ESCS - Dissertações de Mestrado
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESCS - Dissertações de Mestrado por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "04:Educação de Qualidade"
A mostrar 1 - 10 de 13
Resultados por página
Opções de ordenação
- O chá nas redes sociais: rituais, sensorialidade e marca em vídeos curtosPublication . Franco, Ana Margarida Varela; Montargil, FilipeEsta tese investiga como marcas alimentares (Lipton e Tea Shop) constroem, através de vídeos curtos nas redes sociais, significados culturais associados ao chá - ritual, sensorialidade, funcionalidade e tradição - a partir das escolhas formais de produção audiovisual. Adoptando uma abordagem multimodal e mista, procedeu-se à recolha exaustiva de 30 vídeos publicados entre janeiro de 2023 e agosto de 2025 (12 Lipton; 18 Tea Shop) e à sua codificação sistemática com uma grelha analítica que integra parâmetros visuais, textuais e sonoros. A análise articula descrição quantitativa (frequências, médias) e leitura interpretativa multimodal, focalizando affordances de plataforma (verticalidade, reprodução automática, hook 0–3 s) e estratégias de legibilidade para mobile. Os resultados evidenciam dois modelos de enunciação: um regime sintético e de impacto sensorial (Lipton) e outro imersivo, pedagógico e ritualizado (Tea Shop). Conclui-se que o vídeo curto de marca é um género híbrido cuja gramática audiovisual é modelada pelas condições algorítmicas e pelas práticas de cultura participativa, com implicações para comunicação de marca, design de conteúdo e literacia mediática.
- Como é que a inteligência artificial está a influenciar a rotina produtiva dos jornalistas da SIC e da SIC Notícias?Publication . Simões, Madalena Sofia Pimentel; Mata, Maria JóseA tecnologia tem vindo a apresentar-se como uma das maiores forças disruptivas no jornalismo. No caso da Inteligência Artificial, esta força tem-se vindo a revelar, cada vez mais, como um sinal de mudança tanto na forma como é feita a recolha, a produção e a distribuição das notícias, globalmente, como na forma como os próprios jornalistas percecionam a profissão. Apesar de em algumas empresas a Inteligência Artificial já estar plenamente integrada nas rotinas dos profissionais, no contexto do jornalismo televisivo português, mais concretamente no setor privado, este processo está ainda nas fases de experimentação e integração. O relatório de estágio em seguida apresentado surge no âmbito do Mestrado em Jornalismo e tem como objetivo retratar a realidade vivida durante a experiência de estágio na redação de Informação da SIC (Sociedade Independente de Comunicação), em Paço de Arcos, de 15 de janeiro a 15 de julho de 2024. O presente trabalho resultou da combinação da revisão de literatura sobre a temática da Inteligência Artificial com uma estratégia metodológica que incluiu a aplicação de dois métodos qualitativos (observação participante e entrevistas exploratórias semiestruturadas a profissionais da SIC e da SIC Notícias) e de um método quantitativo (questionário divulgado na redação). Com a aplicação da metodologia, a investigação permitiu concluir que um grupo de jornalistas da redação já integra a IA nas suas rotinas produtivas e considera que a sua utilização está a beneficiar – e pode vir a beneficiar ainda mais – a qualidade do trabalho jornalístico. Ao longo do relatório de estágio, entende-se que a principal área que está a ser impactada pela IA é a tradução de conteúdos de vídeo para outros idiomas. Por outro lado, a investigação demonstrou que, apesar de já haver um grupo de profissionais que recorre à IA, a maioria dos jornalistas da redação não utiliza esta tecnologia no seu dia a dia.
