Browsing by Issue Date, starting with "2021-04-09"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- A importância da improvisação como disciplina de grupo no ensino especializado da músicaPublication . Pesca, Marcelo Costa; Massarrão, José; Igrejas, InêsResumo I (Prática Pedagógica) - Na primeira secção do presente relatório de estágio irá ser descrita toda a prática pedagógica, assim como todos os aspetos e características inerentes ao estágio do ensino especializado realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa. Este foi realizado no Conservatório de Música de Mafra durante o ano letivo de 2015/2016. Ao longo dos três períodos foram analisados três alunos cujos planos foram cuidadosamente construídos e modelados aos seus próprios processos de aprendizagem. Desta forma, foi possível pôr em prática diversas metodologias de ensino que trataram diversas questões musicais e motivacionais. Para uma melhor monitorização do processo de cada aluno foram realizados 33 planos de aula, uma planificação anual e três gravações vídeo do contexto de aula. A parte inicial desta secção pedagógica começará por descrever e caracterizar o Concelho de Mafra e o Conservatório de Música de Mafra, abordando um pouco das suas histórias de forma a ser possível entender todo o contexto sociocultural do meio envolvente. De seguida serão descritos os três alunos participantes neste estágio, tais como as metodologias envolvidas no processo de aprendizagem de cada um. Por fim, será feita uma reflexão critica da função como docente do mestrando.
- A expressão criadora na autorrepresentação gráfica, nos alunos do 2º cicloPublication . Correia, Susana Maria de Sintra Barros Guerreiro; Mendes, Ana BelaA dissertação “expressão criadora na autorrepresentação gráfica”, aplicada aos alunos do 2º ciclo do Ensino Básico, visou a análise de estratégias didáticas para obtenção de resultados expressivos e criativos, na representação do autorretrato, mediante a exploração de 7 técnicas auxiliares da expressão. As produções foram apreciadas por um júri de 3 avaliadores externos, que usaram um instrumento de avaliação de criatividade gráfica, concebido para o efeito, e constituído por 5 categorias e 17 correspondentes indicadores. A avaliação permitiu concluir que, perante as propostas práticas apresentadas, todos os alunos manifestaram um grau mediano de criatividade na resolução dos desafios e melhoraram o seu envolvimento nas tarefas propostas. Reconheceu-se, também, que os alunos manifestavam, ainda, nas suas produções, soluções gráficas características do estádio de desenvolvimento anterior, o esquemático, e, que estas foram evoluindo para uma melhor noção da relação observador/objeto ao longo do projeto. A razão de tais resultados poderá prender-se, pelos dados de que dispomos, a vários fatores, tais como: à escola apostar pouco na educação artística - poucas horas letivas; aos hiatos existentes no percurso escolar, menos ricos em atividades de educação artística; ao próprio currículo geral não valorizar, significativamente, a educação artística; à maioria dos alunos não ter frequentado o ensino pré-escolar, onde as práticas artísticas têm um lugar privilegiado; por serem provenientes de um meio social muito desfavorecido, com ausência de estimulação cultural por parte das famílias.
- A expressão gestual na performance musical de um saxofonistaPublication . Neves, Rúben Almeida; Massarrão, JoséResumo I (Prática Pedagógica) - A primeira secção deste trabalho, Prática Pedagógica, consiste na apresentação dos elementos referentes ao Estágio de Ensino Especializado que se realizou na Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém, no ano letivo 2018/2019, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa. No referido estágio, foram selecionados três alunos de graus distintos, sendo que para cada um foi elaborada uma planificação anual e os respetivos planos de aula, que ofereceram um espaço para reflexão das questões pedagógicas, estratégicas e motivacionais desenvolvidas no decorrer do estágio. Nesta secção, foi elaborada a caracterização do estabelecimento de ensino, desde o aspeto histórico ao seu funcionamento. Foi igualmente feita a caracterização de cada aluno envolvido no estágio e enumeradas as práticas educativas desenvolvidas, tendo em conta a especificidade de cada um e as competências exigidas para o seu nível de ensino. Por último, procedeu-se a uma análise crítica da atividade docente que conduziu a uma reflexão sobre o estágio, permitindo, assim, identificar aspetos positivos e menos positivos, como forma de aperfeiçoar a prática pedagógica a desenvolver no futuro.
