Browsing by Issue Date, starting with "2021-02"
Now showing 1 - 10 of 93
Results Per Page
Sort Options
- O trabalho temporário - análise da situação em Portugal entre 2010 e 2017Publication . Roothans, Paul Johannes Leonardus; Sotomayor, Ana MariaA presente dissertação pretende estudar o mercado de trabalho temporário em Portugal. Atualmente assiste-se a muitas mudanças socioeconómicas com fortes implicações no funcionamento do mercado como, por exemplo, processos de inovação tecnológica, alterações nos processos produtivos, mudanças das estruturas organizacionais e nos postos de trabalho, uma vez que vivemos numa sociedade onde cada vez mais se procura a flexibilidade. Deste modo, as empresas têm passado por várias transformações, tendo vindo a alterar o seu modo de funcionamento relativamente as novas formas de contratação de trabalhadores e com estas alterações têm obrigado os cidadãos a adaptar-se a uma nova realidade também muito por culpa da forte crise económico-financeira que houve. Esta dissertação tem como objetivo compreender o fenómeno do trabalho temporário e de que forma se relaciona com as transformações que têm ocorrido no mercado de trabalho e analisar o crescimento do trabalho temporário em Portugal. Para tal obtiveram-se dados acerca do trabalho temporário entre os anos de 2010 a 2017. Com esta análise pretende-se transmitir e proporcionar um maior entendimento acerca do tema, contribuir para uma melhor compreensão do que é o trabalho temporário, de que forma o trabalho temporário contribui para a estratégia das empresas, quais as vantagens e desvantagens que um trabalhador em regime de trabalho temporário tem e analisar a evolução do trabalho temporário em Portugal no período referido anteriormente. O estudo permite compreender que um dos fatores de crescimento do trabalho temporário é a flexibilidade que apresenta, pelo que pode ser a solução para as empresas suprimirem as suas carências temporárias de recursos humanos. O trabalho temporário também apresenta vantagens para os trabalhadores (temporários), pois é uma oportunidade para muitos jovens e jovens licenciados entrarem no mercado de trabalho. Para os trabalhadores temporários o trabalho temporário é também uma possibilidade de conhecer diferentes tipos de trabalho adquirindo mais experiências e competências para o futuro.
- Quedas nos indivíduos após acidente vascular cerebral: estaremos a utilizar os melhores instrumentos para avaliar o risco?Publication . Correia, Anabela; Pimenta, Carla; Alves, Marta; Virella, DanielIntrodução: As quedas são muito comuns após acidente vascular cerebral (AVC). A identificação e a caracterização do risco de queda permitem adaptar a reabilitação e propor medidas adaptadas a cada indivíduo, a fim de minimizar o risco e diminuir a ocorrência efetiva das quedas. Objetivos: Avaliar o risco de queda após AVC em indivíduos residentes na comunidade e explorar alguns dos fatores que influenciam esse risco. Metodologia: Estudo transversal com estudo de caso-controle, em indivíduos com marcha autónoma, referenciados para fisioterapia ambulatória com tempo de instalação do AVC inferior a 12 meses. Foi estudada uma amostra consecutiva de indivíduos referenciados durante 5 anos. Aplicou-se a Motor Assessment Scale (MAS), a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) e o Timed Up and Go Test (TUG). Foram considerados como identificando risco de queda os valores de EEB≤45 e/ou TUG>14. Os episódios de queda ocorridos após o AVC foram inquiridos e registados. Foi avaliada a capacidade de discriminação da estimativa e exploraram-se modelos explicativos por regressão logística multivariável. Resultados: Foram estudados 167 indivíduos entre 21 e 87 anos (mediana 66), 69 mulheres (41,3%); em 133 (79,6%) o AVC tinha ocorrido há menos de 6 meses. Foi identificado risco de queda em 139 (83,2% [IC95% 76,84 - 88,14]) e 78 relataram episódios efetivos de queda (46,7% [IC95% 39,30-54,26]). A capacidade de discriminação da estimativa pela EEB≤45 e/ou TUG>14 foi de 55% (IC95% 47,5-62,4). Não se identificou um modelo preditivo dos indivíduos que referiram quedas. O modelo multivariável para a estimativa do risco para quedas identificou o género feminino e ser mais velho como promotores do risco e uma melhor capacidade funcional (avaliada pela MAS) como protectora. A MAS, por si só, discriminou os indivíduos que referiram quedas com AUC 0,69 (IC 95% 0,60-0,77). Conclusões: O risco de quedas após AVC é muito elevado, especialmente nos idosos e nas mulheres, e está associado a menor capacidade funcional. Os instrumentos habituais utilizados na estimativa de risco têm baixa capacidade de discriminação dos indivíduos com queda efetiva. Novas ferramentas de avaliação do risco com melhor desempenho são necessárias para identificar o risco de queda após AVC, permitindo intervenções eficazes de prevenção, tanto a nível individual quanto ambiental.