- Criação de um protótipo de aplicação, para dispositivos móveis, da rede de Bibliotecas de Lisboa (BLX)Publication . Lamego, Inês Filipa Franco; Rodrigues, Ricardo PereiraEste projeto apresenta a conceptualização e o design da LIVRIO, um protótipo de uma proposta de aplicação móvel desenvolvida para a Rede de Bibliotecas de Lisboa (BLX). O protótipo foi criado para colmatar uma lacuna específica identificada na oferta digital atual da BLX, a ausência de uma plataforma móvel que permita aos utilizadores fazer a reserva de livros físicos. Através de uma abordagem de design centrado no utilizador e de uma metodologia de investigação exploratória, o projeto define um produto mínimo viável que responde a necessidades reais, com foco na acessibilidade, usabilidade e envolvimento digital. O processo incluiu uma pesquisa de benchmarking de aplicações culturais e bibliotecárias, entrevistas semiestruturadas, desenvolvimento de moodboards, desenho da arquitetura de informação e criação de protótipos de baixa e alta fidelidade. As funcionalidades centrais da LIVRIO incluem pesquisa e a reserva de livros, gestão de empréstimos, visualização de eventos e definição de preferências do utilizador. Este projeto contribui para a possível transformação digital das bibliotecas públicas, oferecendo uma ferramenta prática, intuitiva e inclusiva, alinhada com a missão de promover o acesso à cultura e ao conhecimento.
- Da redação ao ecrã: A inteligência artificial nos processos de produção e distribuição de notícias no canal NOWPublication . Gouveia, Maria de Almeida; Bonacho, Fernanda; Moutinho, VeraEste relatório de estágio resulta da experiência realizada no canal televisivo NOW, entre janeiro e março de 2025, e tem como objetivo analisar as perceções dos jornalistas sobre os impactos da Inteligência Artificial (IA) nos processos de produção e distribuição de notícias. A investigação enquadra-se no contexto das transformações digitais do jornalismo, com especial enfoque para as aplicações, motivações, oportunidades, impactos éticos e profissionais e perspetivas futuras da inserção da IA generativa. A escassez de estudos portugueses centrados na visão dos profissionais, sobretudo no contexto televisivo, reforça a relevância deste contributo para o debate académico e profissional sobre a integração da IA. Com base numa metodologia qualitativa, que combinou a observação participante e entrevistas semiestruturadas a sete jornalistas do canal, o estudo procurou compreender se os jornalistas usam IA no seu dia a dia e as suas visões sobre o papel da IA no jornalismo. Os resultados apontam para um uso ainda embrionário da IA, limitado a tarefas mecânicas e operacionais, sendo a ferramenta Plain X a mais utilizada para legendagem, transcrição e tradução, uma vez que permite poupar tempo e aumentar a produtividade. Apesar do canal estar a testar novas ferramentas, os profissionais não receiam ser substituídos pelos sistemas de IA, mas alertam para a necessidade de garantir verificação humana em todos os processos que envolvem esta tecnologia. Identificam-se, ainda, assimetrias de literacia digital, ausência de formação e inexistência de um código de boas práticas.
- Design de prompts para geração de imagensPublication . Gonçalves, Dulcelina da Luz Gomes; Montargil, Filipe; Mamede, José Henrique Pereira S.A Inteligência Artificial Generativa (IAG), em particular os modelos de texto-imagem como o DALL-E tem assumido um papel central na criação visual contemporânea. Esta dissertação analisa o design de prompts enquanto prática de mediação entre utilizadores e sistemas de IAG, ao explorar como as escolhas linguísticas e estruturais influenciam a qualidade, coerência e adequação das imagens geradas. A investigação combina uma Revisão Sistemática da Literatura com um estudo empírico envolvendo vários participantes, que formularam prompts a partir de dois briefings distintos (um simples e outro detalhado). As entrevistas e produções foram analisadas por análise de conteúdo temática, apoiada por um codebook e verificação de fiabilidade intercodificador. Os resultados mostram que prompts mais detalhados tendem a gerar imagens semanticamente mais alinhadas, mas implicam maior risco de omissões; já prompts simples favorecem interpretações criativas, embora menos controladas. Conclui-se que o design de prompts constitui uma competência emergente no design e na comunicação, com contributos teóricos e práticos, ao destacar a importância da literacia crítica na utilização responsável da IAG.
- Documentário Vida de Tasca – a ficção enquanto ferramenta documentalPublication . Silva, José Francisco Freitas; Horta, ArlindoO presente trabalho propõe uma reflexão teórico-prática sobre o papel da ficção no cinema documental, a partir da realização do filme Vida de Tasca. O projeto explora a intersecção entre o real e o ficcional como forma de ampliar as possibilidades expressivas e interpretativas da representação imagética do real. Partindo de uma abordagem pessoal e enraizada no contexto comunitário do Pomar Dom João, na ilha da Madeira, o documentário utiliza a tasca como espaço de observação e convivência, revelando-a enquanto microcosmos social, cultural e afetivo.