- A comunicação do risco enquanto ativo crítico das relações públicas: o caso do setor público municipalPublication . Nunes, Mariana Micaela Miranda; Pereira, Sandra Cristina MartinsA vivência num ambiente VUCA - dano colateral à Globalização - veio enredar a sociedade contemporânea num só apelido: o risco. Embora livre em circulação e unida pela revolução digital, a sociedade de risco encontra-se simultaneamente presa a uma conjuntura volátil e dividida entre dois polos do conhecimento - o técnico-científico, dos especialistas/decisores; e o popular, do público leigo - cada um com a sua linguagem e perceção sobre risco. Compreende-se, portanto, que educar sobre risco se torna desafiante quando prevalece uma relação de desconfiança e indiferença entre organismos de proteção civil e o público. Revela-se urgente gerir a relação entre ambos os players através de planos de comunicação estratégicos e integrados, capazes de simetrizar, num processo de governança funcional, os múltiplos níveis de consciência sobre risco - função análoga à prática das Relações Públicas (RP). Apesar da abundante literatura sobre risco e a crescente bibliografia sobre comunicação estratégica/RP, poucos são os estudos académicos que articulam as duas áreas. Assim, a presente dissertação compromete-se, nos moldes de um estudo qualitativo, (1) a posicionar a comunicação estratégica do risco na estrutura organizativa de um governo local - a partir de um estudo de caso numa Câmara Municipal - e (2) a analisar os esforços que essa autarquia deposita no planeamento de uma comunicação capaz de alertar e capacitar os munícipes para agir em resposta a uma eventual ameaça no Concelho. Na sua essência, esta pesquisa científica pretende responder a apenas uma premissa: provar o papel crucial que as RP do risco podem desempenhar, em organizações responsáveis pela segurança e proteção civil, para a construção de comunidades mais alerta, conscientes, atuantes e resilientes face ao risco.
- Comunicação, linguagem e literacia transmediaPublication . Bonacho, FernandaEsta comunicação pretende explorar a relação estabelecida entre a literacia, a linguagem e a comunicação, a forma como estes aspetos se interligam e como se afetam reciprocamente. O poder da linguagem e da literacia transmedia será explorado a partir da análise de diferentes processos de significação presentes e silenciados na narrativa mediática, mas também a partir de alguns resultados do projeto “Academia da leitura do mundo: o jornalismo, a comunicação e eu”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
- Light Higgs searches in t(t)over-bar phi production at the LHCPublication . Azevedo, Duarte; Capucha, Rodrigo; Gouveia, Emanuel; Onofre, Antonio; Santos, RuiIn this paper we propose a new reconstruction method to explore the low mass region in the associated production of top-quark pairs (t (t) over bar) with a generic scalar boson (phi) at the LHC. The new method of mass reconstruction shows an improved resolution of at least a factor of two in the low mass region when compared to previous methods, without the loss of sensitivity of previous analyses. It turns out that it also leads to an improvement of the mass reconstruction of the 125 GeV Higgs for the same production process. We use an effective Lagrangian to describe a scalar with a generic Yukawa coupling to the top quarks. A full phenomenological analysis was performed, using Standard Model background and signal events generated with MadGraph5_aMC@NLO and reconstructed using a kinematic fit. The use of CP-sensitive variables allows then to maximize the distinction between CP-even and CP-odd components of the Yukawa couplings. Confidence Levels (CLs) for the exclusion of phi bosons with mixed CP (both CP-even and CP-odd components) were determined as a function of the top Yukawa couplings to the phi boson. The mass range analysed starts slightly above the Upsilon mass up to 40 GeV, although the analysis can be used for an arbitrary mass. If no new light scalar is found, exclusion limits at 95% CL for the absolute value of the CP-even and CP-odd Yukawa are derived. Finally, we analyse how these limits constrain the parameter space of the complex two-Higgs doublet model (C2HDM).
