Browsing by resource type "master thesis"
Now showing 1 - 10 of 7334
Results Per Page
Sort Options
- #1 adeus ao amorPublication . Ferreira, Diogo Miguel Ribeiro; Gonçalves, Maria Repas; Vasques, EugéniaEste Relatório de Projeto visa descrever o processo de trabalho que resultou no espetáculo #1 Adeus ao Amor. Este projeto nasceu da vontade de explorar alguns aspectos da manipulação vocal ao vivo, em particular a utilização de mecanismos de repetição (looping), tendo como principal objectivo a potencialização tanto da voz física do ator/cantor na construção musical e dramatúrgica, como do texto verbal e texto musical.
- 5G-NR radio planning for connected and autonomous vehicles servicesPublication . Teixeira, Grazielle Bonaldo; Serrador, António João NunesThe 5G network development is enabling many emerge technologies as connected and autonomous vehicles (CAV), promising a significant impact in the telecommunications industry in the future. In this thesis, was performed 5G radio planning by coverage and capacity, entirely when CAV applications are provided, requiring minimum and maximum user data rates according to different services categories from 5GMOBIX project. 5G air interface was explored joint to MIMO and modulation orders configurations, intending to analyse the different results in two diverse highways around Lisbon, for urban and rural propagation environments. Vehicles traffic model was simulated using real statistic numbers, aiming to compute more effective KPIs while the radio planning. The final number of sites calculated were compared regarding to each scenario simulated as well as the number of vehicles supported for each service category. The results showed that the cell ranges reached in DL were tens of kilometres, despite of some meters in UL for some network configurations. Also, the radio resources showed being enough when minimum user data rate is required, nevertheless when maximum user data rate is required, new cell and vehicle ranges recalculation were needed, reaching much higher number of sites due to the cell capacity limitation. The number of sites required in urban environment showed being the double when comparing to rural, due to the higher vehicles traffic.
- A assembleia de turma como espaço de vida democrática: um estudo no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Castro, Maria Anjos de Melo e; Tomás, CatarinaNo âmbito do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, o presente relatório descreve a experiência vivenciada na Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), realizada em duas escolas: uma privada, no 1.º ciclo do Ensino Básico (CEB) em Lisboa, e outra pública, no 2.º CEB, na Amadora. A primeira parte deste relatório analisa as práticas pedagógicas observadas nos dois contextos, com especial ênfase na organização curricular, na relação pedagógica e nos processos de avaliação. A segunda parte apresenta um estudo de caso sobre a assembleia de turma no 1.º CEB, investigando a sua implementação e o seu contributo para processos de cidadania democrática em contexto escolar. A abordagem qualitativa adotada neste estudo envolveu a observação e análise dos diários individuais de 19 crianças durante a Assembleia de Turma (AT), com o objetivo de analisar as suas representações e vivências sobre esse processo. A análise dos dados aponta para o reconhecimento por parte das crianças da importância da AT como um espaço propício para o diálogo e para a resolução colaborativa de questões do/no quotidiano escolar. O relatório é concluído com uma reflexão acerca do contributo da PES II para o meu desenvolvimento profissional, identificando os aspetos mais significativos e dimensões a melhorar na minha prática pedagógica futura.
- A autoconsciência e as estratégias de regulação emocional dos pais, ou cuidadores principais e as suas atitudes e reações perante comportamentos de stress dos filhosPublication . Rodrigues, Ana Magda Galvão; Almeida, TiagoA importância das emoções tem sido investigada ao longo do tempo. Em Portugal existem poucos estudos neste sentido. Queremos investigar se os pais têm consciência das suas emoções negativas, se as conseguem regular e se isso afeta a sua resposta aos comportamentos de stress dos filhos. Dividido em cinco partes, o estudo começa com uma revisão da literatura, abordando o conceito de emoção ao longo da história, destacando sua importância para o bem-estar individual. A seguir, discute-se o papel do bem-estar na saúde mental, enfatizando a influência das emoções em todas as dimensões do desenvolvimento humano. O estudo também explora a importância do desenvolvimento emocional na primeira infância, destacando a relação entre as emoções dos pais e o desenvolvimento emocional dos filhos. Criámos um formulário digital, que foi enviado e respondido por 155 indivíduos de Portugal continental e do arquipélago dos Açores. Neste formulário, colocámos três questionários pré-existentes ao estudo em questão (Ders 18, Atitudes Parentais e Reações Parentais). Após criada a base de dados, foi analisada com o software Jamovi, através da análise correlacional de fatores e análise descritiva das médias e desvios padrão. O estudo acrescenta às evidências anteriormente existentes, que a nossa população alvo apresentou respostas coincidentes com os pressupostos da Teoria Motivacional de Coping (Skinner et al., 2005) e que demonstrámos evidências sobre o estado de regulação emocional dos pais. Verificámos também a disponibilidade para lidar com os comportamentos de stress com os filhos.