- Efeitos fiscais do aumento da retribuição mínima garantidaPublication . Ribeiro, Ricardo; Silva, AmândioA presente dissertação inicia-se com uma análise à dicotomia de impostos diretos e indiretos, bem como os seus princípios, passando por uma verificação de como é que os governos, pela utilização da política fiscal, podem impulsionar o salário mínimo nacional, sem que para isso sejam postos em causa milhares de postos de trabalho, que acabariam por custar milhões de euros ao orçamento anual do Estado. A partir da análise do salário mínimo nacional, o seu posicionamento ao nível europeu e dos seus sucessivos aumentos desde 2015, propusemo-nos a estudar as consequências que esses aumentos possam provocar a nível orçamental, bem como o impacto provocado em tempos de recessão económica, como a de 2011 e a atual. É possível a Retribuição Mínima Mensal Garantida ser aumentada, sem que isso implique um acréscimo de custos para a entidade empregadora? Que mecanismos tem o Estado ao seu dispor e quanto é que isso lhe custaria? São algumas das perguntas que pretendemos responder ao longo desta dissertação.
- As sociedades portuguesas, com a designação comercial de sociedades anónimas, manipulam a informação financeira?Publication . Sá, Pedro Gonçalo Ferreira de; Carvalho, Joaquim Paulo deO presente estudo baseou-se numa metodologia, designada por M-Score, que permite identificar as empresas que manipulam o relato financeiro, mais especificamente as que se encontram mais propensas a manipular os resultados, das que não manipulam. O modelo M-score foi aplicado a um total de 9.787 empresas, mais concretamente, sociedade anónimas, no período estabelecido de 2013 a 2018. Conclui-se que 7% e 14% das sociedades anónimas manipulam os seus resultados através da aplicação do modelo M-score de 5 e de 8 variáveis, respetivamente. Comprovou-se ainda que M-Score de Beneish (1999) apresenta uma grande taxa de assertividade, quando comparado com relatórios de auditoria. No entanto, o modelo apresenta baixos indicadores de sensibilidade. Para averiguar a sensibilidade do modelo, gerou-se uma simulação de cenários no qual o valor do cut-off do modelo foi alterado para três cenários diferentes. Através dessa simulação de cenários constatou-se que provavelmente o valor de cut-off não se encontra otimizado para o relato financeiro português.
- 5G-NR radio planning for connected and autonomous vehicles servicesPublication . Teixeira, Grazielle Bonaldo; Serrador, António João NunesThe 5G network development is enabling many emerge technologies as connected and autonomous vehicles (CAV), promising a significant impact in the telecommunications industry in the future. In this thesis, was performed 5G radio planning by coverage and capacity, entirely when CAV applications are provided, requiring minimum and maximum user data rates according to different services categories from 5GMOBIX project. 5G air interface was explored joint to MIMO and modulation orders configurations, intending to analyse the different results in two diverse highways around Lisbon, for urban and rural propagation environments. Vehicles traffic model was simulated using real statistic numbers, aiming to compute more effective KPIs while the radio planning. The final number of sites calculated were compared regarding to each scenario simulated as well as the number of vehicles supported for each service category. The results showed that the cell ranges reached in DL were tens of kilometres, despite of some meters in UL for some network configurations. Also, the radio resources showed being enough when minimum user data rate is required, nevertheless when maximum user data rate is required, new cell and vehicle ranges recalculation were needed, reaching much higher number of sites due to the cell capacity limitation. The number of sites required in urban environment showed being the double when comparing to rural, due to the higher vehicles traffic.