- Adaptação da música de Duarte Ferreira Pestana ao ensino do clarinetePublication . Vieira, André Gabriel Serra; Jerónimo, ManuelResumo I (Prática Pedagógica) - O presente documento incide sobre o Estágio do Ensino Especializado realizado durante o ano letivo de 2019/2020 no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar. Este envolveu três alunos do Ensino Artístico Especializado, dois do Curso Básico de Música, de 2º e 5º Grau e um do 10º ano do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão. O estágio incluiu uma programação de 90 aulas lecionadas. Foram tidos como objetivos do estágio a aprendizagem e evolução da prática de lecionar aulas de clarinete a alunos de diferentes níveis, tendo sido elaborados os correspondentes planos de aula. Na descrição da prática pedagógica procedeu-se a uma reflexão inicial acerca das competências a adquirir durante o estágio, à caracterização da escola, dos respetivos alunos e das práticas educativas desenvolvidas pelo mestrando nas aulas, ao que se seguiu uma reflexão sobre o desempenho dos alunos e uma consequente análise da atividade docente. De Duarte Ferreira Pestana, foram adaptados e aplicados nas aulas três estudos para clarinete solo, elaborados como nova ferramenta pedagógica com base no tema de investigação. Tendo sido um importante fator de enriquecimento pessoal, a prática pedagógica e a abordagem dos estudos e das suas especificidades, serviram finalmente para aferir a responsabilidade do docente face às estratégias implementadas.
- Análise da metodologia de cálculo do valor patrimonial tributário e propostas de evoluçãoPublication . Pinto, Tiago Miguel Figueiredo; Vasques, Filipe Manuel Vaz Pinto AlmeidaCom o presente trabalho pretende-se efetuar o estudo da metodologia geral de cálculo do valor patrimonial tributário (Vt), prevista no Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (CIMI), propondo os ajustes ou alterações que se verifiquem necessárias para que o Vt se possa traduzir num verdadeiro indicador de valores de mercado. Para isso, numa primeira fase, será analisada a evolução da tributação sobre os imóveis urbanos e da avaliação fiscal em Portugal até à reforma dos Impostos sobre o Património de 2003, de forma a, por um lado compreender a evolução e espírito dos vários legisladores no que respeita à tributação do património, e por outro compreender o impacto da avaliação dos prédios urbanos e efeitos dos valores fiscais na esfera tributária dos proprietários/contribuintes bem como na arrecadação de receitas para as Autarquias e para o Estado. Numa segunda fase, irá ser estudado o Código do Imposto Municipal sobre Imóveis, no âmbito da Avaliação Fiscal, através da análise individual e particular dos diversos parâmetros que compõem a fórmula geral de cálculo do Vt. Serão recolhidos e tratados dados de mercado imobiliário que permitam testar o modelo de cálculo do Vt e sua fiabilidade enquanto aferidor de valores de mercado. Para além disso, serão ainda testadas duas propostas de alteração à fórmula geral de cálculo do Vt, apresentadas por Miguel (2017) e apresentada uma análise crítica a estas propostas. Estes dados e análises críticas servirão de base à apresentação de uma proposta de nova expressão de cálculo, sem alterar o sentido da metodologia de avaliação para efeitos fiscais, mas sim, que a dotem de maior clareza e que possa ser aplicada de forma expedita pelos Peritos Avaliadores. Serão ainda realizadas entrevistas a Peritos Avaliadores de Imóveis, que simultaneamente efetuem Avaliações Fiscais, de forma a aferir as reais necessidades de eventuais ajustamentos à fórmula de cálculo do Vt. Por último, será demonstrada a importância e o impacto que os eventuais ajustes propostos terão na atividade dos Peritos Avaliadores de Imóveis, com a possibilidade de aplicação do Vt enquanto indicador/aferidor do valor de mercado.