- A compreensão da multiplicação de números racionais não negativos representados na forma de fração: uma investigação sobre a prática no 6.º ano do ensino básicoPublication . Ferreira, Joana Filipa Bernardo; Brunheira, LinaO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Inclui uma descrição e análise das práticas pedagógicas realizadas durante os estágios em 1.º e 2.º CEB, bem como uma investigação desenvolvida durante a prática pedagógica desenvolvida no 2.º CEB. A compreensão do domínio dos números racionais representados em forma de fração, bem como as operações associadas aos mesmos são de difícil compreensão por parte dos alunos. O presente estudo trata-se de uma investigação sobre a prática com foco na compreensão da multiplicação de números racionais não negativos representados na forma de fração por cinco alunos do 6.º ano de uma instituição de ensino público. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa cujos dados foram recolhidos, inicialmente, através de um teste diagnóstico incidente em operações de multiplicação e divisão com números naturais e racionais, representados na forma decimal, e posteriormente através de sete tarefas que mobilizavam uma compreensão evolutiva da multiplicação de frações. Foram ainda valorizadas as conversas informais com os alunos e notas de campo. As produções dos alunos foram analisadas através de categorias de análise definidas para as conceções e estratégias dos alunos. Verificou-se que a utilização de problemas contextualizados, que exigem a justificação da grandeza dos resultados, ajudou-os a compreender que multiplicar frações envolve calcular partes de uma parte. No entanto, alguns alunos ainda demonstraram dificuldade em se distanciar do algoritmo após aprendê-lo. Para superar essas barreiras conceituais, é essencial proporcionar oportunidades para explorar estratégias livremente e enfrentar problemas que estimulem o pensamento crítico, promovendo uma compreensão mais profunda da multiplicação de frações.
- A compreensão leitora na perturbação do espetro do autismo: estratégias de ensino e o seu impacto em alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básicoPublication . Rosendo, Anabela da Silva Ribeiro; Madureira, IsabelReconhecendo que a dificuldade na Compreensão Leitora (CL) constitui uma característica comum nos indivíduos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e que a literacia é basilar para a aprendizagem e integração social, consideramos pertinente desenvolver um estudo com os seguintes objetivos: caracterizar as práticas que os professores de várias áreas disciplinares implementam para promover a CL dos seus alunos de 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico com PEA; conhecer a perceção que os professores têm sobre o impacto das suas práticas no desenvolvimento da CL dos seus alunos com PEA; conhecer a perceção que os alunos com PEA têm sobre a influência das práticas promotoras da CL desenvolvidas pelos professores. Para os cumprir, realizamos um estudo de caso único, pertencente ao paradigma interpretativo, com características da metodologia qualitativa. Elegeram-se, como técnicas de recolha de dados, a pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas a professores e alunos, e a observação naturalista de algumas aulas. Concluímos que as dificuldades dos alunos com PEA de 2.º e 3.º Ciclos são diversas e complexas, de origem ambiental e comportamental. Para as ultrapassar, atentos, os docentes socorrem-se de uma panóplia de estratégias pedagógicas adaptadas, dentro do possível, às características destes alunos. Para isso, recorrem a múltiplos materiais, que procuram que sejam consonantes com as especificidades dos alunos para potenciar o seu sucesso. Todavia, apurou-se que, em termos gerais, estas práticas nem sempre são suficientes e bem-sucedidas, devido a vários fatores, dos quais se destacam a escassa formação especializada, e ambientes educativos pouco inclusivos, que afastam estes alunos do desenvolvimento da CL. Portanto, os resultados sublinham que o papel do docente é nuclear, mas apontam para a necessidade premente da capacitação dos docentes, o que lhes conferirá mais conhecimentos e segurança, e, sobretudo, mais sucesso no desenvolvimento da CL dos seus alunos com PEA.