- Porquê o factoring e o confirming como crédito de curto prazo?Publication . Galvão, Diogo Filipe Cláudio Casanova; Filipe, Maria CelesteO crédito de curto prazo é absolutamente fundamental para a sobrevivência das empresas portuguesas, pois permite que estas façam face às suas necessidades de tesouraria, fundamentais na gestão do ciclo operacional das mesmas, em especial quando o prazo médio de recebimentos médio no país é elevado. Esta necessidade resulta em produtos de financiamento de curto prazo cada vez mais focados na eficiência e na facilidade de acesso, não descurando a análise do risco, traduzindo-se num aumento nos últimos anos do peso dos créditos tomados em contratos de factoring na economia. Além de resolverem problemas de tesouraria, o factoring e confirming apresentam vantagens quando comparados com outros instrumentos de financiamento de curto prazo. O factoring permite a otimização de custos e recursos, com a transferência de tarefas administrativas relacionadas com as funções de comunicação e de cobrança para cargo do banco com a cessão dos créditos. Permite ainda às empresas ter mais segurança no seu negócio graças à diminuição de créditos incobráveis e cobertura sobre o risco de insolvência. Já o confirming destaca-se pela rapidez e facilidade de acesso, além de expandir os prazos de pagamentos aos fornecedores. Da realização do estágio retira-se a observação desta realidade, através do grande fluxo de novas propostas diárias de contratos de factoring e de confirming, e do foco no objetivo de cumprimento dos prazos estabelecidos.
- BetterBalance: exercícios oculomotores e de estabilização do olhar na redução do risco de queda após acidente vascular cerebralPublication . Pimenta, Carla; Correia, Anabela; Alves, Marta; Virella, DanielIntrodução: As alterações de equilíbrio que frequentemente ocorrem após acidente vascular cerebral (AVC) estão associadas a uma diminuição do potencial de recuperação, a episódios de quedas e a limitações na funcionalidade. Objetivos: Avaliar a eficácia de um programa domiciliário de exercícios oculomotores e de estabilização do olhar na diminuição do risco de queda após AVC. Metodologia: Ensaio clínico aleatorizado, controlado e sem ocultação realizado entre julho de 2014 e maio de 2019. A amostra foi constituída por pacientes com idade superior a 60 anos, com tempo de instalação do AVC entre 3 e 15 meses, referenciados para fisioterapia em regime ambulatório, com teste de Romberg positivo e capacidade de realizar marcha autónoma. Os participantes foram alocados no programa habitual de reabilitação (grupo observacional - GO) ou no atual programa de reabilitação com uma intervenção suplementar com ensino de um programa domiciliário de exercícios oculomotores e de estabilização do olhar (grupo intervenção - GI) por três semanas. A ausência de quedas foi considerada como critério de sucesso principal da intervenção e a diminuição do risco estimado de queda (avaliado pela Escala de Equilíbrio de Berg e pelo Timed Up and Go Test) foi considerada como critério de sucesso secundário. Os dados foram analisados per protocol. O risco relativo (RR) foi estimado com intervalo de confiança de 95%. O contributo da intervenção para o modelo explicativo de diminuição do risco de quedas foi avaliado por regressão logística multivariável. Resultados: Dos 79 pacientes recrutados, 68 completaram o protocolo (GO 35; GI 33), a mediana de idade foi de 73 (60-87) anos (min-max), e 22 eram mulheres (32.4%). No GO foram registadas quedas em 4/35 participantes nas três semanas de intervenção; no GI não se registou nenhuma queda; apesar desta diferença não ser estatisticamente significativa, é reveladora de tendência (teste exato de Fisher unilateral, p=0.064). O critério de sucesso secundário foi observado em 11/35 participantes no GO e em 28/33 no GI (RR 0.37; IC95% 0.22 - 0.62; p<0.001). Conclusões: Os exercícios oculomotores e de estabilização do olhar mostraram ser uma abordagem promissora como complemento à intervenção da fisioterapia na diminuição do risco de queda após AVC quando existem alterações de equilíbrio. Deste modo podem ser incorporados em qualquer programa de reabilitação com ganhos significativos na melhoria do equilíbrio e mobilidade.