- O entretenimento televisivo matinal e as suas figuras como objeto de estudo do jornalismo: O caso do Manhã CMPublication . Moreira, Soraia Correia Tavares; Neto, Pedro PereiraO seguinte relatório de estágio curricular tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no programa televisivo Manhã CM da CMTV, que decorreu entre os dias 13 de janeiro de 2025 e 13 de abril de 2025, através de uma análise sobre o que é apresentar um programa de televisão na categoria de infotainment, e ao mesmo tempo compreender como as hierarquias e dinâmicas internas podem influenciar o produto final que é apresentado ao público. A nível de metodologia, foi adotada uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, baseada num estudo de caso centrado no programa Manhã CM. A recolha de dados baseou-se na observação participante. Também se recorreu à análise documental, (através de alinhamentos, guiões e grelhas de produção) e à anotação sistemática de notas de campo. Os resultados demonstraram que o programa Manhã CM se realiza através de uma lógica híbrida, onde existe uma mistura entre informação, entretenimento e emoção. Os apresentadores assumem-se como mediadores, utilizando o seu humor e linguagem não verbal para conseguir criar proximidade e aumentar a sua credibilidade junto do público. Constatou-se que vários momentos em direto, que à primeira vista parecem ser espontâneos, são na verdade previamente planeados e organizados nos bastidores, e que ambas as hierarquias, formais e informais, afetam diretamente a condução das entrevistas, como, por exemplo, na escolha dos temas a serem debatidos. Deduziu-se que o Manhã CM é um caso paradigmático de infotainment em Portugal. As negociações que ocorrem nos bastidores e a performance dos seus apresentadores, são essenciais para a formação de narrativas envolventes, onde o espetáculo e o jornalismo fundem-se para alimentar a ligação emocional do público e a fidelização da audiência.
- O humor na publicidade e o impacto da sua mensagem na mente do consumidorPublication . Bragança, Ana Rita Pereira; Medeiros, CarlaO humor consolidou-se, nos últimos anos, como uma ferramenta de linguagem publicitária com um forte potencial para captar atenção dos consumidores, algo cada vez mais difícil, e diferenciar marcas num mercado muito saturado. O aumento da audácia criativa, do querer fazer mais e melhor, do quer fazer diferente e a evolução das estratégias em publicidade têm conduzido as marcas a considerar e até a explorar o riso como um elemento essencial numa campanha, sendo este capaz de gerar empatia, proximidade e memorização na mente do público-alvo. Em Portugal, não é exceção e, a conjugação entre o humor e as figuras mediáticas do país têm ganho centralidade nas campanhas publicitarias. É neste enquadramento que se escolheu analisar uma campanha da Worten, devido à sua recorrente aposta no humor, protagonizada por Ricardo Araújo Pereira, na pele do “Sr. Antunes”. Nesta campanha, há a demonstração real de que o humor e as personagens humorísticas conseguem transformar uma mensagem publicitaria em entretenimento memorável, aproximando a marca de diversos públicos sem abdicar da sua identidade visual. O problema central desta investigação reside na compreensão do tom de humor como linguagem publicitária, assim como o uso de personagens humorísticas, e o seu impacto na atenção e memorização da mensagem publicitária por parte dos consumidores. O estudo parte da premissa de que o humor não apenas capta a atenção, mas também potencializa a retenção da mensagem publicitária. A relevância desta investigação fundamenta-se na crescente adoção do humor na publicidade e nos valiosos insights que poderão emergir sobre o seu impacto emocional e cognitivo na audiência. A literatura existente sugere que o humor possui o potencial de estabelecer uma relação emocional com o consumidor, facilitando a retenção da mensagem que a marca pretende transmitir. Desta forma, a presente investigação pretende compreender em que medida o tom humorístico e o uso de personagens humorísticas influenciam a atenção e a memorização da mensagem publicitária. Como tal, recorreu-se a uma abordagem quantitativa, mediante um inquérito por questionário online (n = 406), com diferentes variáveis e questões abertas para recolha de perceções qualitativas. Por fim, importa mencionar que os resultados evidenciam uma elevada percentagem de inquiridos a recordar-se do slogan da Worten “Tudo e mais não sei o quê”, uma associação positiva entre humor, atenção e memorização e, existe uma atribuição de credibilidade e divertimento à personagem da campanha devido à pessoa em si que a interpreta e a sua pela notoriedade na sociedade, sendo este Ricardo Araújo Pereira. No entanto, também se identificam riscos, como, por exemplo o foco do público remeter-se somente para a personagem, e não para a mensagem publicitaria em si. Ainda assim, conclui-se que o humor, quando devidamente coerente com a identidade da marca, potencia uma excelente eficácia comunicativa nas campanhas publicitarias conseguindo captar a atenção do consumidor e reter a mensagem publicitária na mente do mesmo.