- A criança e o jogo simbólico: a representação do mundo do imaginárioPublication . Costa, Ana Filipa Almeida; Dias, JoanaO presente relatório tem como finalidade apresentar de modo reflexivo todo o percurso realizado no decorrer da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), concretizada em contexto de Jardim de Infância (JI) situado na Área Metropolitana de Lisboa. Neste sentido, são apresentados diversos tópicos que refletem todo o processo de intervenção, com um grupo de vinte crianças com três anos de idade, aquando da realização da investigação. Inicialmente é concretizada a caracterização do contexto, sendo este o ponto de partida para a definição das intenções para a ação educativa. Seguidamente, procedeu-se à reflexão e avaliação dessas intenções e de todo o processo de intervenção. Finalmente, surge o tópico referente à investigação desenvolvida no presente contexto de intervenção, cuja problemática é – A criança e o jogo simbólico: a representação do mundo do imaginário. A investigação insere-se numa perspetiva de metodologia de estudo de caso de natureza qualitativa, cujo tema é definido a partir das observações efetuadas no decorrer da prática, nas quais foi possível verificar o envolvimento e entusiasmo das crianças ao se envolverem em situações de Jogo Simbólico. Através da revisão literária e da consequente análise das evidências registadas e da entrevista realizada à educadora cooperante é possível compreender que a prática do Jogo Simbólico tem verdadeiramente impacto no desenvolvimento holístico das crianças e permite que estas aprendam em conjunto e potenciem a descoberta do mundo entre si. Além disso, foi possível concluir que o adulto pode ampliar as experiências e descobertas da criança no decorrer deste momento, mas devendo manter uma postura maioritariamente observadora, respeitando o que é delineado pela criança. Por último, é apresentada a construção da profissionalidade docente, que conta com uma reflexão sobre os valores que estiveram na base da ação pedagógica em contexto de PPS e que contribuem para a construção da minha identidade enquanto futura profissional.
- À descoberta da articulação de conteúdos numa sala de jardim de infânciaPublication . Agostinho, Inês Valentão Mendes; Pereira, MónicaDe acordo com Silva (2016), “o desenvolvimento da criança processe-se como um todo, em que as dimensões cognitivas, sociais, culturais, físicas e emocionais se interligam e atuam em conjunto. Também a sua aprendizagem se realiza de forma própria, assumindo uma configuração holística” (p.10). Foi a partir desta premissa que o meu olhar enquanto observador se redirecionou para a articulação de conteúdos. Após vários momentos de observação que me possibilitaram verificar as estratégias utlizadas, optei também por focalizar esta investigação no trabalho conjunto dos docentes como promotor da articulação de conteúdos. E deste modo, surgiu o tema da investigação. Desta forma, o presente relatório sucede a Prática Profissional Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Neste documento é apresentado todo o trabalho desenvolvido durante o estágio, bem como o desenvolvimento da investigação supramencionada. A investigação apresentada é um estudo de caso que emerge de um processo de observação, registo e reflexão do contexto socioeducativo onde foi desenvolvida toda a prática. Esta investigação teve como objeto principal identificar e conhecer estratégias que promovem a construção articulada do saber, sendo que foram analisadas as estratégias utlizadas por três docentes. Para além disso, esta investigação tem ainda como objetivo compreender a importância da cooperação entre os adultos intervenientes. A análise feita acerca dos dados recolhidos possibilita-me afirmar que de facto esta investigação comprovou a existência da articulação de conteúdos numa sala de jardim de infância, na medida em que se verificou que os diferentes docentes utilizam diferentes estratégias que possibilitam a existência da mesma. Verificou-se ainda que o trabalho em equipa é fundamental para que exista articulação de conteúdos, uma vez que as diferentes experiências dos três profissionais unifica-se e emergem diferentes possibilidades de propostas. Este é assim um relatório que espelha todo um trabalho baseado na observação, no registo e reflexão e que demonstra de que forma isso pode influenciar a construção da profissionalidade enquanto futura educadora de infância.