- Work contexts and pharmaceuticalization: theoretical and empirical challengesPublication . Tavares, David; Lopes, Noémia; Egreja, CatarinaBased on empirical information obtained through an ongoing research project funded by the Portuguese national funding agency for science, research, and technology and in the (scarce) sociological literature on the subject, this communication proposes revisiting the dissemination of pharmaceuticalization. This will be achieved through a reflection on the theoretical and empirical challenges that arise from analysis and research on the relationship between organizational and professional transformations that have been verified in work contexts with implications on changes in the nature of work and the use of medicines, food supplements or others natural products by professionals to enhance their physical, intellectual and social performance (here designated as performance consumptions), within their workplace. This approach focuses on the analysis of the performance consumptions on the transformations of the professional work contexts, in different dimensions, such as the organization of work, technologization of the work process, standardization of professional tasks, the unpredictability of occurrences and work situations, new practices and routines, polyvalence and multifunction/multicompetence, extension and irregularity of schedules, an increase of workload together with the reduction of deadlines for completing tasks, new forms of relationship with the public. We propose to analyze how these changes, concerning the various aspects of the nature of work and the contextual conditions in which it is developed, marked by increasing pressure on work performance with consequent heightened demands on physical and/or cognitive/mental performance, lead to changes in strategies to manage performance. In particular, in the social practices and dispositions of adherence or resistance to the different types of natural and pharmaceutical resources, mobilized for the work performance expressed, for example, in memory enhancement, sleep management, weight loss, bodybuilding, combat physical and mental fatigue, anxiety control and ability to concentrate. The empirical support for this approach concerns three professional groups associated with contexts of high pressure for performance.
- Drinking green tea: despite the risks due to mycotoxins, is it possible to increase the associated health benefits?Publication . Assunção, Ricardo; Twarużek, Magdalena; Kosicki, Robert; Viegas, Carla; Viegas, SusanaTea has been consumed for thousands of years. Despite the different varieties, particular emphasis has been placed on green tea (GT), considering the associated health benefits following its regular consumption, some of which are due to its polyphenol constituents, such as epigallocatechin-3-gallate (EGCG). Tea is not prone to the growth of microorganisms, except fungus, when proper storage, handling, and packing conditions are compromised. Consequently, mycotoxins, secondary metabolites of fungi, could contaminate tea samples, affecting human health. In the present study, we aimed to assess the balance between risks (due to mycotoxins and high levels of EGCG) and benefits (due to moderate intake of EGCG) associated with the consumption of GT. For this, 20 GT samples (10 in bulk and 10 in bags) available in different markets in Lisbon were analyzed through a LC-MS/MS method, evaluating 38 different mycotoxins. Six samples revealed detectable values of the considered toxins. Current levels of mycotoxins and EGCG intake were not associated with health concerns. Scenarios considering an increasing consumption of GT in Portugal showed that drinking up to seven cups of GT per day should maximize the associated health benefits. The present study contributes to the future establishment of GT consumption recommendations in Portugal.
- Recent advances on BioPM sampling techniques and characterizationPublication . Viegas, CarlaThere is scientific evidence that associates occupational exposure to bioaerosols (bacteria and fungi) in the waste industry with health outcomes. Among fungi, Aspergillus is the most prevalent genera in waste-sorting, incineration, and composting. This study highlights the need for thorough exposure assessment in the waste-sorting industry. High-throughput sequencing can be used, in parallel with other molecular tools and culture based-methods, for a deeper understanding of the exposure data. The broad spectrum of microbial contamination detected in this study demonstrates that adequate monitoring of bioaerosol exposure is necessary to evaluate and minimize health risks.