- Integração da realidade aumentada e da realidade virtual em projetos artísticosPublication . Loureiro, Patrícia Celorico Drago Cansado; Souto, Jorge Miguel; Regatão, José PedroEsta investigação explora a integração da Realidade Aumentada (RA) e da Realidade Virtual (RV) no ensino artístico, entendendo-as como extensões das linguagens do audiovisual e da multimédia, com o objetivo de enriquecer o processo de criação e a fruição das obras pelos estudantes. A questão central que orienta o estudo é: como podem a RA e a RV ser integradas em projetos artísticos de estudantes de forma a enriquecer a experiência de criação e a fruição das suas próprias peças artísticas? Foi adotada a abordagem de Prática como Pesquisa (PaR), combinando análise teórica, desenvolvimento de projetos criativos e recolha de dados através de observação direta, questionários estruturados e focus group. A investigação resultou na proposição de três modelos conceptuais originais: o Círculo de Presença Percetiva (CPP), o Continuum Expandido de Imersividade na Arte (CEA), e o Modelo Pedagógico Participativo e Imersivo (MPPI), que estrutura a prática artística em seis etapas, articulando processos manuais e digitais. Os resultados evidenciam que a RA e a RV, articuladas com técnicas manuais tradicionais e mediadas pelo MPPI, promovem autonomia, criatividade, colaboração e literacia digital, transformando o papel do estudante em participante ativo. A integração entre elementos físicos e recursos audiovisuais e multimédia permite que o trabalho final se caracterize como uma produção artística híbrida, na qual diferentes meios se complementam e funcionam de forma coordenada. O telemóvel revelou-se um mediador central, permitindo acessibilidade e interatividade. Esta investigação reforça a importância de integrar tecnologias imersivas como linguagens artísticas complementares no âmbito do audiovisual e do multimédia, expandindo os limites da expressão e da fruição estética na educação artística contemporânea, e preparando os estudantes para futuras experiências artísticas e multimédia.
- A literacia mediática dos alunos finalistas das licenciaturas de ciências da comunicação na perceção dos coordenadores de cursoPublication . Rodrigues, Patrícia Sofia Marques; Neto, Pedro PereiraO presente trabalho tem como objetivo identificar e compreender as competências desenvolvidas pelos alunos finalistas dos cursos de Ciências da Comunicação em Portugal. Para tal, foi adotada uma abordagem qualitativa, centrada na realização de entrevistas a coordenadores de cursos de ensino superior, enquanto atores privilegiados no conhecimento dos planos curriculares e da evolução das formações. Através da análise das suas perspetivas, procurei compreender de que forma os programas de estudo contribuem para a consolidação de um perfil de competências técnicas, críticas e práticas, bem como a preparação dos estudantes face às exigências do mercado de trabalho. A investigação reflete ainda sobre os desafios colocados pela sociedade digital, a necessidade de literacia mediática e o papel das instituições de ensino superior na adaptação às transformações do setor. As conclusões evidenciam o reconhecimento de progressos, mas também apontam fragilidades e oportunidades de melhoria, destacando a importância de um percurso formativo que articule, de forma equilibrada, teoria, prática e capacidade de reflexão crítica.