- À descoberta da escrita em idade pré-escolarPublication . Dias, Adriana Sofia Pinto; Rosa, ManuelaA aprendizagem da linguagem escrita começa muito antes da entrada no 1º ciclo do ensino básico e trata-se de uma aprendizagem não formal. O presente estudo pretende contribuir para o desenvolvimento de estratégias que deem resposta a esta problemática, através de um conjunto de estratégias que enriquecem os ambientes educativos ao nível de materiais de escrita e de práticas promotoras do desenvolvimento de aprendizagens relacionadas com a funcionalidade e convenções da linguagem escrita e do prazer e motivação para ler e escrever. Numa primeira fase, avaliou-se o ambiente educativo no que refere à existência e qualidade de materiais de escrita e de escritos, bem como às necessidades do grupo em relação a esta problemática. Numa segunda fase, foram implementadas diversas estratégias em que as suas dinâmicas centraram- se na compreensão da funcionalidade e nas convenções da escrita e no aumento do prazer e motivação para ler e escrever. Após esta intervenção, os resultados revelam um aumento de aprendizagens por parte das crianças do grupo relativamente à linguagem escrita. O estudo realizado indica que a organização de um ambiente educativo rico em materiais de escrita e de escritos potencia as aprendizagens do grupo. Para além disso, também as estratégias implementadas como resposta às necessidades do grupo no que diz respeito à compreensão da funcionalidade e nas convenções da escrita, elevaram as competências das crianças o que se traduziu num aumento significativo do prazer e motivação para ler e escrever.
- A diversidade de brincadeiras com peças soltas: explorando possibilidades do brincar em jardim de infânciaPublication . Figueiredo, Carolina Sofia da Cruz; Rodrigues, Carina Miguel Figueiredo da Cruz RosaO presente relatório de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação de Lisboa, descreve, de forma sistemática, fundamentada e reflexiva, a intervenção e investigação desenvolvidas, ao longo de 15 semanas, numa sala de Jardim de Infância, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Numa primeira parte, oferece-se uma caracterização detalhada do contexto educativo, abrangendo o meio envolvente, o contexto socioeducativo, a equipa e o ambiente educativos da sala, o grupo de crianças e as suas famílias, refletindo, seguidamente, sobre as intenções definidas para a ação educativa, bem como sobre o processo de intervenção vivenciado. A segunda parte do relatório apresenta a investigação realizada com vista à compreensão dos diferentes tipos de brincadeiras passíveis de surgirem a partir do uso de peças soltas, mediante os seguintes objetivos: (i) Analisar a diversidade de tipos de brincadeiras que as crianças desenvolvem ao brincar com peças soltas; (ii) Identificar diferenças nos formatos e nas dinâmicas de brincadeiras com peças soltas em função do espaço (interior e exterior), do tipo de interação (individual e coletiva) e da idade das crianças; (iii) Explorar as características específicas dos materiais das peças soltas que influenciam as brincadeiras com as mesmas; (iv) Compreender de que forma a equipa educativa pode otimizar a exploração de peças soltas através da ação lúdica da criança. Apoiada num estudo de caso, a metodologia, de natureza mista, incluiu procedimentos variados de recolha de dados, tais como a observação direta participante (e respetivas notas de campo) e a aplicação de inquéritos por entrevista. A análise dos resultados, por sua vez efetuada a partir da análise de conteúdo e/ou quantitativa dos mesmos, foi complementada pela interpretação triangulada das respostas obtidas às entrevistas com as observações realizadas e a literatura revisitada, de modo a garantir a validade e uma maior confiabilidade dos dados. Os resultados obtidos indicam que o contexto educativo em causa atribui uma significativa importância à utilização de peças soltas. Observa-se que a forma de brincadeira mais predominante entre as crianças é o 6 brincar construtivo, sendo a madeira e a cortiça os materiais mais frequentemente usados, e que a maioria das brincadeiras teve lugar em contexto coletivo. O relatório encerra com uma reflexão sobre a construção da profissionalidade docente, enfatizando o trabalho colaborativo/cooperativo em equipa e a adaptação das práticas educativas aos interesses e necessidades das crianças. As considerações finais consolidam as aprendizagens e competências adquiridas para uma prática educativa fundamentada e adequada.
