llano com dois alunos de graus diferentes de ensino (3º e 5º graus), da qual fui ouvinte e observador, incluindo também uma contextualização e uma avaliação do desempenho do aluno de Iniciação com o qual levei a cabo a parte do meu estágio em exercício de atividade docente.
Resumo II - O projeto de investigação que irei desenvolver diz respeito ao compositor e violinista belga Eugène Ysaÿe (1858-1931), autor de várias obras, com destaque para as suas “Seis Sonatas para Violino Solo, Op. 27” (considerada a sua composição de referência), e centra-se num tópico muito específico: a sua 1ª sonata, dedicada ao violinista húngaro Joseph Szigeti (1892-1973). Com esta pesquisa, pretendo obter uma visão mais aprofundada dos pontos-chave dos andamentos, abordando-os de um ponto de vista pedagógico. Tendo em conta os pressupostos de cariz técnico inerentes à obra em questão, sugiro também várias soluções que vão no sentido da preparação técnica da sonata, mantendo o conteúdo musical sólido e coerente, a fim de possibilitar uma melhor leitura e interpretação da mesma.
Abstract I - The Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN) is a public school of artistic education whose history extends for almost two centuries and that stands out as an example of excellence in Portugal and as one of the most active references in the panorama of music education in this country. The Conservatório de Música, de Dança e de Arte Dramática de Lisboa (CMDADL) opened its doors in the year 2009. It is a private specialized arts school for music, dance and dramatic arts, which belongs to the network of private and cooperative schools from the Portuguese Ministry of Education and Science. In addition to all the presentation and characterization that will be made regarding these two institutions, the objective of this work will also cover the teaching practice developed in the violin class of the teacher Sara Llano with two students from different levels of education (3rd and 5th degrees), of which I was both a listener and an observer, also including a contextualization and the progress evaluation of the student who was at a beginner level and with whom I accomplished the part of my internship related to the exercise of the practical teaching activity.
Abstract II - This research project I intend to develop makes reference to the Belgian violinist and composer Eugène Ysaÿe (1858-1931), who composed various works, with a special focus on his “Six Sonatas for Solo Violin, Op. 27” (considered to be his most important output), and centers itself on a very specific topic: his 1st violin sonata, which was dedicated to the Hungarian violinist Joseph Szigeti (1892-1973). With this research, my goal is to obtain a deeper vision regarding the key spots of the movements, approaching them under a pedagogical point of view. Having into account the technical demands this piece presents us, I suggest several solutions that target the technical preparation of the sonata, keeping a solid and coherent musical content at the same time, in order to enable a better reading and interpretation of it.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Violino solo Repertório Eugène Ysaÿe Joseph Szigeti J. S. Bach Solo violin Repertoire

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa