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- A qualidade da informação financeira previsional como instrumento de avaliação do pressuposto da continuidade: o caso das empresas municipaisPublication . Martins, Rodrigo Nunes; Pires, Ana MarinhoCom a crise e com os escândalos financeiros nos últimos anos, tem-se assistido à falência de várias empresas em todo o mundo, o que tem gerado grande insegurança nos mercados, afetando a tomada de decisões por parte dos diversos stakeholders, que têm por base as informações financeiras divulgadas pelas empresas. Consequentemente, o papel do auditor foi também bastante afetado com os escândalos que surgiram, o que gerou grande desconfiança por parte dos stakeholders, tendo as grandes organizações mundiais tomado medidas e criado mecanismos e controlos mais incisivos para colmatar esta desconfiança, por forma a aumentar a importância de um dos principais pressupostos da contabilidade: o princípio da continuidade. Neste contexto, “A qualidade da informação financeira previsional como instrumento de avaliação do pressuposto da continuidade: o caso das empresas municipais” vem mostrar a importância da divulgação da informação financeira previsional (IFP), como esta pode ser útil para a tomada de decisão e para o trabalho do auditor. O estudo centra-se em bibliografia emitida pelas grandes organizações internacionais e nacionais na área da auditoria e contabilidade, quer em sítios da Internet, como em publicações de artigos académicos e de outros autores especialistas na área, e num estudo baseado na informação financeira divulgada pelas empresas municipais, do qual deriva o fundamento empírico da dissertação. A metodologia baseia-se na análise documental, mais concretamente na comparação entre a informação financeira previsional e a informação financeira histórica recolhida dos vários sítios das empresas municipais. Embora não se consiga extrapolar uma conclusão que cubra todo o universo do estudo, concluiu-se, que na sua maioria, as previsões efetuadas não diferem muito da realidade, o que denota que esta é uma informação que pode ser bastante útil, permitindo assim antecipar cenários com maior precisão e dar um maior apoio à tomada de decisão dos diversos stakeholders.
- A diferença evolutiva de alunos do projeto Orquestra Geração e das escolas vocacionais de música: a importância dos agentes de motivaçãoPublication . Alves, Salomé Gonçalves; Swinnerton, Andrew; Coutinho, JoséResumo I (Prática Pedagógica) - Nesta secção do relatório de estágio pretende-se expor e caracterizar todos os elementos referentes à prática pedagógica, integrada no estágio, que ocorreu em parceria com a Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN) e o Projecto Orquestra Geração realizado no ano letivo de 2014/2015. Este tem por objetivo, a abordagem dos aspetos pedagógicos, as metodologias de ensino, a eficácia do trabalho, a motivação e os agentes motivacionais. Para a elaboração deste relatório, foram observados e devidamente analisados três alunos de forma peculiar. Porém, é de realçar que um dos intervenientes pertencia à EMCN e as aulas apenas eram observadas. Ao longo do ano letivo foram elaborados individualmente para cada aluno, vinte e dois planos de aula e ainda realizadas três gravações de aulas que foram vistas pelo professor orientador. À posteriori serão caraterizadas as duas entidades que fizeram parceria, contribuindo para a possível realização do relatório de estágio. Será abordada a sua contextualização histórica, os parâmetros de ensino, o contexto sociocultural. De seguida, será apresentada a caraterização dos três alunos, abordando nomeadamente, o seu meio envolvente, os métodos de estudo e a evolução motora, expressiva e auditiva. Serão analisadas e descritas algumas das práticas de ensino, desenvolvidas quer ao longo das aulas individuais, quer da observação das gravações e da análise constante dos planos de aulas e das planificações. Para finalizar o relatório de estágio, será elaborada uma reflexão crítica, acerca do desempenho como docente e respetiva prática pedagógica trabalhada com os alunos.
- Multiobjective design of viscoelastic laminated composite sandwich panelsPublication . Madeira, JFA; Araújo, A. L.; Mota Soares, C. M.; Mota Soares, C. A.; Ferreira, A. J. M.The optimal design of laminated sandwich panels with viscoelastic core is addressed in this paper, with the objective of simultaneously minimizing weight and material cost and maximizing modal damping. The design variables are the number of layers in the laminated sandwich panel, the layer constituent materials and orientation angles and the viscoelastic layer thickness. The problem is solved using the Direct MultiSearch (DMS) solver for multiobjective optimization problems which does not use any derivatives of the objective functions. A finite element model for sandwich plates with transversely compressible viscoelastic core and anisotropic laminated face layers is used. Trade-off Pareto optimal fronts are obtained and the results are analyzed and discussed.
- Influência da audição de música nos níveis de motivação dos alunos na prática musical: Escala de Mim, espectáculo apresentado no Conservatório Regional do Baixo AlentejoPublication . Amaro, Ana Margarida; Madureira, Luís; Dutra, RuteResumo I - O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Estágio do Ensino Especializado (EEE) do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa, ramo de especialização em Canto. Incide sobre a Prática Pedagógica observada em três alunos de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), da classe da professora Rute Dutra, no ano lectivo de 2014/2015, com diferentes níveis de desenvolvimento vocal, adolescentes, ou tendo saído há pouco tempo da adolescência. Nesta secção encontram-se as linhas pedagógicas principais observadas.
- Deep structure of the Santos basin-São Paulo plateau system, SE BrazilPublication . Evain, M.; Afilhado, Alexandra; Rigoti, C.; Loureiro, A.; Alves, D.; Klingelhoefer, Frauke; Schnurle, Philippe; Feld, Aurelie; Fuck, R; Soares, J.; Lima, M. Vinicius de; Corela, C.; Matias, Luís; Benabdellouahed, M.; Baltzer, A.; Rabineau, Marina; Viana, A.; Moulin, Maryline; Aslanian, DanielThe structure and nature of the crust underlying the Santos Basin-São Paulo Plateau System (SSPS), in the SE Brazilian margin, are discussed based on five wide-angle seismic profiles acquired during the Santos Basin (SanBa) experiment in 2011. Velocity models allow us to precisely divide the SSPS in six domains from unthinned continental crust (Domain CC) to normal oceanic crust (Domain OC). A seventh domain (Domain D), a triangular shape region in the SE of the SSPS, is discussed by Klingelhoefer et al. (2014). Beneath the continental shelf, a similar to 100km wide necking zone (Domain N) is imaged where the continental crust thins abruptly from similar to 40km to less than 15km. Toward the ocean, most of the SSPS (Domains A and C) shows velocity ranges, velocity gradients, and a Moho interface characteristic of the thinned continental crust. The central domain (Domain B) has, however, a very heterogeneous structure. While its southwestern part still exhibits extremely thinned (7km) continental crust, its northeastern part depicts a 2-4km thick upper layer (6.0-6.5km/s) overlying an anomalous velocity layer (7.0-7.8km/s) and no evidence of a Moho interface. This structure is interpreted as atypical oceanic crust, exhumed lower crust, or upper continental crust intruded by mafic material, overlying either altered mantle in the first two cases or intruded lower continental crust in the last case. The deep structure and v-shaped segmentation of the SSPS confirm that an initial episode of rifting occurred there obliquely to the general opening direction of the South Atlantic Central Segment.
- Inhibition of Aspergillus fumigatus and its biofilm by Pseudomonas aeruginosa is dependent on the source, phenotype and growth conditions of the bacteriumPublication . Ferreira, José A. G.; Penner, John C.; Moss, Richard B.; Haagensen, Janus A.; Clemons, Karl V.; Spormann, Alfred M.; Nazik, Hasan; Cohen, Kevin; Banaei, Niaz; Carolino, Elisabete; Stevens, David A.Aspergillus fumigatus (Af) and Pseudomonas aeruginosa (Pa) are leading fungal and bacterial pathogens, respectively, in many clinical situations. Relevant to this, their interface and co-existence has been studied. In some experiments in vitro, Pa products have been defined that are inhibitory to Af. In some clinical situations, both can be biofilm producers, and biofilm could alter their physiology and affect their interaction. That may be most relevant to airways in cystic fibrosis (CF), where both are often prominent residents. We have studied clinical Pa isolates from several sources for their effects on Af, including testing involving their biofilms. We show that the described inhibition of Af is related to the source and phenotype of the Pa isolate. Pa cells inhibited the growth and formation of Af biofilm from conidia, with CF isolates more inhibitory than non-CF isolates, and non-mucoid CF isolates most inhibitory. Inhibition did not require live Pa contact, as culture filtrates were also inhibitory, and again non-mucoid>mucoid CF>non-CF. Preformed Af biofilm was more resistant to Pa, and inhibition that occurred could be reproduced with filtrates. Inhibition of Af biofilm appears also dependent on bacterial growth conditions; filtrates from Pa grown as biofilm were more inhibitory than from Pa grown planktonically. The differences in Pa shown from these different sources are consistent with the extensive evolutionary Pa changes that have been described in association with chronic residence in CF airways, and may reflect adaptive changes to life in a polymicrobial environment.
- Trinuclear Cu-II structural isomers coordination, magnetism, electrochemistry and catalytic activity towards the oxidation of alkanesPublication . Sutradhar, Manas; Martins, Luisa; Guedes Da Silva, M. Fátima C.; Mahmudov, Kamran; Liu, Cai-Ming; Pombeiro, ArmandoThe reaction of the Schiff base (3,5-di-tert-butyl-2-hydroxybenzylidene)-2-hydroxybenzohydrazide (H3L) with copper(II) nitrate, acetate or metaborate has led to the isomeric complexes [Cu-3(L)(2)(MeOH)(4)] (1), [Cu-3(L)(2)(MeOH)(2)]2MeOH (2) and [Cu-3(L)(2)(MeOH)(4)] (3), respectively, in which the ligand L exhibits dianionic (HL2-, in 1) or trianionic (L3-, in 2 and 3) pentadentate 1O,O,N:2N,O chelation modes. Complexes 1-3 were characterized by elemental analysis, IR spectroscopy, single-crystal X-ray crystallography, electrochemical methods and variable-temperature magnetic susceptibility measurements, which indicated that the intratrimer antiferromagnetic coupling is strong in the three complexes and that there exists very weak ferromagnetic intermolecular interactions in 1 but weak antiferromagnetic intermolecular interactions in both 2 and 3. Electrochemical experiments showed that in complexes 1-3 the Cu-II ions can be reduced, in distinct steps, to Cu-I and Cu-0. All the complexes act as efficient catalyst precursors under mild conditions for the peroxidative oxidation of cyclohexane to cyclohexyl hydroperoxide, cyclohexanol and cyclohexanone, leading to overall yields (based on the alkane) of up to 31% (TON = 1.55x10(3)) after 6 h in the presence of pyrazinecarboxylic acid.
- Primeira abordagem para a sistematização do estudo de percussão em crianças entre os 3-6 anos: relatório de estágioPublication . Costa, Joana da CruzResumo secção I – Prática Pedagógica - Este relatório de estágio foi realizado no âmbito da disciplina de Estágio de Ensino Especializado (EEE), do mestrado em Ensino da Música, frequentado na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), ramo de especialização – Percussão. O estágio decorreu nas instalações da Academia de Música de Óbidos, no ano letivo 2013/2014, com a orientação do professor de EEE, Richard Buckley. Durante o ano letivo foram lecionadas aulas a três alunos de diferentes idades que estavam inscritos nas turmas de iniciação I (1.º ano), de ensino básico (6.º ano/2.º grau) e de ensino secundário (10.º ano/6.º grau). A primeira secção deste trabalho, designada Prática Pedagógica compreende a descrição da Academia e dos alunos que dela fizeram parte. O presente relatório também expõem as práticas pedagógicas desenvolvidas com os três alunos, que serviram de amostra para o presente estudo, e que retratam o trabalho desenvolvido. Na última parte desta secção é feita uma análise crítica da atividade docente assim como uma pequena conclusão.
- Text classification using compression-based dissimilarity measuresPublication . Coutinho, David Pereira; Figueiredo, Mário A. T.Arguably, the most difficult task in text classification is to choose an appropriate set of features that allows machine learning algorithms to provide accurate classification. Most state-of-the-art techniques for this task involve careful feature engineering and a pre-processing stage, which may be too expensive in the emerging context of massive collections of electronic texts. In this paper, we propose efficient methods for text classification based on information-theoretic dissimilarity measures, which are used to define dissimilarity-based representations. These methods dispense with any feature design or engineering, by mapping texts into a feature space using universal dissimilarity measures; in this space, classical classifiers (e.g. nearest neighbor or support vector machines) can then be used. The reported experimental evaluation of the proposed methods, on sentiment polarity analysis and authorship attribution problems, reveals that it approximates, sometimes even outperforms previous state-of-the-art techniques, despite being much simpler, in the sense that they do not require any text pre-processing or feature engineering.
- A importância da memorização nos primeiros anos de aprendizagem no instrumento: exercícios lúdico-didáticos destinados à classe de iniciação de violoncelo da Academia de Música de Santa CecíliaPublication . Barbosa, Bárbara Duarte Pinto; Vital, Clélia; Marques, AnaResumo I - Descrição do estágio curricular supervisionado de ensino de violoncelo, realizado no ano lectivo de 2013-2014 na Academia de Música de Santa Cecília (AMSC) em Lisboa, sob orientação da Professora Clélia Vital, tendo como Professor Cooperante a Professora Ana Marques, para conclusão do Mestrado em Ensino da Música. Descrição do contexto e caracterização do estabelecimento de ensino (AMSC); descrição da actividade pedagógica com 3 alunos seleccionados para o estágio com idades compreendidas entre os 9 e os 14 anos; apresentação de conclusões sobre a importância da relação e inter-relação professor/aluno; análise crítica da prática docente e avaliação dos ajustamentos introduzidos no método, em resultado do estágio.